Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

26/09/2013
Por que os gordinhos roncam mais?

O sono é uma nova especialidade médica, com mais de oitenta distúrbios catalogados. No Brasil, ainda é novidade a residência de um ano oferecida a pneumologistas, otorrinolaringologistas, neurologistas e psiquiatras. Na opinião do médico Geraldo Lorenzi Filho, que coordena o Núcleo Interdisciplinar da Ciência do Sono, em São Paulo, alguns distúrbios do sono, incluindo o ronco e a apneia do sono leve a moderada, podem ser controlados com o auxílio de um cirurgião-dentista.



“É importante que o cirurgião-dentista saiba interpretar uma polissonografia, bem como as principais manifestações da apneia do sono. Além do ronco comum e do bruxismo, também a apneia obstrutiva do sono (AOS) – que é caracterizada por obstruções recorrentes da faringe enquanto a pessoa dorme – pode ser devidamente identificada e prevenida, evitando seus desdobramentos: não só o ronco alto e constrangedor, como também o sono fragmentado e a sonolência diurna. Trata-se de um problema extremamente comum. Hoje sabemos que um terço da população adulta sofre de apneia”, diz Lorenzi.

Além de antissocial, o ronco é considerado um indicador importante de que a apneia pode estar presente. Alguns fatores predispõem as pessoas a roncar durante a noite: sobrepeso ou obesidade, idade avançada, consumo de álcool ou remédios para dormir, hipertrofia das amígdalas, desvio de septo nasal e sedentarismo, entre outros. De acordo com o especialista, a apneia é muito comum porque a espécie humana tem maxila e mandíbula pequenas em relação à maioria dos mamíferos. “Quando dormimos, a musculatura relaxa e pode ocorrer a obstrução da garganta. Nos casos de apneia do sono leve a moderada, o cirurgião-dentista pode atuar de forma importante através da orientação do uso de placas de avanço mandibular durante a noite, resolvendo o problema na maioria dos casos”.


Sono X Emagrecimento

Muitos indivíduos que sofrem com o problema do ronco não sabem que uma das causas desse distúrbio é o ganho de peso ou o sobrepeso. “Porém, ao recomendar para as pessoas perderem peso para que não ronquem mais, é preciso levar em consideração um detalhe importante: a disposição para exercícios físicos em roncadores é reduzida, já que o ronco causa cansaço, sonolência e indisposição durante o dia”, diz Dr. Eduardo Rollo Duarte, dentista especialista em Odontologia do Sono, professor e Doutor pela Universidade de São Paulo.

Para se perder peso só existe uma fórmula – o controle alimentar associado a exercícios físicos regulares. Mas os pacientes que roncam acordam cansados e indispostos para iniciarem um programa de exercícios, mesmo que seja uma simples caminhada. “Trata-se de um círculo vicioso.”, explica Dr. Eduardo. “O paciente ronca, tenta se tratar e se vê diante da necessidade de perder peso. Não tem disposição, e então acaba nem emagrecendo, nem tratando o ronco”.

A solução encontrada pelo especialista é partir para o tratamento do ronco e estimular o paciente a perder peso após a solução do problema. “Uma vez solucionado o ronco, o indivíduo passa a dormir bem, com sono reparador, e portanto, estará disposto a iniciar atividades físicas regulares”, diz Dr. Eduardo.

Mesmo quem não está acima do peso, mas leva uma vida sedentária, o ronco pode atrapalhar as atividades físicas. “Todo mundo precisa incorporar o exercício em sua rotina, e tratar os distúrbios do sono é um excelente começo”, finaliza o dentista.




Veja mais sobre SAÚDE BUCAL em:

1) Saúde Bucal com Dr. Luiz Felipe Scabar

2) Odontologia Holística com Dr. Rodrigo Venticinque





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas