Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

18/09/2013
Abdominais Eficazes, Não-Tradicionais

Adeus aos abdominais tradicionais

Novo treinamento consegue exercitar os músculos da região do tronco de maneira mais eficiente e segura

Imunes aos modismos de cada temporada, os abdominais tradicionais sempre foram considerados os exercícios mais eficazes para definir a musculatura da região do tronco. 

Uma nova modalidade vem ganhando espaço entre professores e personal trainers, na luta pela tão sonhada "barriguinha tanquinho". Trata-se do core training, um método mais eficaz e seguro do que a tradicional flexão da coluna, e que foi apontado pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte como uma das principais tendências no universo do fitness em 2013.

Ao contrário das atividades normalmente realizadas, o método tem o objetivo de estabilizar músculos que não conseguimos ver. A região do core compõe o centro de gravidade do corpo, onde todos os movimentos são iniciados e é responsável por desenvolver potência, manter o equilíbrio e aprimorar a coordenação.

Novo conceito de treinamento abdominal

A maneira mais comum de exercitar a parede abdominal, seja no solo ou com uso de equipamentos, é por meio de flexões da coluna. No entanto, Eduardo Netto explica que dificilmente o músculo abdominal é utilizado dessa forma em atividades esportivas ou no dia a dia. "A grande função dessa zona do corpo é estabilizar a coluna e não atuar como flexora, como é comumente nos depararmos nas academias".

Alguns pesquisadores (1;2) apontam essas flexões do tronco como grande potencializadoras de lesões na coluna. "Pode-se afirmar que a coluna vertebral não foi feita para ser flexionada várias vezes seguidas. As vértebras têm ´vida útil´ e é preciso poupá-las para as atividades básicas do cotidiano", diz.

Core Training

O treinamento do core tem sido utilizado em programas de condicionamento físico e reabilitação. Acredita-se que para melhorar o desempenho atlético e diminuir o risco de lesões, essa técnica seja de vital importância.

Vejas as vantagens de um programa baseado no core training:

- Melhoria do equilíbrio muscular;

- Diminuição dos índices de lesões articulares e musculares;

- Melhoria da consciência e controle postural na realização de movimentos específicos;

- Melhoria do equilíbrio estático e dinâmico;

- Minimizaçao da perda de energia, proporcionando maior eficiência motora.

Ainda que os estudos científicos não demonstrem quaisquer ligações para a evolução de desempenho, o core training está se tornando comum para todos os níveis de atletas e praticantes de atividades físicas.

1- Callaghan JP and McGill SM. Intervertebral disc herniation: Studies on a porcine model exposed to highly repetitive flexion/ extension motion with compressive force. Clin Biomech. 16: 28–37, 2001.

 2- Snook SH, Webster BS, McGorry RW, Fogleman MT, and McCann KB. The reduction of chronic nonspecific low back pain through the control of early morning lumbar flexion. Spine 23: 2601–2607, 1998. 

 

Sigam estes 7 exercícios e arrasem no abdômen!

1) Abdominal supra, no banco declinado

- este exercício deve ser feito em 3 ângulos, conforme mostrado abaixo

Como fazer? 3 séries de 30 segundos em cada posição (variação de ângulos)

Desça em cada posição, mantenha por 30 segundos e retorne a posição inicial. Repita por 3x. Importante: solte ao ar, conforme for voltando à posição inicial!

Posição 01

Posição 02

Posição 03

2) Abdominal Infra (parte inferior)

Como fazer? 3 séries de 30 segundos em cada posição (variação de ângulos)

Desça em cada posição, mantenha por 10 segundos e retorne a posição inicial. Repita por 3x. Importante: solte ao ar, conforme for voltando à posição inicial!

Posição 01

Posição 02

Posição 03

Quer dificultar? (nível avançado) Tire o apoio dos cotovelos e apoie-se na parte superior do aparelho, prendendo apenas as mãos! Mantenha-se por 10 segundos em cada posição. Repita 3x.

Posição 01   

Posição 02

Posição 3

3) Dorsal com Hiperextensão do Oblíquo

Como fazer? Desça nas posições 01, 02 e 03, mantenha por 20 segundos e retorne a posição inicial. Repita por 3x. Importante: solte ao ar, conforme for voltando à posição inicial! Não esqueça de prender os pés a fim de dar sustentação ao movimento.

Posição 01
Posição 02
Posição 03
 

Quer dificultar? (nível avançado) Pode-se colocar uma anilha acima da cabeça ou próxima do tronco, conforme ilustrado nas fotos abaixo:

Com a anilha acima da cabeça Com a anilha junto ao tronco

4) Abdominal com Bozu ou Bola

Como fazer? Desça nas posições 01, 02 e 03, mantenha por 10 segundos e retorne a posição inicial. Repita por 3x. Importante: solte ao ar, conforme for voltando à posição inicial! Não esqueça de prender os pés a fim de dar sustentação ao movimento.

Posição 01
Posição 02
Posição 03

Quer dificultar? (nível avançado) Pode-se fazer com as mãos nos ombros ou com as mãos acima da cabeça. Vide fotos abaixo:

Mãos nos ombros Mãos acima da cabeça

5) Abdominal com Rodinha

Como fazer? Role a rodinha à frente, pare, segure por 10 segundos e volte à posição inicial. Repita por 3x. Importante: solte ao ar, conforme for voltando à posição inicial!

Posição 01
Posição 02
Posição 03

6) Ponte Lateral (estático)

Como fazer? Fique por 30 segundos na posição. Repita por 3x. Importante: não faça apneia (segurar a respiração) e solte ao ar, conforme for voltando à posição inicial!

7) Abdominal Infra no Banco Declinado (nível avançado)

Como fazer? Fique por 10 segundos em cada posição. Repita por 3x. Importante: não faça apneia (segurar a respiração) e solte ao ar, conforme for voltando à posição inicial!

Posição 01

Posição 02

Posição 03

Sugestões de Alongamentos para serem feitos no Início e ao Final da série

Mantenha-se por 15 segundos em cada posição, sem ficar se movimentando. Movimentos estáticos.

Posição 01 Posição 02
   
Posição 03  Posição 04

Fotos:  Babi Simões

Professor-modelo:  Allambergue Nascimento Tavares

Fotos tiradas na Bodytech - Shopping Eldorado

 www.bodytech.com

Telefone: (11)2197-7333






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas