Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

12/02/2007
Carboidratos e exercício?

Atualmente, exercício físico é a base de qualquer programa de prevenção de doenças, de manutenção da saúde e da melhora do bem- estar físico. Os carboidratos são as principais fontes de energia para a maior parte das atividades físicas. O fornecimento inadequado de carboidratos para o organismo prejudica o desempenho, pois o corpo depende deste componente para gerar energia se causar muita fadiga ao mesmo.

A ingestão de carboidratos durante o exercício aumenta a disponibilidade de glicose no sangue e mantém a capacidade do organismo em utilizá-la como fonte de energia durante os exercícios. A captação da glicose pelos músculos aumenta quando os carboidratos são ingeridos durante os exercícios, e a degradação do gligogênio hepático para fornecer glicose para o sangue fica diminuída, como consequência, o organismo economiza glicogênio hepático para o final da atividade física. A utilização do glicogênio muscular, como fonte de energia, geralmente não é alterado pela sua ingestão durante os exercícios.
Entretanto, em corridas de longa distância, a utilização do glicogênio muscular pode diminuir devido ao maior fornecimento de glicose de glicose pelo sangue. Este fato ocorre quando os carboidratos são consumidos durante a atividade. Esta resposta metabólica consiste a base de efeitos benéficos que ocorrem quando os carboidratos são ingeridos durante a prática de exercícios.

Existem pequenas diferenças entre os efeitos metabólicos da glicose, sacarose e maltodextrina, pois todos tem a capacidade de melhorar o
desempenho quando ingeridos em quantidades adequadas, durante a prática de atividades físicas. A ingestão de frutose como única fonte de carboidratos não é aconselhavel pois sua absorção é mais lenta, assim como a sua conversão em glicose. Porém, quando pequenas quantidades de frutose são administradas em combinação com outros carboidratos, essa associação apresenta vantagens metabólicas.

A ingestão de 30 a 60 gramas de carboidrato por hora pode melhorar o desempenho atlético. Uma boa maneira de ingerir esse carboidrato é através da ingestão de 600 a 1200 ml de uma bebida eletrolítica a cada hora de prática de atividades físicas (fica aqui explicado que essa quantidade varia de acordo com o peso corporal, estatura e tipo de atividade praticada por cada pessoa). O consumo de soluções de carboidratos apresenta a vantagem de previnir os efeitos deleteriosos da desidratação no desempenho atlético.

Os pesquisadores recomendam aumento substancial da ingestão de carboidratos durante os dias dedicados ao esporte, o que resulta em melhor performance e menos alteração de humor e menor sensação de cansaço. Cuidado com dietas pobres em carboidratos associadas a exercícios físicos intensos. Perder peso é bom, mas sem perder o bom humor!

Esporte pode ajudar a perder peso e age como complemento para uma dieta mais rigorosa. Mas é preciso ter cuidado com os exageros, previna-se e cuide-se!






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas