Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

10/09/2013
Isotônicos, você sabe ingerir a bebida sem prejudicar a saúde?



Sempre associados à saúde e à boa forma, os isotônicos também precisam ser utilizados com cautela. Repor as energias de forma rápida é a principal descrição feita pelos atletas, sobre as bebidas isotônicas. Além desta ação, o isotônico retarda a fadiga muscular, melhora a performance em atividades de longa duração e repõe a perda de Sódio, Potássio, Fósforo, entre outros sais minerais. De acordo com Michelle Carpiné Ost, nutricionista da Unimed Costa Oeste, os isotônicos promovem uma absorção rápida destes sais pelo organismo e ainda fornece Carboidratos, que servem de energia para os músculos durante os exercícios, prevenindo dessa forma, a câimbra. “Consequentemente, este tipo de bebida faz com que a pessoa consiga treinar por mais tempo, com menos desgaste do corpo”, observa Michelle. Se tratando de saúde, o isotônico também é indicado para pessoas com desidratação causada por intoxicação alimentar, diarreia ou qualquer outra disfunção do organismo devido à patologias diversas.

Atenção

Em levantamento apresentado no último Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), em Junho de 2013, o cardiologista Dr. Daniel Santos do HCor alertou para o alto índice de componentes como cafeína, ginseng e sódio presentes em diferentes marcas de bebidas esportivas comercializadas no Brasil e no exterior; se ingeridas em excesso, estas substâncias afetam o coração e podem provocar distúrbios no sono, ansiedade e depressão.

Não são poucas as pessoas que acabam consumindo várias garrafas de isotônicos ou latas de energético, sem levar em conta a composição de cada um desses produtos. “Em excesso, algumas das substâncias presentes nestes dois tipos de bebida podem ser prejudiciais à saúde”, diz o médico cardiologista.

Em sua pesquisa, Santos alerta que o excesso de bebidas isotônicas pode prejudicar a saúde de pessoas hipertensas ou com propensão à doença, em função da quantidade de sódio que possuem. Ricas em carboidratos, as bebidas isotônicas podem até engordar, caso sejam ingeridas sem que haja a prática de exercícios. “Se a pessoa se exercitou por um período mais curto e suou pouco, ela não tem necessidade de tomar isotônicos, caso já tenha se alimentado de outras fontes de sódio e carboidratos, durante o dia”, explica o cardiologista do HCor. “Nesse caso, o melhor é que a pessoa opte por beber água apenas.” “Para quem pratica atividades com duração de até uma hora - cerca de dez quilômetros para os corredores - o isotônico ainda não é necessário. Já para meia maratona, por exemplo, ou exercícios superiores há uma hora, prolongados e extensos, as bebidas isotônicas são indicadas como forma de manter uma prática esportiva segura”, complementa a nutricionista Michelle.


Excessos e efeitos colaterais


SubstânciaEfeitos colaterais
GinsengCefaleia, insônia, distúrbios GI, reações alérgicas, irregularidades menstruais, HAS, hipoglicemia e irritabilidade
TaurinaAnsiedade,irritabilidadee sensibilidade a barulho
GuaranáEfeitos prolongadosSimilares a cafeína
CarnitinaNáuseas, vômitos, dores abdominais e tontura
Yohimbina HAS, depressão, neuropatia
Glucurolactona DM, ganho de peso



Como ingerir?

Michelle ressalta que para o consumo indicado entre os atletas, o ideal é ingerir de 200 a 400 mililitros (ml) da bebida antes dos exercícios. Durante os exercícios, é recomendado consumir entre 50ml e dois litros de água e isotônico, dependendo da quantidade de suor perdida. Já após as atividades, o consumo ideal é de 1,5 litros de líquidos para cada quilo perdido. “Nesse momento, o consumo de frutas também é indicado”, complementa Michelle. A nutricionista explica que para calcular quanto foi perdido de suor, o ideal é que a pessoa se pese antes de começar o exercício e, após, se houve uma perda de 400 gramas, cerca de 400 ml de líquido pode ser reposto. “O correto é repor esta quantidade com metade de água e metade com isotônico”, acrescenta.



Água de Côco, isotônico natural?

O coco é um fruto do coqueiro, da família das palmáceas, a qual abrange cerca de um milhão de espécies. O côco-da-baia, introduzido na Bahia em 1553, pelos portugueses, é o mais conhecido e utilizado.

A água de coco, líquido existente no interior do fruto, especialmente em maior quantidade quando o côco está verde, constitui sabor levemente adocicado e suave.

Propriedades

O valor nutritivo do côco e seu sabor variam de acordo com o estágio de maturação apresentando de maneira geral quantidades significativas de sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cloro), e fibras. À medida que a polpa amadurece, enriquece o seu teor de gorduras. O coco também possui carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas A, B1, B2, B5 e C e magnésio.

Uma unidade média de coco verde contém cerca de 300 ml, o que equivale a:
* 54 calorias
* 12g de carboidratos
* 0,4g de proteínas
* 0,4g de gorduras



Benefícios

A água de coco é considerada um isotônico natural por ser rica em minerais. A presença de eletrólitos tais como sódio e potássio na água de coco possibilita a uma absorção mais rápida, recuperando as perdas destes minerais através da urina e da pele. Além disso, a água de coco é a única bebida isotônica natural disponível comercialmente. Portanto, é ideal para repor o líquido perdido depois das atividades físicas e para a recuperação nos casos de desidratação por ser um excelente soro vegetal.

Um estudo feito na Universidade do Sudoetes de Indiana, nos EUA, comparou a água de côco com as principais marcas de bebidas isotônicas e concluiu que elas têm características parecidas, capazes de repor rapidamente os sais minerais perdidos pelo suor. Na comparação, a água de coco tem cinco vezes mais potássio que os isotônicos. O potássio é importante para quem faz exercícios físicos porque evita as cãimbras. Tem papel importante para as nossas células, pois contribui para o relaxamento muscular e para manter os níveis da pressão arterial.



Qualidade e conservação

Quando o coco é verde, essa parte é pouco desenvolvida e mole, guardando muita água no seu interior. Á medida que o coco vai amadurecendo, a parte carnosa se torna mais consistente e a água diminui. O coco verde está adequado para consumo quando sua casca é fibrosa e carnuda, com um tom esverdeado e se o núcleo está bem duro. Além disso, a polpa deve apresentar-se tenra com consistência cremosa.

O coco fresco, ainda fechado, pode ser conservado por 2 meses. Depois de aberto, a polpa deve ser consumida no mesmo dia ou conservada em geladeira por até 5 dias.

Outra forma de hidratação é consumir frutas durante o dia. O alimento é uma ótima opção de lanche entre as refeições. “Opte por aquelas que possuem bastante água, como melancia, melão, abacaxi, goiaba, pera e maçã. A hidratação deve acontecer antes, durante e após a folia. Desta forma, todo o corpo ficará hidratado e nutrido”, finaliza a nutricionista Daísa Pinhal




Saiba mais sobre ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, nas colunas abaixo:

Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas