Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

04/09/2013
Atividade física em grupo reduz o risco de lesões?



Ao contrário do que se pensa a prática das chamadas “aulas coletivas” podem diminuir o risco de lesões. “Cada aula, com seu grupo específico de exercícios, leva pelo menos três meses para ser desenvolvida. Uma equipe multidisciplinar com conhecimentos em anatomia, biomecânica e fisiologia testa e analisa cada movimento minuciosamente até chegar ao ponto ideal e seja aplicável a alunos de diferentes estágios de condicionamento físico”, justifica Sandro Costa, educador físico da Body Systems Latin América. O resultado é menor índice de joelhos, ombros, lombar e tornozelos com algum tipo de lesão.

Toda atividade física sem orientação de um professor causa lesões, podendo prejudicar a boa saúde das articulações. Porém, os exercícios elaborados nas aulas coletivas são testados e corrigidos para que reduzam bruscamente as chances de inflamações nos tendões e estiramentos musculares. A fórmula, de acordo com o educador, é baseada em muita pesquisa de mercado e estudos com o acompanhamento de médicos, fisioterapeutas e até mesmo especialistas em comportamento humano. "E mesmo com as salas de aula cheias de praticantes, é um erro acreditar que a ginástica coletiva seja uma fábrica de lesões", afirma Costa, mesmo porque, acrescenta ele, "é um contracenso acreditar que uma aula coletiva, com um profissional altamente capacitado, o risco de lesões seja maior ou igual do que qualquer atividade praticada sem orientação".


A ginástica coletiva para quem não sai do escritório

Muitos reclamam de falta de tempo para praticar atividade física e manter uma dieta adequada, porem, tudo é questão de planejamento, principalmente para você que não sai do escritório!

A ginástica laboral é a prática de atividade física durante a jornada de trabalho, realizada coletivamente pelos funcionários, no próprio escritório, objetivando, entre outros fatores, a manutenção e melhora da saúde física. “A prática desta atividade tem como função fortalecer e alongar determinados músculos muito exigidos durante as atividades diárias, o que previne problemas posturais e lesões, que além de trazerem riscos aos funcionários, representam custos operacionais para a empresa”, explica Marcos Paulo Rosmaninho, consultor físico e personal trainer.

Esta ginástica é de curta duração, por isso não causa cansaço. Além disso, a dinâmica aplicada pelo Profissional de Educação Física melhora as relações interpessoais e contribui para a prevenção e recuperação de "doenças do trabalho", promovendo o bem estar coletivo. A proposta de atividades de interação entre os funcionários traz resultados positivos e satisfatórios.

Este tipo de atividade está crescendo a cada dia não só nas grandes empresas, mas nas médias e pequenas também. Para muitas empresas, é um preço pequeno a pagar visando trabalhadores saudáveis. De acordo com um estudo recente feito pela American Sports Data Inc. 05/2011, pessoas que se exercitam têm mais energia.


A Ginástica Laboral pode ser dividida em várias modalidades dentro de uma empresa, são elas:

Ginástica Laboral Antes do Trabalho: A que antecede o início da jornada de trabalho, visando o preparo do organismo do trabalhador para a realização de suas tarefas. É composta de exercícios físicos que irão aquecer e preparar a musculatura que será exigida durante a atividade, levando ao despertar do corpo e da mente. A grande vantagem dessa modalidade é preparar o indivíduo para sua jornada de trabalho, e decorrente disso diminuir as chances da ocorrência de erros e acidentes de trabalho ocasionados pela falta de atenção e disposição.

Ginástica Laboral Corretiva: Tem como objetivo principal concentrar as atividades em grupos que possuam características posturais em comum, sendo assim restrita a um grupo de pessoas menor, para melhor atuação e atenção para com os trabalhadores. Estas seções serão realizadas separadamente.

Ginástica Laboral Compensatória: Esta é realizada durante a jornada de trabalho, através das pausas visando que o trabalhador compense as alterações indesejadas advindas do stress físico e mental. Serão realizados então exercícios de alongamento e relaxamento adequando e moldando a volta às atividades.

Ginástica Laboral Relaxante: É realizada após a jornada de trabalho com objetivo de minimizar o stress, fadiga física e mental. Dessa forma levando o trabalhador ao sair da empresa se sentir confortável e disposto para realização de outras tarefas fora do ambiente de trabalho. E principalmente motivando a volta ao trabalho no dia seguinte.


Que as atividades físicas promovem a saúde e colaboram com a prevenção das doenças profissionais, muitos já sabem. Mas elas também ajudam a reduzir a sensação de fadiga no final da jornada e motivam o funcionário a ter novas rotinas. Além disso, ajudam com as tensões emocionais, e acima de tudo, melhoram a imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade.

Pensando nisso, muitas companhias têm buscado empresas que levam aos colaboradores programas de ginástica laboral, sempre sob a orientação de profissionais formados e altamente qualificados. Esse é um recurso corporativo cada vez mais usado para a redução de faltas por motivos médicos, por exemplo.




Quer um Programa de Qualidade de Vida para sua empresa? Informe-se, aqui!




Veja mais sobre SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli

10) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

11) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri

12) Aparelho Digestivo e Saúde com Dr. Sidney Klajner





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas