Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

03/09/2013
Dietas: de onde viemos e para onde vamos?

Muitos estudos são feitos para definir o segredo da longevidade e consequentemente muito aprendeu se sobre a importância da alimentação, a necessidade de atividade física e a eliminação de hábitos nocivos a saúde. Ainda temos muito que aprender, porém hoje sabemos que o controle do peso corporal é fundamental para a manutenção de uma boa saúde a longo prazo.



A primeira pessoa que tem se registro de ter feito dieta, foi o primeiro rei da Inglaterra, William l, o conquistador. Ele fez uma dieta de líquidos valorizando uma alta ingestão de álcool ao invés de alimentos sólidos, o que não foi uma boa escolha no final, mesmo tendo perdido peso. Os primeiros programas de dietas desenvolveram-se na América do século 19 e utilizavam idas a spas. No século 20 a dieta tomou força na cultura popular, um dos mentores conhecidos da época foi Horace Fletcher, um executivo autodidata na área de nutrição. A dieta de Fletcher dizia que uma pessoa deveria comer só quando tivesse multa fome, nunca em momentos emotivos, e que os alimentos deveriam ser mastigados até tornarem-se líquidos antes de digeridos.

No decorrer dos anos 60, Jean Nidetch iniciou, em sua casa no bairro do Queens em Nova York, o programa Weight Watcher (vigilantes do peso). O programa se baseava nas recomendações do sistema de saúde da cidade de Nova York focando principalmente a necessidade de reuniões para que os participantes se mantivessem na dieta. Jean acreditava que quanto maior o número de pessoas numa dieta, melhor o resultado para todas. Nos anos 80 as dietas altas em carboidratos e baixas em gorduras tornaram-se populares e tinham como finalidade manter a saúde corporal.

Dr. Atkins, médico cardiologista americano, desenvolveu uma dieta quase zero carboidratos, para mudar o metabolismo do organismo substituindo o uso de carboidratos pelo uso de gorduras e assim visando a perda da gordura acumulada. Com a disseminação de academias e a busca pelo corpo ideal, as dietas que favoreciam a formação muscular ganharam força e assim a dieta isométrica de Dan Duchaine, um guru da musculação nos Estados Unidos, disseminou a necessidade do aumento no consumo de proteínas e o uso de complementos proteicos como o whey protein.



Posteriormente Mauro di Pasquale, médico e atleta, lançou a dieta anabólica que também maximiza o ganho de massa muscular pela estimulação de produção hormonal através da alta ingestão de gorduras e proteínas, baixa ingestão de carboidratos por cinco dias, alta ingestão de carboidratos e média ingestão de gorduras e proteínas por dois dias. A dieta de South Beach, desenvolvida pelo cardiologista Arthur Agatston e pela nutricionista Marie Almon tornou-se muito popular, pois visava a aquisição de um corpo ideal através da ingestão de proteínas, gorduras não saturadas e carboidratos de baixa glicemia para manter um corpo bonito e saudável.

Com a crescente busca de um corpo magro, a dieta dos cetônicos ou cetogênica, entrou na moda. Mantendo o mesmo principio de alta ingestão de proteínas e gorduras e a baixíssima ingestão de carboidratos para que o corpo queime as gorduras como fonte de energia e consequentemente perda peso. Todas as dietas que visam a queima de gordura como fonte primária de energia independentemente de suas variações, fazem isto ativando o sistema de cetogênese do corpo, o qual pode ser feito durante um tempo e deve ser monitorado.


* Mas o que é a Cetogênese?

De acordo com Carolina Ynterian, Bacharel, Mestre em Bioquímica com especialização em Biologia Molecular e diretora da Analitic, "a cetogênese é o processo em que o corpo utiliza a gordura como fonte primária de energia resultando na produção de corpos cetônicos pelo fígado, posteriormente secretados na urina causando cetonuria." O corpo utiliza esta fonte alternativa em caso de falta de glicose. No caso de diabetes isto ocorre, pois a glicose tem dificuldade de ser internalizada nas células para ser utilizada e no caso de uma dieta com grandes restrições de carboidratos ou um jejum muito prolongado, isto ocorre pela falta de disponibilidade da glicose. Várias das dietas utilizadas hoje em dia induzem propositalmente o corpo a queimar gorduras através do controle rígido na ingestão de carboidratos, para alcançar a tão desejada redução do peso corporal. Isto pode ser feito desde que recomendado por um médico e monitorado através de exames laboratoriais ou autotestes para evitar danos a saúde.


Esclarecendo as dúvidas comuns sobre dietas

Comer gelatina elimina celulite? Comer carboidratos após as 18 horas engorda? A nutricionista Paola Zancani da clínica La Liq esclarece estas e outras questões sobre as dietas. Veja logo abaixo:

- É verdade que gelatina emagrece e elimina celulite?
Não há nada comprovado que colágeno exógeno (gelatina) se transforme em colágeno endógeno. Não há relação com melhora de celulite com ingestão de gelatina, mas existem tratamentos que estimulam a produção de colágeno.


- Beber mais de 2 litros de água por dia é importante?
O cálculo de ingestão de água é individual. A quantidade diária é de 35ml de água por quilo de peso. Beber água hidrata o organismo. Se você está bem hidratado, consegue levar adiante um plano de reeducação alimentar com mais facilidade.


- Tomar sopa todos os dias durante uma semana faz bem?
Também não há nada comprovado, até porque existem diferentes sopas (baixas em calorias ou altamente calóricas). A mastigação é fundamental para estimular o centro de saciedade no cérebro e deixar o individuo satisfeito por mais tempo.


- Tomar suco de um limão pelas manhãs emagrece? E água morna?
Muitas pessoas costumam tomar pelas manhãs suco de um limão com água morna para emagrecer, mas não existe nada comprovado.


- Beber água durante as refeições faz mal?
Acima de 300 ml, durante as refeições dilui as enzimas digestivas, o que prejudica a digestão.


- Qual a diferença entre sal light e marinho?
O sal marinho é o sal sem refinamento, ou seja, integral. O uso excessivo de sal pode agravar determinadas doenças, como a hipertensão arterial. Nesses casos, sugiro o uso do cloreto de potássio em vez de cloreto de sódio. O cloreto de potássio é comercializado pelo nome de sal diet ou sal light (contém 50% de cloreto de potássio e 50% de cloreto de sódio). Ele tem um sabor salgado um pouco mais acentuado e deve ser utilizado por recomendação de um nutricionista ou médico.


- Cortar os carboidratos após as 18 horas ajuda a emagrecer?
Depende muito da rotina diária de cada um. Se o paciente faz atividade física à noite, precisa de carboidrato após o treino. Se é sedentário, é bom reduzir os carboidratos à noite, aproximadamente 5 horas antes de dormir para evitar um pico de insulina durante o sono. Mas se a pessoa é diabética, outros cuidados são necessários.


Cuidados com a rotina evita problemas de saúde

Dentro da rotina, para o organismo não vale a pena adiar o horário das refeições e passar muito tempo sem comer. Estas ações contribuem para o aumento na produção de gases pelo intestino e desconforto, também pode ocasionar "mau humor", provocado pela queda da glicose.

Segundo a médica nutróloga, Dra. Isolda Prado, de Ambulatório de Nutrologia, Guia de Reeducação alimentar, HC -FMPR/USP além dos sintomas citados, as pessoas podem apresentar ganho de peso, caso desejem "descontar" as horas sem alimento, com excesso de comida. Durante o expediente é importante que as pessoas dediquem horários para cuidar da alimentação.

Mas nada de exageros, principalmente após o almoço. Para evitar a fadiga após as refeições a Dra. Isolda Prado recomenda evitar os excessos de alimentos ricos em carboidratos e pobres em proteína. Outras dicas são repouso no período noturno e uma pequena dose de cafeína após o almoço, que pode ser um cafezinho, um pedaço de chocolate meio amargo ou chá verde, para manter a energia até o fim do dia.

A Dra. Sandra Fernandes sugere o cardápio abaixo, mas explica que as dietas devem ser individualizadas e calculadas de acordo com o peso, altura e hábitos alimentares de cada indivíduo.


Café da manhã

Pão integral + leite  desnatado + fruta 
requeijão light (caso necessário perda de peso ou controlar o excesso de colesterol).

Lanche

1 ou 2 frutas conforme o peso, altura e atividade física de cada um.

Almoço

Salada e legumes  - 1 prato de sobremesa.
1 colher grande de arroz de preferência integral + 1 concha pequena de feijão. 
2 pedaços médios de carne, frango ou peixe grelhados, cozidos ou assados.
Escolher entre arroz, batata ou macarrão (não associar carboidratos, pois eles deixam o organismo mais o organismo mais alcalina pós-refeição, aumentando o sono e diminuindo a produtividade.
Evitar quantidades maiores de 200ml de líquido junto com as refeições.

Lanche  

Semelhante ao café da manhã.

Jantar

Semelhante ao almoço, com porções reduzidas de arroz e feijão.

Dicas: Frituras, massas e doces poderão ser consumidos duas vezes por semana para as pessoas saudáveis e com peso normal.



Em breve nosso Programa DIETA EFICAZ estará no ar! Quer saber mais? Clique aqui!




Saiba mais sobre ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, nas colunas abaixo:

1) Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

2) Nutrição com Dra. Rosana Farah

3) Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

4) Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

5) Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

6) Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas