Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

26/08/2013
Exercícios melhoram ou pioram as varizes?



Atividade física e varizes

Muitos pacientes questionam se algumas atividades físicas podem piorar as varizes ou “estourar” vasinhos. A resposta é não. Ao contrário do que se pode pensar, as atividades físicas contribuem muito para a melhora da saúde das pernas.

Dra. Camila Oba, Cirurgia Vascular, explica que “as veias, tanto superficiais quanto profundas, são responsáveis pelo retorno do sangue em direção ao coração. A principal ferramenta para exercer esta função é a contração da musculatura das pernas, que ejeta o sangue para cima. Logo, sempre que fazemos alguma atividade física com as pernas, seja alongamento, caminhada ou mesmo musculação, ajudamos no retorno venoso, e assim melhoramos a circulação.”

Outra pessoas questionam: por que as veias de pessoas musculosas são tão aparentes então? Todos nós possuímos uma grande rede de veias no subcutâneo (logo abaixo da pele). Estas veias encontram-se no meio de uma camada de tecido adiposo (gordura). No caso de atletas, em geral, as veias são mais aparentes justamente porque há menos gordura no corpo e não por um problema nas veias.

A prática de atividades físicas deve sempre ser estimulada. Cada pessoa deve escolher uma atividade que se encaixe em seu perfil, no seu ritmo. O mais importante é sentir-se bem ao se exercitar. Orientação e acompanhamento profissionais melhoram seu rendimento, evitando os excessos podem ser maléficos.


VARIZES E CARACTERÍSTICAS

As varizes são veias dilatadas e com a parede frágil. Em geral são tortuosas e esteticamente comprometem a beleza das pernas. O fluxo do sangue nas varizes em geral segue em sentido contrário ao normal, podendo provocar sintomas como inchaço nas pernas e dor.

As veias podem ser aparentes sem estarem doentes. Estas são veias mais retas e uniformes. Além disso, o sentido do fluxo sanguíneo segue seu caminho usual, o que denota a competência das válvulas das veias.

As veias aparentes são mais facilmente visualizadas em pessoas magras e com pouco tecido de gordura. Essas veias, no entanto, não são doentes e nem causam dano à saúde da pessoa. Além disso, não há correlação entre a presença de veias aparentes normais com sua evolução para varizes.

As varizes podem ocorrer em qualquer idade. É claro que com a idade ocorre maior possibilidade de aparecerem, porque, além do próprio processo de envelhecimento, com a perda da sustentação da parede da veia, há um maior número de fatores desencadeantes ao qual a pessoa se sujeita. As varizes que aparecem muito cedo devem ser investigadas com maior cuidado, pois podem ser decorrentes de outras doenças venosas.

Em geral, as pessoas se queixam de sintomas inespecíficos, como dor em peso nas pernas e inchaço. Esses sintomas têm como característica piorar no período da tarde e melhoram com o repouso e elevação dos membros.



Os fatores de risco podem ser divididos em fatores predisponente e desencadeantes. O primeiro é a tendência da própria pessoa a ter varizes. Esse é, sem dúvida nenhuma, o principal. Entre os desencadeantes estão: gestação, ficar muito tempo em pé parado e/ou sentado parado, obesidade, falta de atividade de bomba muscular. O uso de hormônios femininos exógenos também tem sido envolvido com o desencadeamento das varizes. Ou seja, a prevenção envolve atividade física, alongamento e manter o peso adequado.



Grávidas correm mais risco de ter varizes

O aparecimento de varizes é um problema que assusta muitas mulheres, principalmente as que estão grávidas. Isso acontece porque a doença além de prejudicar a estética pode causar graves danos à saúde, como o aparecimento de edemas linfáticos e tromboses superficiais e até mesmo profundas (coágulos que têm a capacidade de percorrer a corrente sanguínea chegando ao pulmão, onde pode causar um entupimento – a embolia pulmonar – uma complicação pode causar a morte). O principal fator de risco é a herança genética, mas a obesidade, sedentarismo, trabalhos que demandam muito tempo em pé ou sentado e alterações hormonais (gestação, uso de anticoncepcionais e reposição hormonal) também podem acarretar na aparição de varizes.

Quando é devidamente diagnosticada, o médico responsável escolhe qual o melhor tratamento para a paciente. Geralmente são indicados o uso de meias elásticas, repouso com pernas para cima, medicamentos, balanceamento do peso e exercícios físicos. Já a realização de cirurgia depende muito da gravidade e do objetivo de cada paciente. Por meio do processo cirúrgico as veias problemáticas não voltam, mas se persistir os fatores de risco há chances de ocorrer novas varizes.

As gestantes correm mais risco de terem varizes, porque além do fator genético podem ter inchaços, alteração na coagulação do sangue e dilatação nos vasos sanguíneos. “Além disso, as mamães com o passar dos meses e consequentemente o crescimento do bebê, irão sofrer de um aumento da pressão abdominal e compressão da principal veia de ligação das pernas com o coração e pulmão, a Veia Cava inferior. Esse fato irá propiciar uma dificuldade ao retorno do sangue dos membros inferiores. Como esse fluxo fica diminuído as veias ficam sobrecarregadas. As mamães que já possuem varizes podem ter o quadro agravado.”, explica o Dr. Alexandre Trevisan, cirurgião vascular. O tratamento para as grávidas vai depender de cada caso, mas, devido às limitações terapêuticas, não é o mesmo feito pelas mulheres que não estão gestantes. E a cirurgia também não é recomendada.

Praticar atividades físicas, evitar a obesidade, não ficar muito tempo numa mesma posição e tomar os cuidados necessários durante a gravidez são algumas das atitudes para evitar este problema.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas