Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

14/08/2013
Hábitos simples para dormir melhor e acordar mais disposto!

De acordo com especialistas, quase todas as pessoas têm noites de sono ruim (entre uma e duas noites ao ano), mas quando o problema se torna crônico, o organismo fica sobrecarregado com os efeitos negativos. O problema mais comum é causado pelo sono interrompido que faz com que a pessoa alterne minutos acordados e dormidos. Entre as principais causas estão o uso do álcool, depressão e a ansiedade.



É importante lembrar que sono de baixa qualidade pode ser sinal de algum problema de saúde. O O ConsultaClick, portal de agendamento de consultas, dá dicas para deixar sua rotina mais animada e sem problemas para começar o dia. Veja logo abaixo:

Como dormir melhor?
Para começar, evite agitações antes de dormir. Isso inclui discussões, preocupações e até conversas muito animadas. Nada de doces, refrigerantes e café. Procure deixar a cortina aberta para que a luz do sol possa iluminar o quarto ao amanhecer. A claridade natural irá ajudar a regular seu relógio biológico, além de ser bem mais agradável que o som irritante do despertador.


Faça exercícios
Pratique um exercício físico pela manhã. Não precisa ir à academia, basta alongar o corpo ou fazer uma caminhada de 20 ou 30 minutos. A atividade ajuda a acordar o metabolismo. Fazer exercício a noite não é recomendado, isso também te deixará agitado e afastará o sono.


Cuide da sua alimentação
Capriche no café da manhã. Tão importante quanto acordar de forma natural é se alimentar bem. Inclua frutas e cereais integrais na principal refeição do dia. Fibra é uma ótima forma de conseguir energia para as atividades do dia, além de ajudar o sistema digestivo a funcionar melhor. Não tenha pressa, nada de ir comendo só uma maçã pela rua.


Confira dicas para dormir bem
– Levante assim que o celular tocar
- Procure relaxar antes de dormir
- Evite bebidas alcoólica
- Um bom colchão é fundamental
- Acorde no mesmo horário sempre


Veja aqui os alimentos que te auxiliam a dormir melhor (combatem a insônia)

Segundo a médica com formação em medicina esportiva Dra. Suzete Motta (CRM-SP 93004), a insônia caracteriza-se pela dificuldade em pegar no sono, continuar dormindo após pegar no sono ou acordar muito cedo pela madrugada. Quem sofre com essa dificuldade em dormir pode apresentar cansaço e sonolência durante o dia, assim como dificuldade de atenção e concentração na escola e no trabalho. E o problema pode afetar pessoas de todas as idades.

Após uma noite mal dormida, a amídala cerebral (uma parte do cérebro que alerta o corpo para ficar preparado para situações de emergência) fica em ação permanente. Isso pode afetar o córtex frontal do cérebro, que é responsável pela nossa lógica racional.

Além disso, a piora na capacidade de memória, controle da fala e irritabilidade ficam mais evidentes. “Dependendo do nível de insônia, é possível ter complicações nas funções de órgãos vitais, hipertensão, alucinações visuais ou auditivas. A privação do sono também pode funcionar como gatilho para várias doenças neurodegenerativas” alerta a médica.


Alimentação pode prevenir e tratar

Uma alimentação saudável, aliada a exercícios e disciplina de horário para dormir, é uma arma poderosa contra a insônia, que afeta um terço da população mundial. A Dra. Suzete Motta explica que assim como alguns hábitos podem induzir uma noite de sono mais tranquila, alguns alimentos também podem ajudar na hora de dormir. “Há alimentos que ajudam o relaxamento, proporcionando melhor qualidade do sono. Entre eles, podemos destacar o alface e as ervas. Além disso, alimentos fontes de triptofano,clique aqui como carboidratos, encontrados na banana, podem ajudar a proporcionar noites bem dormidas, pois o triptofano participa da formação da melatonina, hormônio responsável pelo sono”, acrescenta.


Confira abaixo uma relação de alimentos que vão ajudar você a pegar no sono:

1 – Banana: além de ser uma grande fonte de vitaminas como o complexo B, B6 e magnésio a banana tem um papel importante na produção de serotonina, hormônio que vai lhe deixar relaxado.

2 – Semente de gergelim: Rica em vitamina B6, é fundamental para conversão do triptofano em serotonina. Também é rica em cálcio, que ajuda na saúde dos ossos.

3 – Aveia: fonte de triptofano ajuda também a manter um sono continuo.

4 - Arroz integral: É fonte de carboidrato de boa qualidade, que também é importante para regulação de serotonina e melatonina. Uma dieta pobre em carboidrato pode prejudicar essa produção.

5 – Ovo: Temido por quem quer emagrecer, o ovo é rico em vitamina B12 e em colina, substância que está associada à melhora da depressão.

6 – Linhaça: Rica em ômega 3, que ajuda na regulação dos neurotransmissores, a linhaça melhora, não só o sono, mas o humor, a ansiedade, a irritabilidade e a depressão, além de ser um poderoso anti-inflamatório. Auxilia também no tratamento para perda de peso.

7 – Salmão: Outra fonte rica em ômega 3. Vale destacar que o salmão também é fonte de B12, vitamina essencial na conversão do triptofano para serotonina.

8 – Maracujá: Tem efeito calmante e pode auxiliar no relaxamento antes de dormir, além de ser fonte de vitaminas do complexo B. Que tal um suco de maracujá com uma pedrinha de gelo de couve? É tiro e queda!Amêndoas

9 – Couve: É essencial no sono e no relaxamento muscular. Uma boa dica é fazer cubos de gelo de couve. Pegue as folhas de couve, bata com um pouco de água e coloque na forma de gelo. Passe a usar estes cubos ao invés de gelos normais.

10 – Amêndoa: Rica em antioxidantes, é ótima para a saúde do coração e diminui o colesterol, já que é fonte de gorduras boas como o ômega 3. Esta substância também tem papel importante no sono.

Tratar o problema é fundamental. A pessoa pode , também, tentar em um primeiro momento criar novos hábitos como evitar cafeína após 18h, deitar-se mais cedo, apostar em alguma técnica de relaxamento. Se nada disso funcionar, vale procurar um médico que terá condições de ajudar o paciente a identificar as causas da ansiedade e encontra mecanismos eficientes para lidar com o problema.




Veja mais sobre SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli

10) A Gestante na Sua Melhor Forma, com Profa. Ms. Gizele Monteiro

11) Atividade Física e Musculação com Prof. Amauri Altieri





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas