Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

13/08/2013
Vilões da dieta: Saiba quais alimentos que só parecem pouco calóricos!



O que a granola, a comida japonesa, a bolacha de água e sal e os sucos naturais têm em comum? Todos parecem ser aliados da dieta, mas podem engordar - ainda mais quando consumidos de forma excessiva. "Do ponto de vista calórico, esses alimentos não são tão inofensivos. As pessoas precisam aprender a ler melhor o rótulo dos alimentos, clique aqui e se informar antes de comer. Muitas pessoas não emagrecem porque fazem trocas que não valem a pena", alerta o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital do Coração, em São Paulo.

Por ser seca e leve, muitas pessoas acham que as bolachas de água e sal e as torradas não engordam. Na verdade, lembra o médico, um pão francês equivale a 3 torradas ou 6 bolachas de água e sal. Segundo o Dr. Cukier, na dúvida, o ideal é optar por versões integrais ou com grãos. "As torradas ou bolachas integrais não só dão maior sensação de saciedade, como auxiliam no funcionamento do intestino, mas podem significar o mesmo em calorias que duas fatias de pão", pondera.
Uma porção de 100 g de granola pode ter mais de 400 calorias. "Ele contém frutas secas, cereais, açúcar e às vezes gorduras associados ao seu preparo. As pessoas não devem comer mais do que 3 colheres ao dia.

Os peixes são leves, ricos ômegas e saudáveis, mas isso não significa que a comida japonesa esteja liberada. Algumas opções podem minar a dieta de qualquer um, como por exemplo, o gyouza (200 calorias por unidade), hot holl (90 calorias por unidade) e temaki (com cream cheese, mais de 215 calorias). Já o molho shoyo, que pode até 26 calorias por colher, contém sódio em excesso - um agravante nas doenças cardiovasculares.

A aveia é ideal para ajudar no controle do colesterol e no funcionamento intestinal, mas é calórica, uma colher tem 75 calorias, portanto, deve ser consumida com moderação por quem está em dieta.

Nozes, amêndoas e castanhas são opções saudáveis para os lanchinhos intermediários durante o dia. Contém boas gorduras, minerais e antioxidantes, mas são calóricas. As pessoas devem controlar a compulsão e comer no máximo duas ou três unidades, cerca de 30 g por dia.

Também não adianta substituir o açúcar pelo mel. Sua vantagem é que não se trata de um produto industrializado. Uma colher de sopa possui cerca de 62 calorias, enquanto uma de açúcar, 100 calorias. "Apesar de ser fonte de vitaminas do complexo B, sais minerais, cálcio, ferro, fósforo, potássio, proteínas e vitamina C, o mel não deve ser consumido à vontade, pois engorda", lembra o Dr. Cukier.

Segundo a médica Anna Bordini (CRM-SP 111.280), com prática ortomolecular da Clínica Bertolini, é preciso ficar de olho à quantidade que será consumida.

É preciso observar cuidadosamente os rótulo dos alimentos, clique aqui para evitar cair na falsa promessa de que algo não engorda como acontece com o queijo branco. “O ideal é consumi-lo em quantidade moderada, apostando em versões lights, pois algumas marcas variam os valores de gorduras e calorias podendo alterar os valores calóricos da dieta”, destaca a médica.

Com relação às bebidas, fiquem atentos aos refrigerantes, versão ‘zero’. “Alguns possuem sódio em excesso, que pode interferir na pressão arterial e ser responsável pelos inchaços no corpo. Por isso, troque o refrigerante diet por um suco natural, sem adicionar açúcar. Opte pelos de morango, abacaxi e melancia que já são doces naturalmente”, recomenda a médica. “Engana-se também quem toma suco natural de frutas achando que as calorias são inexistentes. Pelo contrário. Um copo de suco de laranja tem 116 calorias” explica o nutrólogo Celso Cukier.


Em resumo, ambos especialistas destacam os alimentos que – sem os cuidados necessários -podem se tornar, os “Vilões de dieta”:


Biscoito de água e sal
Com aparência leve e seca, muitas pessoas o consomem na dieta acreditando que são levinhos. Mas, essas versões feitas de farinha branca refinada tem alto valor calórico, sem vitaminas e minerais. “Quatro unidades refere-se à mesma quantidade calórica de um pão francês. A melhor alternativa é substituir a bolacha por torradas integrais, que aumentam a saciedade”, aconselha a médica.

Barras de cereais
Ricas em fibras ajudam a controlar a fome e a regular o trânsito intestinal. Porém, muitas contêm mel, açúcar refinado, cobertura de chocolate e gordura hidrogenada, que pode ser um perigo para quem está querendo emagrecer. Troque as barras de cereais por frutas desidratadas como uvas-passas, damasco ou ameixas secas.

Margarina
Se você deseja realmente perder peso é melhor evita-la, pois a margarina contém grande quantidade de gordura hidrogenada e componentes químicos nocivos à saúde.

Molho para saladas
As versões lights para salada são ricas em calorias. E geralmente possuem 50% a mais de sódio que o tradicional. Por isso, troque-o por temperos naturais.

Frutas
Fontes de vitamina C, as frutas são indispensáveis em uma dieta. Só é preciso consumir diferentes frutas para conseguir obter benefícios nutritivos. Evite o abacate e o açaí, ambos apresentam altas calorias.

Creme de leite light
No creme de leite light, por exemplo, há uma redução de gordura e um aumento de sódio, sendo um alimento pouco saudável para quem deseja perder peso. Substitua-o por um iogurte natural desnatado, que é pobre em gorduras.

Carnes
Há quem opte pelo peito de frango, pois ele possui menos gordura que outras partes como coxa ou sobrecoxa. Já as carnes vermelhas têm alto teor de gordura. “O indicado é manter uma refeição balanceada com peixe e carne branca que são 20% menos calóricas que a carne vermelha”, acrescenta Anna Bordini.

Sucos industrializados
Evite consumi-los em excesso, pois contêm muito sódio. Além de perder fibras, vitaminas e substâncias antioxidantes da fruta. Evite consumir mais que dois copos por dia. “Para conseguir o resultado desejado, é necessário ingerir alimentos não industrializados, como cereais, sementes, frutas e verduras. Apostar em alguns alimentos certos pode ajudar a emagrecer de forma saudável”, finaliza a médica.



Saiba mais sobre ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, nas colunas abaixo:

Alimentos sem Segredos com Rosamaria Da Ré

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas