Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

25/07/2013
Exercícios e os Mitos Aliados ao Emagrecimento!

DESVENDE OS MITOS SOBRE OS EXERCÍCIOS FÍSICOS ALIADOS AO EMAGRECIMENTO



O processo de emagrecimento depende basicamente de quanto ingerimos de calorias e quanto gastamos de calorias. para emagrecimento, temos que ingerir menos do que gastamos para propiciar um déficit energético e o organismo ir buscar nas reservas suas fontes de energias. Claro que tudo depende do que está sendo ingerido, para não prejudicarmos o organismo com falta de nutrientes como as dietas que restringem carboidratos ou priorizam gorduras no cardápio.

Se você só para de fazer exercícios físicos quando suam a camiseta, faz atividades físicas em jejum por acreditar que irá perder os quilinhos extras mais rápido, perde a conta de quantos abdominais fiz para perder a barriga e malha sem a orientação de um profissional, preste muita atenção, pois você pode estar cometendo alguns exageros que, ao invés de ajudar no processo de emagrecimento, pode atrapalhar e colocar até a sua saúde em risco.

Segundo o fisiologista Paulo Gelatti, da Clínica Good Vibe Jardins, emagrecer exige força de vontade e alguns cuidados. Não basta só querer. “Para perder peso e mantê-lo é necessário desenvolver habilidades para conseguir emagrecer de forma saudável, aumentando a autoestima, humor e bem-estar. Mas para que isso ocorra é necessário mudar os hábitos alimentares e investir num treinamento específico que atenda as suas necessidades”, explica.

Para a atividade física ter resultados, ela precisa estar aliada a uma reeducação alimentar e apresentar três fatores: frequência com que é feita na semana, duração do exercício e intensidade com que ele é feito. Se você passeia no parque achando que vai emagrece e aposta em dietas da moda que não são nada saudáveis como aliada dessa atividade, está cometendo um engano.

O fisiologista Paulo Gelatti revela os principais erros na hora de malhar e que só prejudicam o processo de emagrecimento:

* Caminhar perde medidas

Verdade Qualquer exercício gasta calorias, então se você estiver com uma alimentação controlada, pode auxiliar a reduzir medidas sim, porém o que pode dar uma ajudinha extra – também - é o ritmo da caminhada. “O ideal é caminhar num ritmo em que não deixe a pessoa muito ofegante a ponto de não conseguir nem conversar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere caminhar 30 minutos pelo menos cinco dias na semana”, sugere o fisiologista.

* Musculação não emagrece

Mito. Os exercícios resistidos são reconhecidos como os mais eficientes para modificar favoravelmente a composição corporal. Para esse efeito, contribuem o aumento de massa muscular, o aumento da massa óssea calcificada, e a redução da gordura corporal. O principal determinante do processo de mobilização da gordura corporal é o balanço calórico negativo. Sendo o tecido adiposo a principal forma de reserva de energia do organismo, compreende-se que quando faltam calorias na alimentação para suprir a demanda energética, ocorre mobilização de gordura corporal. A contribuição dos exercícios físicos em geral para o processo de emagrecimento decorre do aumento no gasto calórico diário, e do estímulo ao metabolismo, cujos níveis de atividade tendem à redução durante dietas hipocalóricas. No caso dos exercícios resistidos, além desses efeitos, ocorre o aumento da taxa metabólica basal devido ao aumento da massa muscular. “Acredita-se que a tendência das pessoas engordarem com a idade seja em grande parte devido à redução da taxa metabólica basal decorrente de perda progressiva de massa muscular. Numerosos estudos documentam redução do tecido adiposo estimulada pelos exercícios com pesos, nos mesmos níveis dos que ocorrem com os exercícios aeróbios. Alguns trabalhos sugerem superioridade a longo prazo dos exercícios com pesos para o objetivo de redução da gordura corporal, em função do aumento da massa magra. Quando uma pessoa realiza exercícios aeróbios ocorre mobilização de gordura durante a atividade, cuja produção energética depende em grande parte dos ácidos graxos (gordura). Durante exercícios anaeróbios, como por exemplo os exercícios com pesos, a produção energética depende quase que exclusivamente da fosfocreatina e do glicogênio (carboidratos). No entanto, os exercícios anaeróbios propiciam emagrecimento no período pós-exercícios, explica Dr. José Maria Santarém, Médico da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Responsável pelo Cecafi (Centro de Estudos em Ciências da Atividade Física da FMUSP)

Um aspecto que pode ser mal interpretado quando se comparam os efeitos dos exercícios com pesos e dos exercícios aeróbios na redução da gordura corporal, é que o aumento de massa muscular pode compensar em peso a diminuição do tecido adiposo. Nesse caso, deve-se ter a consciência de que a composição corporal está mudando favoravelmente no sentido da saúde, da aptidão física e da modelagem do corpo.



* O abdominal emagrece

Mito barrigudo Nenhum abdominal faz emagrecer. “O abdominal é uma atividade que fortalece a musculatura e não faz a gordura desaparecer. A pessoa que investe no abdominal pode até conseguir uma barriga sarada, porém, não vai conseguir eliminar a gordura”, alerta Gelatti.



* Treinar com a Power Plate ajuda no emagrecimento

Verdade O treino completo, em até 30 minutos na plataforma vibratória, combate a celulite, promove a drenagem linfática naturalmente, o ganho e a força. “Em apenas 12 minutos de exercícios pode-se perder até 200 calorias”, esclarece o Gelatti.


* O exercício só começa a funcionar depois de meia hora

Mito Os exercícios já começam a fazer efeito desde o início. “O que altera é a fonte de energia, ou seja, até - em média 20 minutos - a fonte principal de energia é o carboidrato. A partir dos 30 minutos e, dependendo do nível de condicionamento do praticante, a principal fonte de energia passa a ser a gordura e, em menor quantidade, o carboidrato”, explica Priscilla de F. de Arruda Camargo, Consultora em Qualidade de Vida (clique aqui)


Produtos Lights e Diets Emagrecem?

Produtos diet não têm pouquíssimas calorias e muito menos são isentos de calorias. Nem sempre o consumo de alimentos light e diet é adequado para os regimes de emagrecimento. De acordo com uma portaria do Ministério da Saúde, (clique aqui), os alimentos diet apresentam formulação especial para atender quem tem disfunção ou distúrbio físico ou metabólico, como os diabéticos, hipertensos e celíacos. Esses produtos não são obrigados a ter menos calorias. São indicados para regimes específicos, pela ausência de ingredientes como açúcar, sódio e glúten.

Um chocolate diet, por exemplo, é recomendado para os diabéticos, mas tem praticamente as mesmas calorias que um chocolate tradicional. Já os produtos light devem apresentar uma redução de, no mínimo, 20% de algum componente calórico -proteína, gordura ou carboidrato. Desta forma, um iogurte light tem menos gordura e, consequentemente, menos calorias em relação ao tradicional.

Diante da necessidade de reduzir o número de calorias ingeridas por dia, os produtos light podem ser uma boa opção, mas só dão resultado se não forem consumidos à vontade.
Se a intenção é perder peso, a melhor alternativa é equilibrar a refeição e consumir apenas o necessário para o gasto energético diário. Nunca consuma mais para guardar energia.


A dupla exercícios + adequação alimentar ainda são os melhores caminhos para o emagrecimento duradouro. Esqueça o emagrecimento a jato. A perda de peso muito rápida prejudica a saúde, podendo trazer complicações, e a anemia é uma delas. Por outro lado, geralmente quem emagrece num estalo recupera tudo e um pouco mais, tornando-se presa fácil do efeito sanfona.


* Não esqueça: o emagrecimento mais permanente é gradativo.




Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:

1) Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb

2) Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo

3) Dicas de Atividade Física, com José Carlos Altieri

4) Corrida, com Emerson Vilela

5) Qualidade de Vida, com Profa. Priscilla de Arruda Camargo

6) Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida

7) Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini

8) Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão

9) Neurologia e Saúde com Prof. Dr. Paulo Caramelli





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas