Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

17/07/2013
Dicas e Alimentos que Favorecem o Bom Humor!

Como disse sabiamente o grande comediante Victor Borge, conhecido com o Rei dos palhaços da Dinamarca: “O riso é a distância mais curta entre duas pessoas”.





Van Marchetti, consultora, palestrante, facilitadora e instrutora de treinamentos corporativos percebeu que pessoas agradáveis, aquelas consideradas as queridas do grupo, tem humor, mesmo que em conversas do dia-a-dia. “O uso do humor cria empatia com as pessoas. As pessoas gostam de rir. Isso faz com que elas entrem em seu mundo, faz com que se sintam parte da sua apresentação. As pessoas gostam de ter essa sensação de pertencer a algo.” A estudiosa Van selecionou 3 dicas para ajudar a desenvolver o humor, além dos alimentos:

Ponto nº 1: Comece a perceber as coisas que fazem você rir. Que tipo de leitura, programas de TV, rádio, performances de atores. Quais artistas que se utilizam de humor você gosta de assistir? Qual estilo de humor você gosta: exagerado, trocadilhos, mais ponderado, mais palhaço, enfim, com qual você mais se identifica?

Ponto nº 2: Certamente você não é um muro inanimado! Já deve ter feito pessoas rirem. Puxe pela memória e lembre-se de momentos em que isso aconteceu. Qual foi a sua postura no momento? Contou uma história? Quais os traços de humor que utilizou que fez com que as pessoas se divertissem?

Ponto nº 3: Deixe o improviso do humor para quando você estiver bem treinado. Antes, treine bastante: na frente do espelho, com filmagens caseiras. Analise sua performance, seu tom de voz, seus trejeitos. Veja onde você se destaca, onde você é mais cômico e vá em frente e avante!


Hoje em dia as pessoas costumam depositar, na alimentação, a responsabilidade das suas emoções. Se estão felizes, exageram na comida; se estão na TPM, devoram sem culpa uma caixa de bombom; e se estão tristes, afogam as mágoas no copo de cerveja. Separar as emoções e os alimentos para evitar o desequilíbrio tem sido um dos maiores desafios da vida moderna, mas é possível se permitir comer bem e de tudo. O segredo está nas escolhas inteligentes e nas quantidades.


“Normalmente, dietas milagrosas ou restritivas que fazem a pessoa passar longos períodos em jejum acabam causando muito sofrimento e irritação, levando até a traumas emocionais. Então, logo se desiste. O ideal é o consumo equilibrado de alimentos que possam ajudar no emagrecimento, mas também espantar a tristeza, combater a depressão e a ansiedade e ainda melhorar o humor”, diz o Dr. Amilton Macedo (CRM/SP - 80686), médico dermatologista com prática em oxidologia, responsável pela pele e shape de celebridades como Sabrina Sato, Fernanda Motta, Débora Fallabela, Carol Trentini, Mirela Santos e Mariana Weickert.


Acredite: esses alimentos existem, fazem parte do seu dia-a-dia, são saudáveis e gostosos, e ajudam a emagrecer com prazer. É a chamada Dieta do Bom Humor, que conta com um menu com preparações que conseguem manter o nível de glicose constante durante todo o dia, prolongando a sensação de saciedade e evitando compulsões. Macedo conta que aveia, banana, chocolate, arroz integral, nozes e vinho tinto são alguns desses alimentos. Eles estimulam a produção e a liberação de neurotransmissores, substâncias que transmitem impulsos nervosos ao cérebro e são responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer.


“Os três principais neurotransmissores relacionados com o humor são a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. A serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, proporciona ação sedativa e calmante. Já a dopamina e a noradrenalina proporcionam energia e disposição”, explica o médico.

Segundo o especialista, na “Dieta do Bom Humor” você pode comer de tudo um pouco, até pipoca e sorvete, desde que se tenha bom senso, e sempre a cada três horas. É assim que se atinge o peso ideal e o mantém para sempre. Sem fórmulas milagrosas. “Dietas ricas em carboidratos, por exemplo, podem ser utilizadas como coadjuvantes no tratamento de melhora do humor. O chocolate também influencia diretamente na produção de endorfina e dopamina, que desencadeiam o aumento dos níveis de serotonina e, por isso, nos deixa mais relaxados. Mas não podemos deixar faltar castanhas, nozes, amêndoas, trigo integral e peixes na dieta. O consumo dos alimentos deve ser equilibrado e orientado por um profissional, para evitar o ganho de peso excessivo”, alerta.


Conheça alguns alimentos que não podem faltar em seu cardápio:

Carboidratos – Eles fornecem energia para todas as atividades do organismo e atuam no metabolismo cerebral de neurotransmissores que causam saciedade, bem-estar e bom humor. Por isso pessoas submetidas a dietas radicais (que suprimem calorias e carboidratos) estão sempre de mau humor. Além disso, carboidratos atuam no controle da fome, favorecem a queima de gordura e diminuem a retenção de líquidos, aspectos importantíssimos para o bom humor.

Banana - Cheia de vitamina B6, triptofano e magnésio, fornece energia e, graças aos carboidratos, potássio, magnésio e biotina, ajuda a diminuir a ansiedade e aumentar o bom humor, pois estimula o organismo a fabricar serotonina. A piridoxina (vitamina B6) atua nas reações metabólicas dos aminoácidos e proteínas como a serotonina ajudando a prevenir a depressão, ansiedade, irritação. Além disso, a vitamina B6 tem ação no sistema cognitivo quando atua na síntese de neurotransmissores.

Leite – Além das vitaminas do complexo B, também tem cálcio, que ajuda a relaxar os músculos, e proteínas, que estimulam o sistema nervoso.

Frutos do mar – Têm em sua composição zinco e selênio, que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. São ainda boas fontes de proteína e gordura saudável (Ômega 3), essenciais para o bom funcionamento do coração, e iodo, que garante o bom funcionamento da tireoide, a glândula que regula o metabolismo.

Ovos – Os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a timina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda da memória.

Carne – Possui niacina, uma vitamina do complexo B que, quando está em falta no organismo, causa depressão. Também é rica em ferro e cobre, que combatem a anemia e transportam o ferro. O zinco, presente em sua composição, é antioxidante: combate os radicais livres e retarda o envelhecimento. Além disso, seus aminoácidos fazem o cérebro funcionar melhor.

Chocolate - Também fonte de triptofano (precursor da serotonina), além de teobromina (tem efeito estimulante) e magnésio (melhora o mau humor) e ajuda no relaxamento. Diversos estudos comprovam que o magnésio ajuda a aliviar os sintomas de estresse e mau humor, principalmente em mulheres na fase de tensão pré-menstrual.

O humor aumenta consideravelmente sua empatia com o público. Isso lhe ajudará certamente a ser uma pessoa mais simpática, agradavelmente reconhecida e marcante. Pratique sem medo, pois citando nosso querido Charles Chaplin, “um dia sem rir é um dia desperdiçado”.




Saiba mais sobre ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, nas colunas abaixo:

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas