Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

02/07/2013
Farinhas, aliadas da boa forma!

Com variados tipos, a farinha possui nutrientes poderosos para a saúde



Grande aliada da alimentação saudável e da dieta balanceada, cada uma surpreende com seu poder em relação ao corpo e à saúde. Trigo, milho, mandioca, centeio, aveia e linhaça, a lista dos tipos de farinhas é extensa e seus benefícios inúmeros; além de serem saborosas opções quando polvilhadas em iogurtes, sucos, saladas ou sopas.

Segundo a nutricionista Priscila Arruda, a farinha de aveia é a mais completa nutricionalmente. Rica em proteínas, fibras e vitaminas, previne diabetes, câncer de intestino e colesterol ruim. Para quem está de dieta, incluir esta farinha no cardápio pode ser uma boa pedida: ela aumenta a saciedade e melhora o funcionamento do intestino.

Na sequência, é possível citar a farinha de linhaça que tem como diferencial o auxílio no combate à acne e a de maracujá que ajuda o corpo a eliminar toxinas. “O ideal é fazer um rodízio entre duas ou três farinhas diferentes para garantir diversos nutrientes ao organismo”, comenta Priscila.

Na hora de escolher entre a farinha branca e a integral, opte pela última. Devido à refinação, a farinha branca perde alguns nutrientes importantes, que são encontrados na integral.

Teoricamente todo grão pode ser transformado em farinha, através da moagem. Então, vá de grão em grão e encontre a melhor farinha que se encaixa na sua dieta e com o seu paladar.


Tutu mineiro com farinha de milho

Ingredientes: 1 xícara de (chá) de feijão cozido com caldo, 1 xícara de (chá) de coentro picado, 1 xícara de (chá) de farinha de milho, 100 gramas de bacon picado, 1 xícara de (chá) de couve picada, ovos cozidos em rodelas, 6 dentes de alho, 1 cebola ralada, 1 folha de louro, sal a gosto.

Modo de preparo: bater o feijão no liquidificador com metade do coentro e reservar. Fritar o bacon com o alho e a cebola, depois acrescentar a couve e o louro. Misturar o creme do feijão nesse refogado. Engrosse com farinha de milho. Temperar com o sal e o coentro restante. Retirar do fogo, colocar numa travessa e enfeite com os ovos cozidos.



Bolo de banana com farinha integral

Ingredientes: 2 unidades de ovo, 2 colheres de sopa de margarina, 1 copo de iogurte natural, 1 xícara de açúcar mascavo, ½ xícara de chá de leite, 1 xícara de chá de farinha de trigo, 1 xícara chá de farinha integral, 1 xícara de chá de aveia em flocos, 1 colher se sopa de canela em pó, 2 unidades de banana em rodelas, 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de preparo: misture em uma tigela os ovos, a margarina, o iogurte e o açúcar mascavo. A seguir, acrescente o leite, as farinhas e a aveia, mexendo muito bem a cada adição. Por último, misture a canela, as rodelas de banana e o fermento em pó. Coloque a massa em fôrma de anel untada e leve ao microondas por 8 a 9 minutos na potência alta. Desenforme ainda morno. Sirva ao natural ou polvilhado com açúcar e canela.



Veja mais aqui sobre NUTRIÇÃO:

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas