Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

06/06/2013
Alimentos que podem apimentar ou acabar com o romantismo!

Os alimentos afrodisíacos são estudados há milênios. Afrodite, a deusa grega do amor e da beleza, emergiu do oceano em uma concha. Dizem que onde os seus pés tocavam, nascia uma planta, e a primeira delas foi a romã, considerada afrodisíaca até os dias de hoje. Outros alimentos considerados afrodisíacos são os morangos, pêssegos e a própria maçã, fruto do pecado. Essas frutas são ideais para estimular as "más intenções”. Todas lindas, deliciosas e ricas em Boro, mineral que eleva os níveis sanguíneos dos hormônios sexuais estrógeno e progesterona, funcionam como uma verdadeira terapia natural de reposição hormonal para homens e mulheres.



Porém, as virtudes dos afrodisíacos não são confirmadas cientificamente. A "American Food and Drug Administration" (FDA) proíbe a comercialização de "qualquer produto que pretenda estimular o desejo sexual ou melhorar as performances sexuais", porque não existem dados suficientes que provem a eficácia e a inocuidade de qualquer ingrediente deste tipo. Portanto a característica afrodisíaca atribuída à vários alimentos frequentemente está baseada em razões pouco ou nada científicas. De qualquer forma, uma mente ativa e um corpo sadio, são a base para que tudo corra bem. Para uma receita afrodisíaca, cada um dos ingredientes tem extrema importância:


Alimentos que podem despertar o desejo:

Alguns alimentos estimulam a corrente sanguínea, e combinados a outros fatores, como o aspecto, o aroma e a sensação na boca, fazem despertar o desejo. Alguns alimentos que provocam essa sensação:

• Legumes:
São essenciais para produção dos hormônios que influenciam na função nervosa.


• Verduras:
Contribuem com a vitamina C que fortalece as paredes dos vasos sanguíneos permitindo um bom fluxo para todo corpo.


• Frutos do mar:
Oferecem zinco, essencial para o homem, pois ele necessita desta fonte para produção de esperma.
Os frutos do mar são super afrodisíacos, principalmente as ostras. Camarão, mexilhão, lula e polvo também produzem sensações que aguçam a sensualidade.


• Chocolate: mais poderoso que um beijo?
Contém estimulantes de alcalóide, teobromina e cafeína. Proporciona bem estar, força e vitalidade. Era a bebida sagrada dos astecas e estava relacionado à deusa da fertilidade. Conhecido a mais de 3.000 mil anos esta delícia pode ser encontrada na forma pastosa, liquida ou sólida. Nos primórdios de sua existência, o chocolate era tão valioso que chegou a ser utilizado como moeda de troca. Hoje, este doce dos Deuses é apreciado no mundo inteiro e de diversas maneiras.
E o que dizer quando esta preciosidade vem acompanhada de um toque picante? Uma das especiarias mais comuns no mundo, a pimenta, ganhou ao longo do tempo, novos adeptos e conquistou espaço na culinária de doces. A mistura de chocolate com pimenta tem agradado muitas pessoas.


• Pimenta
Segundo a sabedoria popular, quanto mais apimentada a comida, mais apimentado será o relacionamento de um casal. A pimenta provoca uma sensação de ardor seguida de bem-estar e também têm entre seus significados a malicia e o erotismo. O condimento é considerado afrodisíaco desde o século 16, e provoca uma intensa sensação de prazer depois de consumido


• Aspargo
É saboroso, nutritivo, pouco calórico , e possui boa fonte de vitamina C, porém não melhora a atuação sexual. A forma sugestiva é que cria a aura afrodisíaca;


• Ostras
É um dos mais afamados afrodisíacos. Deve grande parte da sua reputação ao ritual de abertura e da sensação ao ser degustada. As ostras são ricas em zinco e ferro. O ferro é conhecido pelo transporte de oxigênio pelo sangue, e o zinco é um elemento essencial na estimulação do metabolismo. A sopa com a combinação do aspargos e ostra, é nutritiva , pouco calórica, não é rica em gorduras saturadas, sendo uma boa opção de uma receita afrodisíaca, lembrando sempre de não exagerar no vinho.


• Pinhão (*)
Tem uma reputação por todo o mediterrâneo como um dos alimentos mais eficazes para estimular a libido.


• Nozes
Eram usadas por Romanos em rituais de fertilidade e como potencializadoras do desejo para o romance.



• Açafrão
Especiaria vermelho-alaranjada, perfeita no uso com mariscos. Tradicionalmente utilizada na Espanha em pratos com frutos do mar, como a Paella, por exemplo. No Oriente é muito utilizado como estimulante.


• Cardamomo
De acordo com a medicina herbal indiana, pó de sementes de cardamomo fervidas em leite e mel são um excelente remédio contra a impotência.


• Cravos-da-índia
Os cravos-da-Índia são antes de mais nada um excelente digestivo. Na literatura chinesa do século III a.C., os cravos-da-índia eram relatados como um poderoso afrodisíaco. Perduram muitos mitos e tradições que vêem nos cravos-da-índia o poder de despertar o desejo.


• Já o tomate, o alecrim, o ginseng, o hortelã, a catuaba e o amendoim possuem uma substância chamada Feniletilamina, que estimula a sensação de prazer.


Afrodisíaco é também a união perfeita de todos os sentidos – paladar, tato (textura dos alimentos), olfato e também visão e audição. Por isso, prepare um ambiente harmônico para o Jantar, com música romântica, velas, iluminação baixa e uma atmosfera envolvente, aconchegante e mágica.



Alimentos que podem acabar o romantismo

Gorduras saturadas: a formação de placas de gorduras impede a circulação sanguínea, que tem um papel fundamental nas respostas as mensagens sexuais.

Álcool: em excesso desativa as inibições comportamentais, mas esse efeito liberador pode ser anulado pelo seu efeito depressivo. O álcool também tem uma ação semelhante ao hormônio feminino estrogênio. E este pode ter um efeito devastador sobre a masculinidade, causando impotência e retração dos testículos em homens que bebem muito. As bebidas alcoólicas devem ser usadas com moderação, pois apesar de causarem o desejo, roubam a atuação, e em exagero causam perda dos reflexo e sonolência.

Alho e cebola: evite consumir pratos recheados com esses temperos no dia dos namorados para não comprometer o seu hálito, uma vez consumidos fica difícil apagar os seus rastros.

Leguminosas e vegetais fermentescíveis como repolho, brócolis e couve-flor: estes alimentos podem provocar gases e acabar com o romantismo.



(*)Receitas com Pinhão

1) Biscoito de Pinhão


2) Brigadeiro de Pinhão


3) Brownie de Pinhão


4) Farofa de Pinhão




Veja mais sobre Nutrição:

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas