Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

29/01/2007
Desintoxicação alimentar - um aliado da sua saúde

Para começar bem o ano, não há nada melhor do que desintoxicar o corpo, eliminando gordura, açúcar, álcool e outras toxinas que fazem mal ao organismo. Para esclarecer melhor o assunto, a nutricionista Heloisa Piccinato, fala da importância das dietas de desintoxicação e de um bom acompanhamento nutricional para uma dieta saudável.

Rica em alimentos industrializados, como refinados, sais, cafeína e açúcares, providos de aditivos alimentares e gorduras prejudiciais à saúde, a dieta atual ocidental danifica o organismo, causando inchaço, elevando as taxas de colesterol e triglicérides e propiciando o aumento de gordura corporal. Sendo assim, qualquer proposta que leve à escolha de alimentos mais saudáveis, ricos em fibras, vitaminas e minerais, e isentos de aditivos, é sempre positiva. Vale lembrar que qualquer dieta da moda não propõe uma real reeducação alimentar, já que existem vários tipos de dieta de desintoxicação - algumas mais radicais, outras nem tanto.

A dieta de desintoxicação holística baseia-se na medicina ayurvédica e propõe que seja seguida por 21 dias, retirando das refeições todos os alimentos com pH mais ácido, como frutas, açúcares, derivados do leite, farinhas refinadas e carnes vermelhas, dando preferência aos alimentos mais alcalinos, como folhas de cor verde-escuro, carnes brancas e cereais integrais. Com isso, órgãos como o fígado e os rins, trabalhariam com maior eficiência e o organismo ficaria limpo e equilíbrado, levando até mesmo à perda de peso.

Em outras dietas de desintoxicação, também chamadas depurativas, a alimentação deve basear-se apenas em frutas, sucos naturais, vegetais, alimentos naturais não processados, farelos e chás de ervas. No entanto, essas dietas não devem ser seguidas por muito tempo, pois podem comprometer a saúde, uma vez que, geralmente não são equilibradas de acordo com os parâmetros nutricionais e não atendem às necessidades individuais de cada pessoa. Com a finalidade de alcançar os resultados de forma eficiente, consulte sempre um nutricionista, que irá elaborar um cardápio personalizado, de acordo com suas necessidades e seus objetivos.

Por: Heloisa Piccinato - Nutricionista da academia Aquasport






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas