Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

29/05/2013
Conheça os 15 Superalimentos que melhoram a qualidade de vida!

O mercado de produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar está crescendo cada vez mais na América Latina. A nutricionista Thais Souza destaca os benefícios para dos Superalimentos. “Esses produtos apresentam em sua composição muitas vitaminas, minerais, fibras e compostos de ação antioxidante e, por isso, são capazes de ajudar na manutenção do peso, na redução do colesterol, do risco de doenças cardiovasculares e de câncer, ou seja, além de nutrirem o organismo, melhoram a qualidade de vida”.



Conheça os principais Superalimentos e suas funções:

1) Castanha do Brasil
É uma oleaginosa tipicamente nacional e é uma das principais fontes de selênio, sendo que em uma unidade a necessidade diária do mineral já é suprida.
Seus antioxidantes retardam o envelhecimento precoce da pele e previnem o aparecimento de doenças degenerativas.
Suas gorduras insaturadas atuam na redução do colesterol, triglicerídeos e auxiliam na regularização da pressão arterial.
É fonte de cálcio e magnésio, combinação perfeita para uma saúde óssea em dia. Possui em sua composição a vitamina E, que quando em deficiência compromete a função cognitiva, seu consumo adequado auxilia na melhora memória e concentração.


2) Quinua
Cultivada há mais de cinco mil anos na Cordilheira dos Andes, a quinua era chamada pelos antigos incas de “mãe de todos os homens”. Planta oriunda da cordilheira dos Andes foi considerada pela FAO (Food and Agriculture Organization) como ideal para consumo humano por seu alto valor nutricional. Contém boa quantidade de fibras e proteínas de ótima qualidade, sendo considerada superior à de cereais como o arroz, o trigo e o milho.

A quinua possui quantidade considerável de minerais como zinco, ferro, cálcio, potássio, magnésio e manganês e vitaminas B2 e E. Fonte ainda dos ácidos graxos ômegas 3 e 6.

Por ser fonte de fibras e gorduras insaturadas auxilia na regularização dos níveis de colesterol, protegendo a saúde do coração.

“A quinua, além de ser ótima fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, vitaminas, minerais e gordura saudável, contém todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo não fabrica e que são precursores das proteínas: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina e arginina”, afirma a nutricionista Mariana Reis.

“Essas proteínas, formadas pelos aminoácidos, são indispensáveis para o melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares, recuperação de tecidos e células, manutenção dos órgãos, da pele e do sistema imunológico, bem como para a produção de hormônios e enzimas”, destaca a nutricionista. Geralmente, um legume, uma verdura, um cereal ou uma fruta pode apresentar determinado aminoácido essencial em quantidade significativa e ter carência dos demais. A quinua reúne todos.

Outro diferencial do grão é a presença dos aminoácidos metionina e lisina, típicos de alimentos de origem animal como carne e ovos. “Esses dois aminoácidos estão relacionados ao desenvolvimento da inteligência, à rapidez de reflexos e a funções como a memória e a aprendizagem”, observa a nutricionista.

A quinua é livre de glúten, isso significa que os celíacos — pessoas com intolerância às proteínas presentes no glúten ou pessoas com sensibilidade alimentar ao glúten —podem saborear pães, tortas e bolos feitos com a farinha de quinua.

Em relação às calorias, a quinua contém quase a mesma quantidade de calorias do arroz. Cada 100g de quinua crua têm 374 calorias, contra 350 calorias do arroz integral cru. “E por ser rica em fibras - até mais que o arroz integral - , a quinua ajuda a aumentar a sensação de saciedade durante as refeições, melhora o funcionamento intestinal e favorece o controle dos níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue. Ou seja, pode ser um grande aliado para quem quer emagrecer com saúde”, defende o geriatra Eduardo Gomes.


3) Maçã Peruana
É fonte de cálcio e magnésio, minerais essenciais à saúde óssea e por isso pode auxiliar na prevenção e tratamento desta doença.
Fonte ainda de gorduras, como o ácido palmítico e a vitamina E relacionados à formação de hormônios sexuais em nosso organismo, auxiliando no aumento da libido. O zinco é um mineral que aumenta os níveis do hormônio testosterona e a produção de sêmen, sua deficiência leva à falha na ovulação e diminuição do desejo sexual, em mulheres, nos homens, pode causar impotência.


4) Açaí
Por seus antioxidantes tem a capacidade de combater e neutralizar a ação dos radicais livres, prevenindo contra doenças cardiovasculares e circulatórias, câncer, diabetes e Alzheimer.
Algumas pesquisas o papel do açaí no tratamento contra infecção por Helicobacter pylori, bactéria causadora da gastrite, prevenindo o desenvolvimento do câncer gástrico.
Fonte de gorduras insaturadas ajuda a diminuir os níveis de LDL colesterol e controla a pressão arterial.


5) Cacau
Rico em antioxidantes, seu consumo reduz o risco de doenças do coração, diminui as taxas de colesterol e a pressão arterial.
Alguns estudos comprovam que a ingestão de cacau pode melhorar a resistência à insulina em portadores de diabetes tipo 2.
O consumo regular de cacau nos protege contra os danos causados pela poluição e exposição ao sol.


6) Goji berries
São frutas vermelhas, parecidas com uvas, originárias do noroeste da China e do Tibete.

As bagas goji são uma fonte rica de carotenoides beta-caroteno e zeaxantina, que desempenham um papel fundamental em manter a retina saudável.

Tem efeito protetor contra doenças cardiovasculares e inflamatórias. Estimula o sistema imunológico e tem propriedades protetoras contra diversos tipos de câncer.

Ainda devido aos seus efeitos antioxidantes é considerada uma fruta aliada a longevidade.



7) Cranberry
Fruta pequena, de cor vermelho escuro, nativa do leste da América do Norte.

Usada no tratamento de problemas do trato urinário, como: ardência ao urinar, necessidade frequente de ir ao banheiro, dor na parte inferior do abdome.

Também tem a propriedade de inibir a colonização bacteriana na superfície dentária evitando o desenvolvimento de cáries e doenças periodontais.



8) Romã
Os ácidos gálico, elágico e protocatequínico presentes na romã, são antioxidantes que neutralizam os radicais livres que danificam as células, desencadeando o câncer.

A fruta também atua na redução do colesterol e no combate ao envelhecimento precoce.



9) Chia, 10) linhaça, 11) Óleo de peixe
Ricos em omega 3, seu consumo está associado a proteção contra doenças cardiovasculares e também a melhora de funções cerebrais (memória, concentração e desempenho).



12) Soja
Fonte de proteínas de alto valor biológico, fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E e minerais como ferro, cálcio, fósforo e potássio, além de isoflavonas.

Pesquisas demonstram que o consumo de soja reduz o risco de doenças do coração diabetes, osteoporose, alguns tipos de câncer como o de mama, colo do útero e próstata e constipação intestinal. A soja também atua na prevenção da tensão pré-menstrual (TPM) e nos sintomas da menopausa.


13) Spirulina Havaiana
É uma microalga verde-azulada que é rica em proteínas, vitaminas e minerais.

É fonte do ácido gama-linolênico (GLA), que tem demonstrado resultados interessantes no tratamento de artrites, doenças cardiovasculares e obesidade.

Promove a sensação de saciedade, reduzindo o apetite.



14) Chlorella
É um tipo de alga verde, que cresce em água doce.
Sua coloração verde deve-se à grande quantidade de clorofila que possui, tendo a capacidade de eliminar toxinas e metais pesados do organismo.

Seu consumo prolonga a juventude, combate à falta de energia e fadiga crônica, além de fortalecer a imunidade.



15) Geleia Real
Seu consumo é sugerido para manter a saúde e melhorar o funcionamento do organismo.
Por causa dos antioxidantes é que esse tipo de alimento está relacionado ao retardo no envelhecimento, beleza e rejuvenescimento da pele.

As vitaminas do complexo B, presentes na geleia real, atuam na formação de neurônios e auxiliam no combate aos sintomas de depressão. Fortalece também o sistema imunológico.



Quinua na cozinha

Veja a deliciosa sugestão da nutricionista Mariana Reis, utilizando a quinua:


Hamburguer de Lentilhas com Quinua

Ingredientes:

2 xícaras de lentilhas cozidas, escorridas e amassadas
1 xícara de migalhas de pão integral
1/2 xícara de quinua cozida (em água por 20 minutos) e escorrida
1/2 cebola ralada
3 colheres (sopa) de farinha de linhaça
1 colher (chá) de tahine
Farinha de trigo integral
Azeite

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, menos a farinha de trigo. Disponha-a em um prato e passe os hamburgueres nela. Aqueça uma frigideira anti-aderente. Coloque um fio de azeite e frite os hamburgueres, acrescentando gotas de azeite, se necessário.



Veja mais sobre Nutrição em:

Nutrição com Dra. Rosana Farah

Por Dentro dos Alimentos com Dra. Nicole Valente

Nutrição e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg

Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola

Fitoterapia com Dra. Vanderli Marchiori





Serviço:
www.annaaslan.com.br
www.mundoverde.com.br





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas