Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

28/05/2013
Ver TV até tarde ou fazer exercício à noite pode provocar insônia

Situações como trabalhar em turnos alternados, assistir televisão até tarde e fazer atividade física noturna podem levar à dificuldade em conseguir dormir. Entre os distúrbios psicológicos, a ansiedade e a depressão podem ser os responsáveis pela alteração no sono.



Segundo o médico Antonio Carlos Paiva Melo, diretor do Serviço de Neurologia Clínica do HSPE, a insônia é um problema que pode aparecer em todas as fases da vida, com maior incidência após os 65 anos de idade.

“A insônia pode ser transitória, quando o período é menor que um mês, e pode ser resultado de causas psicológicas ou ambientais. Quando a duração é maior que seis meses, geralmente está relacionada às doenças orgânicas”, afirma o médico.

O especialista do HSPE destaca que, associada à fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, atenção e memória e sonolência diurna, a insônia afeta o desempenho físico e intelectual, comprometendo a qualidade de vida do paciente.

O médico explica que o tratamento medicamentoso da insônia deve ser temporário e durar o menor tempo possível. Dentre os remédios usados no tratamento estão antidepressivos, antialérgicos e alguns tipos de sedativos.

Segundo Melo, estabelecer horários regulares de sono, dormir em ambiente adequado com temperatura agradável, com pouca luminosidade e livre de estímulos sonoros ou televisão são dicas úteis para um bom sono.

Ele também recomenda evitar nicotina, álcool e também cafeína, pelo menos de quatro a seis horas antes de dormir. Outra recomendação é não dormir com fome e evitar refeições “pesadas” à noite.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas