Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

25/05/2013
Anabolizantes, um perigo prá saude!































O caso do cantor Netinho coloca os anabolizantes no alvo novamente. Veja aqui sobre eles!


O desejo de ter um corpo musculoso pode se tornar, muitas vezes, um verdadeiro pesadelo na saúde de pessoas que fazem uso crônico de anabolizantes, como é o caso do cantor Netinho, internado na última semana e transferido para a UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Os anabolizantes são vistos como um caminho mais rápido para o ganho de massa muscular, mas também é visto pelos profissionais da saúde como um enorme risco para a saúde física humana.

O que são anabolizantes?

O nosso organismo é formado em essência por reações químicas que constituem o metabolismo. Neste, as reações de síntese são chamadas anabólicas. Estas, por sua vez, são sustentadas por fatores diversos como os hormônios, por exemplo.

Em certas situações patológicas, o processo de síntese deve ser estimulado e, para tanto, podemos utilizar medicamentos que contém derivados de hormônios que pertencem ao grupo químico dos esteroides. Temos então os esteroides anabolizantes ou anabolizantes hormonais que, como citado anteriormente, têm emprego terapêutico específico, estando por este motivo à venda nas farmácias.

Os esteroides anabolizantes, mais conhecidos apenas com o nome de anabolizantes, como o próprio nome diz, promovem o anabolismo, isto é, captam os aminoácidos retirados dos alimentos e os incorporam aos músculos. Pôr esse motivo, são muito procurados pôr atletas ou pessoas que querem melhorar a performance e a aparência física. Possuem vários usos clínicos, nos quais sua função principal é a reposição da testosterona nos casos em que por algum motivo específico tenha ocorrido um déficit.

Não há como discordar que os anabolizantes, vulgarmente chamados de bombas, são a forma mais eficaz de se ganhar massa muscular em um espaço de tempo mínimo. Mas também não é novidade para ninguém os problemas que podem surgir devido ao seu uso, podendo chegar a doses centenas de vezes maiores do que aquelas recomendadas para fins médicos.
Alguns dos principais efeitos do abuso dos esteroides anabolizantes são: tremores, acne severa, retenção de líquidos, dores nas juntas, aumento da pressão sanguínea, HDL baixo (a forma boa do colesterol), icterícia e tumores no fígado. Além desses, aqueles que se injetam ainda correm o perigo de compartilhar seringas e contaminar-se com o vírus da aids ou hepatite.


Além dos efeitos mencionados, outros também graves podem ocorrer:

1) No homem: os testículos diminuem de tamanho, a contagem de espermatozoides é reduzida. Causa impotência, infertilidade, calvície, desenvolvimento de mamas (ginecomastia) , dificuldade ou dor para urinar e aumento da próstata.

2) Na mulher: crescimento de pelos faciais, alterações ou ausência de ciclo menstrual, aumento do clitóris, voz grossa e diminuição de seios.

3) No adolescente: maturação esquelética prematura, puberdade acelerada levando a um crescimento raquítico.


O abuso de anabolizantes pode causar ainda uma variação de humor incluindo agressividade e raiva incontroláveis que podem levar a episódios violentos. Esses efeitos são associados ao número de doses semanais utilizadas pelos usuários.

Frequentemente, os usuários tornam-se clinicamente deprimidos quando param de tomar a droga. Um sintoma de síndrome de abstinência que pode contribuir para a dependência.
Ainda podem experimentar um ciúme patológico, extrema irritabilidade, ilusões, podendo ter uma distorção de julgamento em relação a sentimentos de invencibilidade, distração, confusão mental e esquecimentos.

Além do comércio brasileiro dos medicamentos à base dessas drogas, utilizados ilicitamente, existem dezenas de outros produtos que entram ilegalmente no país e são vendidos em academias e farmácias. Muitas das substâncias vendidas como anabolizantes são falsificadas e acondicionadas em ampolas não esterilizadas, ou misturadas a outras drogas


“O uso destes produtos pode causar diversos problemas de saúde, principalmente hepáticos, e até mesmo provocar um acidente vascular cerebral (AVC)”, comenta o presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ) e coordenador-geral do programa de pós-graduação em acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC), Dr. Márcio De Luna, fisioterapeuta e acupunturista há 29 anos.


MEDICINA CHINESA
A acupuntura tem sido muito eficaz no tratamento de pessoas que sofrem de diferentes problemas de saúde, com resultados comprovados por estudos realizados em diversos centros de pesquisa e universidades de todo o mundo.

“Doenças graves como o AVC, problemas hepáticos e musculares podem atingir os praticantes de musculação, que usam esteroides anabolizantes indiscriminadamente”, comenta Dr. Luna. Segundo ele, a acupuntura tem ajudado a acelerar a recuperação das sequelas e das doenças decorrentes do uso dessas substâncias, além de auxiliar na performance muscular de uma maneira muito mais saudável do que com o uso destas drogas.

“A acupuntura não só contribui para a melhora física, como também equilibra a saúde humana, evitando o avanço de doenças graves como as hepáticas. E isto não é mito, está comprovado cientificamente mediante diversos estudos que são realizados ao redor do mundo por universidades e institutos de pesquisa renomados”, completa Dr. Luna.

Ainda segundo explica Dr. Marcio De Luna, “o caso de Netinho gera uma oportunidade para discutirmos o uso de esteroides e anabolizantes e seus reflexos na saúde humana, e como a acupuntura pode ser eficiente”, completa.






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas