Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

24/05/2013
Pilates pode auxiliar a melhorar a autoestima e no combate à hérnia de disco!


EXERCÍCIO FÍSICO NA TERCEIRA IDADE: PILATES MELHORA AUTOESTIMA DO IDOSO

Com o passar dos anos, você foi perdendo massa muscular e óssea, já percebe que não tem mais a mesma flexibilidade e força de cinco anos atrás, a falta de equilíbrio tem lhe causado algumas quedas, e, mesmo cuidando da alimentação, a gordura corporal só aumenta. É, envelhecer pode não ser fácil, mas é um processo natural e totalmente necessário. É quando todo o corpo se modifica para assumir uma nova fase: a terceira idade.

No entanto, é possível fazer com que todas essas transformações apresentem condições favoráveis para se manter a autonomia e a independência e, nesse processo, a prática de exercícios físicos é fundamental. “Envelhecer não quer dizer que a vida se torna menos saudável. Há pessoas de 60 anos com um condicionamento físico e qualidade de vida melhor do que algumas de 30 anos. O sedentarismo é sem dúvida, um poderoso inimigo para quem deseja uma vida saudável”, diz o fisioterapeuta Vinicius Zacarias, professor de pilates do Zahra Spa & Estética. Segundo ele o método pilates é uma ótima indicação já que pode ser praticado por pessoas de diferentes idades e condicionamento físico, inclusive pelos idosos. Isso é possível porque é uma técnica individualizada que se desenvolve de acordo com as necessidades de cada aluno.

Alívio da dor, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade, alívio do estresse, entre outros, são alguns dos benefícios do Pilates para a terceira idade. A grande vantagem está na melhora da autoestima do praticante, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz. O aumento do equilíbrio corporal também é um grande avanço, já que o idoso tem seu equilíbrio comprometido devido à idade. “Tudo isso sem nenhum risco de lesão corporal, já que Pilates é um trabalho aplicado com uma grande margem de segurança e respeitando os limites de cada um, comenta Zacarias.

Além desses benefícios, o pilates auxilia em outro aspecto muito comum entre os idosos, a incontinência urinária. A perda involuntária da urina se deve ao enfraquecimento do músculo do períneo e musculatura do assoalho pélvico. Durante os exercícios, ocorre o enrijecimento do abdômen, do glúteo e períneo, o que com o tempo, diminui a incontinência. “O Pilates além de prevenir pode ser uma boa opção de tratamento. Através da respiração exercitamos os músculos abdominais, que juntamente com o assoalho pélvico e a coluna formam o que chamamos de ‘Power House’ ou ‘Casa de Força’. O fortalecimento dessa musculatura pode melhorar o controle sobre o fluxo de urina”, explica.

O método Pilates é indicado para todas as pessoas que se encontram entre 8 e 80 anos de idade, sejam flexíveis ou rígidas, mas a indicação só pode ser feita após uma avaliação. “inicialmente o aluno passa por uma avaliação postural e por uma anamnese, onde serão detectados possíveis desvios posturais, desequilíbrios musculares ou dores relatadas pelo próprio aluno, e a partir daí é que será montado um programa de treinamento específico para este aluno com objetivos pré-determinados”, diz o fisioterapeuta.


PILATES também é aliado no combate à Hérnia de Disco!

A dor lombar é um dos problemas mais comuns da sociedade moderna e é objeto de atenção entre especialistas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a incidência de lesões no tronco é muito alta no país e, em geral, de 60 a 80% da população já sofre ou sofrerá de dores na coluna em algum momento da vida. Mas os sintomas, como dores no braço, na perna, formigamento nos pés ou nas mãos, dormência nos braços ou nas pernas, diminuição de força e atrofia de musculatura, podem ser minimizados com exercícios físicos que buscam fortalecer, equilibrar e alongar a musculatura da coluna vertebral, como o Pilates.

Dos cerca de 5,5 milhões de brasileiros que possuem hérnia de disco, doença degenerativa da coluna vertebral, muitos têm recorrido ao método como auxílio na reabilitação. Bastante eficaz no tratamento, tanto a longo como em curto prazo, o Pilates atua em todas as fases da hérnia de disco, proporcionando em cada uma delas a melhora dos sintomas do paciente e evitando a reincidência da doença. Segundo Vinicius Zacarias, durante as aulas são realizados exercícios que seguem os princípios básicos do método, como a contração dos músculos abdominais associado à respiração, que proporcionam a estabilização da coluna lombar e, consequentemente, a diminuição da dor.

Não é à toa que a técnica cada vez mais cresce no Brasil e vem sendo utilizada não só como condicionamento físico, mas também com fim terapêutico. “O Pilates é um condicionamento tanto físico quanto mental e, por ser completo, abrange o nosso corpo de maneira uniforme. Isso acaba por fortalecer, equilibrar e alongar a musculatura da coluna vertebral, trazendo um maior alinhamento e, em determinados casos, trazendo até uma diminuição das tensões existentes. Isso gera um alívio de pinçamentos e compressões dos discos, o que estimula a circulação na região”, explica o professor.

E não há nenhuma restrição quanto à prática regular dos exercícios por quem sofre com a hérnia de disco, seja na fase aguda, subaguda ou crônica desde que sejam orientados por um profissional qualificado. Na fase inicial da doença, ele é geralmente associado a outras técnicas fisioterapêuticas como, por exemplo, a osteopatia e a reeducação postural global (RPG). Na fase subaguda são feitos exercícios com a coluna lombar apoiada no chão ou nos aparelhos, como o reformer e o cadillac, e, progressivamente, incluem-se os exercícios evitando as rotações de tronco e o esforço da musculatura tônica. Já na fase crônica, o método Pilates é de grande importância para tratar as compensações, os encurtamentos musculares, as hipomobilidades, trabalhar a postura e o equilíbrio.

Inicialmente o aluno passa por uma avaliação postural e por uma anamnese, onde serão detectados os desvios posturais, desequilíbrios musculares e as dores relatadas pelo próprio aluno. A partir daí é que será montado um programa de treinamento específico para este aluno, com objetivos pré-determinados e sempre respeitando as restrições ou limitações de cada um”, ressalta Zacarias.

Mente e Corpo em Equilíbrio
O Pilates enfatiza muito o controle da mente sobre o corpo, bem como a suavidade, precisão e harmonia com que os movimentos devem ser realizados. Ele é baseado em seis princípios: respiração, centro de força (power house), concentração, controle, precisão e fluidez.

Respiração
A respiração deve ser sempre coordenada com o movimento e, se adequada, favorece a organização do tronco, a sustentação lombo-pélvica e o relaxamento da musculatura inspiratória acessória dos ombros e do pescoço.

Centro de Força (Power House)
É um conjunto de músculos responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos. O fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético.

Concentração
É a mente que guia o corpo. Deve-se dar atenção e importância a todas as partes do corpo para que o movimento seja realizado com a maior eficiência possível. É a transformação de um pensamento em movimento.

Controle
É o melhor recrutamento da musculatura desejada. Visa um padrão suave e harmônico de movimento. O aprendizado motor dos movimentos também faz parte dos objetivos e benefícios do Pilates e está diretamente relacionado com o princípio da Concentração.

Precisão
Diz respeito ao refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos num movimento, sem gasto desnecessário de energia a partir de contrações inadequadas, sejam elas exageradas ou deficientes.

Fluidez
A fluidez e leveza dos movimentos permitem a utilização apenas da energia necessária para o movimento, sem desperdício. Os movimentos não têm início, meio ou fim. Desta forma, o organismo aproveita a fase concêntrica e excêntrica dos exercícios, resultando num treino equilibrado e funcional e protegendo os tecidos de possíveis desgastes prematuros.


Veja mais sobre o assunto em:
Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas