Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

12/02/2007
TAI CHI CHUAN - meditação em movimento

A prática elimina o estresse, aumenta concentração, melhora a respiração, ativa a circulação sanguinea, evita problemas posturais e trabalha musculatura.

Tai Chi auxilia no tratamento de doenças cardio-vasculares, depressão, câncer, artrite entre outras.

Estudos recentes realizados por médicos americanos, de todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o Tai Chi Chuan é o mais suave e o mais fácil de ser aprendido. Seu poder de rejuvenescimento, tanto físico como mental, tem sido comprovado, pois abaixa a pressão sangüínea, irriga as juntas, estimula a circulação, constrói os músculos, e mobiliza o sistema imunológico. E tudo isso sem estresse ou tensão!! Em toda a China, milhares de homens, mulheres e crianças de todas as idades, se juntam nos parques das cidades todas as manhãs bem cedo para praticar a arte graciosa do Tai Chi Chuan, com o objetivo de melhorar sua forma física e mental. Estudos publicados no Ocidente e no oriente mostram que mesmo sendo um tipo de exercício de baixa velocidade, o Tai Chi Chuan ainda melhora a saúde cardiovascular e a forma das pessoas, além de aliviar os estados depressivos.

Segundo pesquisas a prática do Tai Chi Chuan gera um sentido de paz interior, na medida em que nos concentramos nos movimentos sem nos distrairmos, e os movimentos suaves e fluídos, fazem com que a mente e os músculos relaxem, promovendo a flexibilidade. Esta “meditação no movimento”, conta-se nas lendas, engendra poderes supra- humanos em seus praticantes.

Aqueles que praticam o Tai Chi Chuan consistentemente, tem uma vida diferente, especialmente quando chegam aos 80 e 90 anos de idade. Seus ossos são fortes, não são frágeis. Suas juntas são flexíveis, não sendo doloridas ou rígidas. Suas mentes não divagam; eles permanecem alertas, conscientes e com grande capacidade de concentração. Seu coração é forte e bate calmamente, e seus corpos tem uma grande força interior que previne todas as enfermidades.

O Tai Chi é freqüentemente prescrito como um tratamento, a um grande número de doenças e condições dolorosas. Se você tiver uma artrite por exemplo, o Tai Chi será o seu melhor exercício para alongamentos, pois ele provê a flexibilidade necessária para que as juntas enrijecidas possam se mobilizar novamente com elasticidade. Se você tem câncer, o Tai Chi é ideal porque ele melhora a sua capacidade aeróbica e estimula o sistema imunológico sem prejudicar os radicais livres. Se você sofre do coração, praticando Tai Chi regularmente, não apenas a pressão sangüínea irá se regularizar, mas também, você irá perder peso, e eliminar sentimentos negativos, tais como raiva, frustração e depressão as quais podem desencadear um ataque do coração. E ainda, os movimentos são simples, suaves e fáceis de serem aprendidos. Não exigem habilidades especiais e podem ser executados em qualquer lugar, interior ou exterior, sozinho ou em grupo. Qualquer pessoa pode desenvolver a arte a níveis bastante elevados. Basta uma prática consistente, concentração e um bom professor.

Mais sobre o Tai Chi Chuan

Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa, que ensina defesa pessoal e colabora e muito de forma terapeutica para o desenvolvimento físico e o pisiquico do indivíduo. Existem algumas teorias em relação ao surgimento da prática do tai chi chuan, a maioria acredita que as técnicas foram desenvolvidas por Zhang Sanfeng, utilizando-se de técnicas marciais chinesas já existentes em sua época (entre 1127-1279) aliadas a concepção da supremacia da agilidade sobre a rigidez, da importância do uso do chi (energia interna), de alternação do Yin e Yang, insistindo num trabalho interior, com o exercício de respiração.

Por volta de 1861 destacou-se a família Chen, que desenvolveu as técnicas do Tai Chi Chuan atribuindo o nome de seu clã ao estilo praticado. A família Chen formava uma milícia que lutava contra clãs de bandidos da época.

ORIGEM DO YANG TAI CHI CHUAN

Se a família Chen foi o berço do tai chi chuan, a família Yang foi a principal fonte de propagação do estilo. O estilo Yang Tai Chi Chuan foi fundado pelo grande mestre Yang Lu Shen (1789-1872), que fora discípulo do mestre Chen Changxing da família Chen de tai chi. Grande mestre

Yang Lu Shen ensinou tai chi no exército dos manchus e teve entre seus discípulos diversas personalidades da corte dos Qing. Os três filhos de Yang deram prosseguimento a divulgação do estilo.

Nos anos de 1930 a 1935 registrou-se a introdução do ensino do Tai Chi Chuan em estabelecimentos de ensino secundário e nas escolas de professores de educação física na China.

COMO SE DÁ O APRENDIZADO

Na escola Yang, os movimentos são mais concisos e abertos do que na escola Chen. O ritmo de sua execução é regular, tendo sido suprimidos os movimentos difíceis, abrindo um leque maior na faixa etária de praticantes. Apesar do Tai Chi possuir um excelente caráter terapêutico, é importante; juntar a utilização marcial de cada movimento; pois o fato de conhecer a utilização de um movimento pode ser de grande ajuda para captar-lhe o sentido.

A primeira etapa de aprendizagem; convém mostrar os movimentos a fim de distender os músculos e facilitar a circulação do sangue, beneficiando o relaxamento e aumentando o acúmulo de energia interna.

Numa segunda etapa aumenta-se o poder de concentração nos movimentos e trabalha-se a sensibilidade, os movimentos se tornam por si mesmos menores.

O início de treinamento com exercícios isolados; pequenas seqüências com andadas e a própria forma são realizadas de maneira lenta e seqüencial de maneira que o aluno desenvolva relaxamento do corpo, ao mesmo tempo fortalecimento de músculos e juntas. Desta forma o aluno gradualmente passa a conseguir desenvolver os exercícios de aplicações, contando com a velocidade nos movimentos. As armas são consideradas extensões do corpo e para tal primeiro é necessário um auto conhecimento corporal, por isso são ensinadas em momento posterior.

As armas utilizadas no Tai Chi Chuan podem ser várias; pois como outros estilos, são inclusões no treinamento. As mais comuns são; bastão (curto e longo), facão (Dan do), lança e espada, também se pratica com leque e até com aro vento e fogo.

CONTEÚDO DO APRENDIZADO

Forma Yang Tai Chi Chuan, simplificada; 24 movimentos.

Forma Tradicional Yang Tai Chi Chuan, longa.

Forma que mistura três estilos de Tai Chi Chuan, o Chen, o Wu e o Sun.

Forma de espada simplificada no Tai Chi Chuan da família Yang.

Forma Longa de espada no Tai Chi Chuan da família Yang.

Forma de facão (Dan do) no Tai Chi Chuan da família Yang.

Sete tipos de Tui Sou; exercício de parceiro para desenvolvimento de sensibilidade.

Aplicação para defesa pessoal dos movimentos contidos nas formas.

Exercícios chineses para fortalecimento de tendões, ligamentos, musculatura, sistema nervoso aliados a respiração, permitindo melhor desenvolvimento no aprendizado do tai chi chuan.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas