Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

03/02/0012
Como identificar e tratar a tendinite no ombro?

SAIBA COMO IDENTIFICAR E TRATAR A TENDINITE NO OMBRO
Durante a prática de exercício físico, você começa a sentir uma dorzinha chata no ombro e, de repente, ela piora para uma dor crônica, principalmente, ao movimentar o ombro. Sensação de fisgadas, câimbras e fraqueza ao levantar qualquer objeto são os principais sintomas da tendinite, uma inflamação do tendão que pode acometer regiões do corpo como calcanhares, cotovelos, joelhos, ombros ou pulsos.

Segundo o ortopedista Luiz Alberto Nakao Iha (CRM-SP 111559), formado pela Universidade Federal de São Paulo, médico da Clínica Healthme gerenciamento de perda de peso, a tendinite pode ser o resultado do uso excessivo dos tendões e dos músculos que, consequentemente, provoca inflamação. “A tendinite surge quando ocorre um desequilíbrio na força muscular. Realizar movimentos de forma errada ou levantar pesos além da sua capacidade são as causas mais frequentes”, explica o médico.
O tendão é a estrutura que liga os músculos aos ossos, quando se contrai a musculatura, o tendão puxa o osso e produz o movimento. “E a tendinite é uma inflamação no tendão que, geralmente, pode ser pela sobrecarga do tendão ou pelo atrito entre o tendão e as estruturas ao seu redor”, ressalta o ortopedista.


Fatores de risco
As profissões mais afetadas pelas tendinites de ombro são aquelas em que o indivíduo executa atividades com o braço acima da cabeça como professores, trabalhadores braçais, pintores e esportistas que realizam movimentos de arremesso. Outro fator de risco é a perda de massa muscular e elasticidade dos tecidos que constituem nosso corpo que é natural com o envelhecimento, por isso pessoas com idade acima dos 60 anos podem apresentar o problema devido a esse processo.


Como saber se a dor no ombro é tendinite?
Quem apresenta tendinite no ombro pode sentir dor durante a movimentação da articulação (ao levantar o braço acima da cabeça ou durante a prática de algum esporte) geralmente na parte superior do ombro, ou uma dor atrás do ombro, depois do jogo. “Em casos crônicos, o manguito rotador do ombro pode estar rompido e necessitar de uma intervenção cirúrgica”, destaca o ortopedista.


O tratamento
Pode ser feito inicialmente compressas de gelo, três ou quatro vezes ao dia. Além disso, medicamentos também podem ser utilizados para controle da inflamação e alivio da dor. Já as sessões de fisioterapia irão ajudar a manter ou recuperar o movimento e a força do membro afetado.
Com relação aos exercícios físicos, devem ser moderados e não devem causar dor até a recuperação total do tendão lesionado. A prática de alongamentos e de fortalecimento muscular ira ajudar a prevenir novas lesões.


Livre-se da dor no ombro
É preciso manter cuidado ao realizar movimentos repetitivos. Eles exigem pausas prolongadas, ou seja, é importante parar e alongar para não forçar os tendões e os músculos. Outra dica importante é beber muito líquido, pois ajuda a preservar as articulações.
O ortopedista explica quais os movimentos certos para prevenir a tendinite. “Com os braços soltos faça movimentos circulares para soltar a musculatura e aliviar os tendões nessa área. Logo após, leve o braço esquerdo em direção ao direito com a mão direita pressione levemente o braço até que consiga sentir a musculatura se esticando. Repita esses movimentos três vezes ao dia”, recomenda o médico.

Veja mais sobre o assunto na Coluna de Ortopedia e Saúde com Dr. Roberto Ranzini





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas