Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

08/01/2007
Café da manhã, refeição importante

Que tal começar 2007 diferente se empenhando em tomar café da manhã? Acompanhe este raciocínio: na hora em que despertamos e saímos da cama, em geral passamos uma boa quantidade de horas em jejum absoluto. O estômago normalmente está vazio e, se não dá sinal imediato de fome, irá fazê-lo dentro em breve, sinalizando que o corpo precisa de energia.

Pouca gente consegue seguir a rotina de sentar à mesa e tomar um bom café da manhã. Na prática, a maioria das pessoas costuma mesmo, é fazer uma refeição apressada antes de sair de casa no começo do dia.O cardápio mais comum é café com leite e pão com manteiga, a famosa média e, de vez em quando, uma frutinha. Rejeitar o café pode até aumentar o risco de engordar. Pesquisas comprovam que começar o dia em jejum obriga o organismo a economizar combustível. Resultado: o gasto calórico cai e fica mais difícil eliminar as gordurinhas. Já o hábito de tomar café acelera o metabolismo, ou seja, o organismo passa a queimar mais calorias. Animada? Pois saiba que o cereal matinal tem se mostrado um dos maiores aliados na missão de enxugar medidas. Estudo realizado com 4 mil norte-americanas mostrou que aquelas que aderiram ao alimento queimaram cerca de 10% mais calorias do que as que elegeram outros ingredientes para o desjejum. Ricos em fibras, os cereais demoram mais para ser digeridos, mantendo o metabolismo a mil.

Começar o dia sem suprir minimamente as suas necessidades pela manhã tem alguns desdobramentos.
Com as reservas de energia em baixa, é comum faltar pique para realizar as tarefas ao longo do dia. Por incrível que pareça, muita gente não relaciona a pouca disposição à essa alimentação desequilibrada. É justamente no momento do despertar que precisamos de alimentos que funcionam como combustíveis para o corpo.

Ficar sem comer pode provocar fraqueza, mal-estar e indisposição.
Também restringe a sua capacidade de escolha. Isso mesmo: quem passa muito tempo de estômago vazio chegará perto do horário do almoço sentindo uma fome descomunal. Nessas condições, a tendência é comer o que vier pela frente, sem conseguir controlar o apetite. Uma boa alimentação pela manhã certamente ajudará você a se manter bem até escolher novamente o que deseja saborear. Experimente!

Atitude ideal? Variar os alimentos.
Para um café-da-manhã saudável não pode ficar de fora nenhum grupo de alimentos, só assim garante-se o aporte adequado de nutrientes. Para facilitar a sua escolha, separe os alimentos em grupos de nutrientes e escolha pelo menos um de cada.

Varie os grupos:
Proteínas: encontradas no leite, no queijo, no iogurte, nos ovos e nos frios magros.
Carboidratos: presentes nos pães (prefira os integrais), biscoitos e cereais matinais (musli, granolas, flakes, sucrilhos), bolos, mel e geléias .
Gorduras: encontrados na manteiga, margarina, requeijão, queijos e leite integral.
Vitaminas e minerais: presentes nas frutas e nos sucos.

Um café da manhã equilibrado garante um bom dia e repõe a energia gasta pelo corpo durante o sono. Apesar da aparente inatividade do corpo, os órgãos queimam calorias. Alguns são devoradores de glicose como o cérebro, que queima rapidamente calorias.
Fatores como noites mal-dormidas e poucas horas de sono levam muitas vezes o indivíduo a se abster do desjejum. A razão geralmente é a mesma: acorda-se atrasado para o trabalho ou compromisso. Alguns dizem até que já se acostumaram a não comer de manhã, ou então, quanto muito, bebem um cafezinho e comem um simples pão com manteiga ou margarina.

Alimentar-se pouco nas primeiras horas do dia pode influir no desempenho no trabalho e na escola. A concentração, o nível de inteligência, os reflexos, a clareza de pensamento e até a velocidade com que o cérebro envelhece ficam comprometidos. Conseqüentemente, a soma desses fatores afeta diretamente a capacidade de memorização. Fisicamente, o indivíduo pode sofrer de hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) ou queda de pressão.

Uma alimentação a base de ovos e com bastante gordura também não é ideal para o corpo. Podem suprir parcialmente as necessidades de energia do cérebro, mas prejudicam o corpo. A taxa de colesterol sobe, a gordura saturada aumenta, ocasionando a obesidade, e o risco de doenças cardíacas é maior.

Especialistas recomendam que o corpo consuma 50% de carboidratos no café da manhã para garantir o bom funcionamento e desempenho do organismo e, principalmente, do cérebro.

Se ainda não se convenceu de que vale a pena se render a um copo de leite, uma frutinha ou uma tigela de cereal logo cedo, saiba que um estudo realizado pela Universidade do Colorado e de Pittsburg (EUA) e publicado na revista médica Journal of Obesity Research mostrou que o desjejum é um dos principais hábitos incorporados pelos gordinhos que fizeram as pazes com a balança. Cerca de 80% dos pacientes que perderam pelo menos 13 quilos e mantiveram o peso sob controle por mais de um ano aderiram à refeição matinal todo santo dia.

Portanto, alimente-se bem pela manhã!






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas