Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

12/10/2012
Como escolher o tênis para o tipo de pé?

Você gosta de caminhar? Então, ótimo! Caminhar é um dos melhores exercícios para as gestantes. Ajuda a manter a forma sem sobrecarregar joelhos e tornozelos. Além de ser uma atividade física que pode ser feita durante os noves meses de gestação. Durante a gravidez o corpo da mulher sofre uma série de mudanças, entre elas, a perda de equilíbrio e o aumento do peso corporal. Essas alterações podem gerar desconfortos na base de sustentação do corpo: os pés. Mas, para fazer uma boa caminhada a mamãe deve usar o tênis correto para o seu tipo de pé com o objetivo de evitar dores e lesões.

De acordo com o ortopedista, Dr. Luiz Alberto Nakao Iha (CRM-SP: 111559), formado pela Universidade Federal de São Paulo, médico da Clínica Healthme gerenciamento de perda de peso. Antes de escolher o modelo do seu tênis a gestante deve conhecer os tipos de pisada e saber qual é o seu.

“O tipo de pisada é determinado pelas características anatômicas do indivíduo: tipo de pé (normal, plano e cavo), disposição dos joelhos (varos,valgos), ângulo formado entre o joelho e quadril. Estas características somadas a flexibilidade e com o equilíbrio muscular específico de cada indivíduo fazem com que cada um de nós apresente um determinado tipo de pisada”, explica o ortopedista.

Os pés merecem um cuidado especial. A gestante deve optar pelo modelo de calçado que proporcione um bem-estar. Durante toda a gestação, os tênis ou sapatos devem ser confortáveis e adequados á estação.

“Um calçado inapropriado pode causar diversos problemas na gravidez como, quedas, aumento da força muscular das pernas (aumento do esforço na musculatura dos membros inferiores) e, consequentemente, a fadiga. A má circulação sanguínea local também pode ser prejudicada, o que reflete no retorno venoso (sanguíneo) provocando os inchaços”, ressalta o médico.

Tipos de pisada

A pisada está relacionada às características do sistema locomotor, como a postura corporal. Flexibilidade, equilíbrio, força muscular, tipo de calçado e solo, são fatores que podem alterar o seu tipo de pisada. Basicamente, existem três classificações. Estima-se que 50% das pessoas apresentam pronação, 45% tem pisada neutral e 5% são supinação.

Pisada neutra: pisada uniforme é impulsionada pelos três primeiros dedos dos pés.

“A pisada neutra também começa com a parte externa do calcanhar, o pé rotaciona ligeiramente para dentro durante a movimentação, terminando com a parte da frente do pé inteira tocando o solo”, destaca o ortopedista, Dr. Luiz Alberto Nakao Iha.

Pronação: movimento pela parte interna do calcanhar, apoiando o peso na borda interna do pé. Durante a movimentação, a parte de fora do calcanhar toca o chão e o pé inicia a rotação para dentro e só depois se endireita.

Supinação: impulso do caminhar concentrado nos últimos dedos dos pés. É o oposto de pronação. Durante a movimentação, o calcanhar toca o solo e o pé inicia uma rotação para fora.

Como identifico o meu tipo de pisada?

Emerson Vilela, professor de Ed. Física, especialista em corrida e Colunista do Portal Sentir Bem chama atenção para o seguinte: “evitem os testes em que você pisa numa máquina, fica parado e te dão o tipo de pisada. Não é fidedigno!”

Ele explica, é muito simples:

- quando simplesmente apoia os pés no chão e fica parado, apenas se identifica o tipo de pé: normal, plano ou cavo.

- quando apenas pratica caminhada, sua pisada é de um jeito;

- finalmente, quando corre sua pisada é completamente diferente.

Tanto que a recomendação é que não utilize o tênis que costuma correr, no dia a dia ou simplesmente numa caminhada, pois pode deformá-lo e consequentemente comprometer o sistema de absorção de impacto.

Outra forma de se analisar o tipo de pisada, é olhar o desgaste do solado do seu tênis de corrida:



Vamos analisar a figura acima:

- Se você tem pisada neutra, o desgaste de seu tênis ocorre no extremo do calcanhar e no centro da planta do pé;

- Se sua pisada é pronada, o solado desgasta mais para dentro no calcanhar e na parte interna do pé;

- Se for supinada, seu tênis desgasta mais na borda externa.

Seguem algumas dicas para você achar seu par (de tênis) perfeito:

- procure sempre uma loja especializada em corrida e/ou triathlon;

- bom sistema de amortecimento é mais que fundamental;

- desconfie de produtos muito baratos, não deve ter bom sistema de amortecimento;

- compre sempre um número a mais que está acostumado, isso evita que suas unhas fiquem pretas e consequentemente caiam;

- não compre um tênis sem experimentá-lo;

- leve o mais confortável e não o mais bonito (com a quantidade de opções de hoje, dá para juntar os dois);

- procure sempre ter mais de um par, para revezar e com isso dê tempo do solado voltar a sua forma natural;

- a vida útil de um tênis gira em torno de 400km, a partir daí, o sistema de amortecimento começa a perder sua eficiência.

Já para as mamães não cometerem erros na hora de escolher um tênis, elas devem procurar um especialista para fazer o exame de baropodometria. Esse diagnóstico mapeia a distribuição da carga na sola do pé enquanto a pessoa caminha.

“A gestante irá andar descalça sobre um tapete de borracha que tem a função de mapear o pé enquanto transfere as características ósseas e musculares para o computador. Com essas informações, o profissional consegue classificar a pisada e indicar qual tipo de tênis é ideal para corrigir as possíveis alterações identificadas no exame”, alerta o médico.

Para evitar desconfortos agravantes da gravidez, tais como dores, inchaços e edemas, é aconselhado que as futuras mães optem por um bom par de tênis com suporte para a sola dos pés. Quanto mais larga a base do tênis, melhor, para ajudá-la a manter o equilíbrio.

Veja nossas AULAS

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Cardiologia do Esporte com Dr. Nabil Ghorayeb
Em forma com Pilates com Profa. Danielle Rotondo
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Ortopedia com Dr. Roberto Ranzini
Corrida, com Emerson Vilela
Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão








Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas