Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

27/09/2012
Existe infertilidade psicológica?

A infertilidade é um problema vivido por 8% a 15% dos casais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Estima-se que entre 60 e 80 milhões de pessoas em todo o mundo enfrentem dificuldades para concretizar projetos de paternidade e maternidade. No Brasil, avalia-se que mais de 278 mil casais tenham dificuldade para engravidar.

A questão da infertilidade pode afetar não apenas o indivíduo infértil, mais também a relação do casal, provocando, inclusive a desestabilização das relações do sujeito com seu entorno social.

A importância do fator psicológico e sua influência em vários aspectos da vida do ser humano são bastante conhecidas. Desejar ter um filho e esbarrar na impossibilidade devido a doenças como endometriose ou ainda em fatores como idade e genética produz uma ampla gama de sentimentos como medo, ansiedade, tristeza e frustração, desencadeando, muitas vezes, quadros de estresse e depressão.

Contudo fatores psicológicos ou psíquicos que alteram a qualidade de vida e a harmonia do casal podem interferir no comportamento conjugal e diminuir as chances de engravidar naturalmente. Quando a mulher descobre a sua incapacidade de gerar um bebê significa, para ela, diferentes perdas, tais como: o momento da gestação, a impossibilidade de ver o rosto de seu filho, a continuidade genética, além, é claro, da função materna. Já para o homem, a inaptidão de realizar seu papel procriador associa-se a ideia de impotência, o que, para ele, é bastante constrangedor.

O apoio psicológico é primordial, principalmente para o casal que passa por processo de fertilização assistida. O objetivo é o acolhimento e o esclarecimento de dúvidas e expectativas inerentes ao tratamento e apesar dos momentos de perda gestacional ou quando o tratamento não dá certo.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas