Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

30/08/2012
Alimentos que aceleram o metabolismo!

Prática regular de atividade física e dieta equilibrada são fundamentais para acelerar o metabolismo. Nutricionista e fisiologista Ricardo Zanuto lista 6 alimentos que aceleram o metabolismo. Proteínas magras não podem faltar

O ganho de peso é um grande marcador para saber se o metabolismo anda lento. Cansaço constante, apatia e desânimo também são indicadores de que algo não está bem.

Segundo Ricardo Zanuto, nutricionista e mestre em fisiologia, a forma mais eficiente de acelerar o metabolismo é aumentar a prática de exercícios físicos, proporcionando maior gasto energético. “Atividades aeróbicas são as mais indicadas”, diz.

Zanuto explica que metabolismo é a união entre as calorias que ingerimos (anabolismo) com o que gastamos de energia (catabolismo) no dia a dia. “Para manter o peso adequado é fundamental manter ambos igualados. Já para perder peso, a pessoa precisa, necessariamente, gastar mais do que consome”. Por isso, a prática regular de atividade física é fundamental, aliada, é claro, a uma dieta equilibrada.

Alguns alimentos, de acordo com Zanuto, podem ajudar a acelerar o metabolismo. Proteínas magras, pimentas, gengibre, café, chá-verde e branco, alimentos fonte de ômega-3 são alguns exemplos. Isso acontece porque um dos componentes do metabolismo é o processo de controle da temperatura corporal. Dessa forma, os alimentos termogênicos podem aumentar o metabolismo e o gasto energético do corpo.

“O ideal é que esses alimentos sejam ingeridos diariamente e associados ao exercício e a dieta balanceada, para alcançar os resultados esperados”, ressalta Zanuto.

Confira 6 alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo:

Proteínas:
queijo ricota, ovo, carnes magras, entre outras, são fundamentais para qualquer tipo de dieta que queira acelerar o metabolismo. Quase 20% do valor calórico da proteína é gasto pelo organismo só para digeri-la. Estudos também mostram que a saciedade da proteína se dá de forma mais rápida do que carboidrato e gordura. Pela aceleração do metabolismo, não pode faltar.

Gengibre: chega a acelerar em até 20% o metabolismo. Este efeito acontece por alguns de seus compostos, como o citral, borneol e zingerona, que são de antioxidantes e termogênicos;

Pimentas vermelhas: aumenta a circulação e a temperatura corporal, além de aumentar a secreção de adrenalina favorecendo a lipólise (substância queimadora de gordura);

Café e chá-verde: apresentam alto teor de cafeína, que é estimulante direto da lipólise (mobilização de gorduras de seus estoques para a corrente sanguínea), favorecendo a utilização das gorduras como fonte de energia;

Canela em pó: tem efeito termogênico;

Ômega 3: ácidos graxos ômega 3 são aliados na perda de gordura permanente, por manter níveis saudáveis de açúcar no sangue, inibindo o armazenamento de calorias como gordura e aumentando a produção de calor.






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas