Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

24/08/2012
Triathlon, um desafio!

Hoje em dia o cardápio de atividades físicas é variado. Tem gente que gosta de pedalar. Outros de correr e alguns de nadar. Mas tem um grupo – que está aumentando a cada dia – que gosta e pratica os três esportes, por isto é chamado grupo dos triatletas, ou seja, fazem os três esportes, um na sequência do outro.

Ser um triatleta não é tarefa das mais fáceis. É preciso empenho, dedicação, seriedade e um físico privilegiado. Físico privilegiado? Sim, mais do que isto, pois o esforço é muito intenso. O triatleta, “deve ter um bom desenvolvimento em pelo menos uma das três modalidades. É importante iniciar com duathlon ou biathlon antes de partir para o triathlon propriamente. Uma das partes fundamentais na iniciação é agendar o dia a dia para conseguir cumprir a risca as rotinas de treinamento, sobrando tempo para o ritmo da vida comum que inclui trabalho, família, vida social e o descanso”, explica o professor de Ed. Física, treinador de corrida e Colunista de Corrida do Portal Sentir Bem, Emerson Vilela.

Fazendo a transição

A maioria dos triatletas que não são profissionais, ou seja, que não vivem exclusivamente do triathlon, são profissionais comuns no dia-a-dia e, simplesmente começaram a se dedicar a pelo menos um dos esportes. Inicialmente começaram devagar ou por alternativa de ter que largar o “esporte de origem”. Mas a paixão foi crescendo levando-os à prática séria. Como é o caso de Pedro Lupo, hoje com 44 anos era jogador de vôlei de alto nível, mas acabou migrando também para o triathlon. “Pratico o triathlon desde os meus 23 anos. Fui levado até o esporte por desejar praticar uma atividade completa e que não fosse maçante. Além disso, o triathlon ainda tinha aquela aura romântica do Ironman em que atletas se desafiavam, e também a si mesmos por um ideal. Pouco depois de entrar na academia, passei a frequentar uma outra academia em que havia pessoas que já disputavam provas de triathlon e aí ficou fácil. Mas fui muito cauteloso, pois me formei com 21 anos e só fui começar no triathlon com 23. Fiz isso porque tinha consciência que precisava recuperar a condição física dos tempos que fui atleta de voleibol. Fiz uma boa base para poder então poder treinar especificamente”.

Treino Puxado

O treino diário é puxado. Intercalam-se os treinos de musculação, corrida, bicicleta e natação. Por dia a dedicação mínima é de duas horas e, muitas vezes, duas vezes por dia. Para isto precisam estar com o sono “em dia” e ter uma alimentação balanceada. As orientações de uma nutricionista normalmente são imprescindíveis.

Acima de tudo são importantes o bom senso e o equilíbrio, não ultrapassar os limites do corpo e da vida cotidiana. O importante é buscar o equilíbrio. Acreditar “receita faça tudo com parcimônia”. Isto quer dizer privação. Ou seja, dá para sair à noite, mas não voltar tão tarde. O que não dá é para sair duas vezes por semana ir dormir às 3:00 h da manhã e treinar bem no dia seguinte. Pedro Lupo vai ainda mais além. Seu lema é “escutar seu corpo”, respeitar seus limites.

Quando se fala de rotinas de treinos estas são individuais e deve ser elaborada e acompanhada por um técnico especialista em triatlhon, para melhores resultados e segurança. As variações de intensidade nos treinos devem ser ajustadas de acordo com a condição física atual do aluno e seus objetivos. Existem várias formas para elaboração do treinamento, cabe ao seu professor montar seu treino adequado.

As provas mais concorridas

Atualmente existem muitas provas com distâncias variadas e percursos interessantes. Prof. Emerson explica que depende do regulamento que os organizadores irão programar. Oficialmente encontramos dois modelos de provas.

· Para profissionais:

1.500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida

· Para amadores:

750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida

Se animou em começar? Siga os conselhos do professor Emerson então:

1. O atleta, seja amador ou profissional, está sempre em busca de melhorar seus resultados. O planejamento adequado da periodização é a base para a constante evolução, assim como da manutenção da performance individual no nível desejado;

2. Atenção especial a três pontos:

2.1.hidratação durante os treinos

2.2.competições que podem provocar queda de ritmo ou até abandono de prova se não bem definido previamente quantidade de provas X momento;

2.3.fortalecimento neuromuscular

3. Todos nós temos iguais condições de se tornar um triatleta, basta determinar os objetivos, ajustar seus horários, e seguir a risca as orientações de um profissional da área, tentando aproveitar o máximo dos treinamentos para melhorar o desempenho nas competições.


Veja nossas AULAS

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Ortopedia com Dr. Roberto Ranzini
Corrida, com Emerson Vilela
Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão







Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas