Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

11/08/2012
SAIBA O QUE PODE PROVOCAR O INSUCESSO NOS PROCEDIMENTOS DE FERTILIZAÇÃO IN VITRO

Tempo perdido, disciplina nos horários, injeções, alto investimento, expectativa. Tudo isso passa a fazer parte do dia-a-dia de quem busca a fertilização in vitro como alternativa para a realização de um sonho: ter um filho. Por isso, quando o teste de gravidez indica resultado negativo, ou seja, o embrião ou os embriões transferidos para o útero não implantaram, a frustração é enorme. E os pais querem encontrar uma resposta para o problema. “No entanto, algumas hipóteses devem ser avaliadas, pois podem ajudar a esclarecer problemas menos frequentes que ainda não foram pesquisados”, alerta o ginecologista Joji Ueno, doutor em medicina pela Faculdade de Medicina da USP e Diretor da Clínica Gera. O médico acrescenta que problemas com os embriões, com o útero-endométrio, de endometriose e imunológicos podem causar o insucesso no procedimento.

No caso dos embriões, os problemas podem surgir devido às eventuais alterações cromossômicas que impedem a implantação, mesmo quando eles têm um aspecto próximo à perfeição no dia da transferência. “Isso não significa que tal problema irá se repetir em todos os tratamentos, mas é fundamental considerar que pode ter ocorrido uma seleção natural do organismo materno, que impediu a implantação do embrião não saudável”, explica Ueno. Sempre que há essa suspeita, o casal deve realizar o exame do cariótipo (um tipo de exame de sangue), que identifica anormalidades cromossômicas que estão ‘dormentes’ em cada um deles, e que ao serem transmitidas ao embrião podem causar doenças que impossibilitam o desenvolvimento do bebê.

Também é importante realizar uma avaliação da cavidade uterina antes dos programas de fertilização in vitro, pois isso vai ajudar a afastar alterações como pólipos, miomas ou aderências que podem impedir a implantação dos embriões. “A hidrossalpinge, que ocorre em consequência de um processo inflamatório que dilata as trompas e provoca a formação de conteúdo líquido no seu interior, prejudica o útero dificultando a implantação dos embriões e aumentando a incidência de abortos”, alerta Ueno. Além disso, a dificuldade na transferência dos embriões pode causar traumas no endométrio e atrapalhar a implantação do embrião. Para cada diagnóstico, existem tratamentos específicos com antibióticos, anti-inflamatórios e eventualmente corticoides. A vídeo-histeroscopia com a dilatação do colo ou a dilatação do colo uterino isolada também beneficia um nova tentativa que, preferencialmente, deverá ser realizada com sedação. “A transferência embrionária sob a visão do ultrassom é positiva, pois permite ao médico observar o trajeto do cateter em direção à cavidade uterina”, diz o médico.

Vale ressaltar que a endometriose pode atrapalhar o resultado de gravidez mesmo nos programas de fertilização in vitro. E a doença causa infertilidade por uma série de efeitos, entre eles, porque influência os hormônios no processo de ovulação e na implantação do embrião; altera a prolactina e as prostaglandinas, que agem negativamente na fertilidade; causa alterações imunológicas; interfere na receptividade endometrial que, devido ao problema, sofre a ação de substâncias que atrapalham a implantação do embrião; e interfere no desenvolvimento embrionário podendo elevar a taxa de aborto.

Por fim, estão os problemas imunológicos que podem causar insucesso na fertilização in vitro e abortos de repetição. “Alguns autores acreditam que muitos casos de falha são, na verdade, abortos muito precoces que, após um período curto de implantação embrionária, não chegam a ser detectados nos testes de gravidez, não evoluem e são eliminados”, comenta Ueno. Porém, os resultados positivos após a terapia com vacinas costuma encorajar os casais para esse tipo de tratamento, mas a sua utilização é polêmica.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Urologia e Saúde com Dr. Antonio Otero Gil






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas