Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

18/12/2006
Como recuperar a pele depois do sol

O verão sempre deixa marcas e além das agradáveis recordações, pode deixar ainda manchas, "descascados" e até mesmo a pele ressecada. Aí é hora de tomar as devidas providências para mantê-la sempre hidratada e saudável.

Nestes casos, esfoliação e hidratação são as palavras de ordem para recuperar a beleza e maciez do corpo e, principalmente, do rosto que é uma região mais delicada. Segundo o cosmetólogo e mestre em Dermofarmácia e Tecnologia de Cosméticos, Marcelo Schulman, a desidratação da pele nessa época do ano é muito comum. "Como o organismo perde mais água do que repomos, a pele vai ressecando e as células da superfície vão descamando, provocando o ressecamento e a aspereza", completa Schulman.

As manchas, além de provocadas por agentes químicos, podem surgir também em conseqüência de alguma disfunção do organismo. "À medida que a pele é exposta ao sol, fica mais morena, alterando seu pigmento natural na camada superficial, devido ao processo que as radiações ultravioletas A e B desencadeiam no organismo", explica o especialista. Conseqüentemente, a pele poderá apresentar uma coloração irregular que dará origem às tão famosas e indesejáveis manchas de sol.

Três passos são fundamentais para suavizar tais marcas e proporcionar uma cor uniforme, além de hidratar a pele: higienização, esfoliação e hidratação, esta com proteção solar sempre. Vale lembrar que a escolha do produto mais adequado para cada tipo de pele é importantíssima para obter um resultado positivo nos cuidados de estética.

- Higienização: elimina as impurezas e resíduos que podem ficar na pele. É fundamental realizar o processo de higienização com uma emulsão não muito oleosa, à base de extratos vegetais.

Dica: Sabonete Calmante Vita Equilíbrio

- Esfoliação: o ideal é aplicar um peeling à base de microesferas de polietileno para eliminar as células mortas e as asperezas.

Dica: Peeling de Laranja da VitaDerm para regiões mais ásperas como joelhos, cotovelos e pés

- Hidratação Profunda: deve ser realizada com cremes hidratantes à base de uréia, vitaminas A, C e E e Filtro Solar.

Dicas: Vita C Hidra Complex - FPS 8, Mousse Facial FPS 20, Hidrogel Facial FPS 15.

Se as manchas persistirem, o mais aconselhável é evitar a exposição solar até que a pele volte à cor natural, além de procurar um profissional de estética ou um dermatologista.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas