Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

00/00/0000
Exercício bom é aquele para sempre

O custo humano é grave. Na América, o custo anual estimado pelas indústrias fruto da combinação de faltas no trabalho, despesas com saúde, aumento de seguros e diminuição da produtividade é de U$ 75 bilhões aproximadamente. O custo de doenças cardíacas relacionadas ao estresse chega a cerca de U$ 30 bilhões. Mas o estresse não é apenas um problema das pessoas que vivem num ritmo acelerado. Os que sofrem de monotonia excessiva, tédio ou frustração devido a uma pequena quantidade de desafios também ficam doentes com frequência. Qual a solução? Como conquistar uma vida saudável? Como se sentir com mais disposição e ficar longe de doenças? Anote a receita que você precisa seguir para conquistar estes objetivos: "alimentação balanceada + atividade física"!

Muitas pessoas creem que somente a alimentação equilibrada basta para chegar à vida saudável - e então se preocupam apenas com o que vai ao prato. No entanto, se a dieta não estiver aliada a qualquer tipo de atividade física, a busca por uma vida saudável estará prejudicada.

Para aliviar essas tensões do dia a dia, dentre outras formas, indica-se caminhada, corrida, natação, bicicleta que aumentam a resistência e produzem duas substâncias: beta-endorfina e serotonina, que queimam o excesso de adrenalina e trazem a tranquilidade de volta.

Também a atividade física é coadjuvante na produção de uma fração do colesterol (o colesterol "bom") e também auxilia no metabolismo de diversos nutrientes, presentes nos alimentos. Além disso, ela ainda ajuda a evitar os indesejáveis "pneuzinhos" e fortalece o sistema cardiovascular.

E atividade física não significa apenas a malhação das academias: no seu dia-a-dia você pode incorporar atividades bem simples, que farão seu corpo trabalhar e o ajudarão a conquistar uma maior qualidade de vida.

Mexa seu corpo!

O sucesso ou fracasso de qualquer programa de exercícios está diretamente relacionado à motivação de seus participantes. Os indivíduos altamente motivados continuarão se exercitando indefinidamente, mesmo quando sofrerão alguma lesão. As pessoas pouco motivadas (ou deprimidas) terão grande dificuldade em aderir ao programa de treinamento. As atividades físicas devem se constituir num objetivo para toda a vida e, consequentemente, a motivação apropriada representa um fator crítico para a continuidade para a participação no programa. Mas como motivá-las? INFORMAÇÃO: Um dos principais aspectos que auxiliam no desenvolvimento da motivação é a educação adequada aos participantes sobre por que a prática regular de exercícios deve representar um componente importante em seus estilos de vida. Filmes, livros, panfletos, seminários, palestras, oficinas e discussão em grupos são todos excelentes métodos para auxiliar os indivíduos na compreensão da importância de uma atividade física realizada regularmente.

PRAZER: Um segundo fator, igualmente importante, seria envolver os praticantes numa atividade que lhes dê prazer e os auxilie a aprender como desfrutar dos exercícios que lhe trariam os maiores benefícios e despertariam seus interesses. Não é apenas, a corrida, por exemplo, que traz benefícios.

ROTINA: Também para facilitar a adesão a um determinado programa de exercícios inclui o hábito de se exercitar regularmente no mesmo horário, como parte de uma rotina fixa, incorporar ao seu dia a dia, assim como você trabalha, dorme, etc.

GRUPO: Estudos mostram que os programas de exercício realizados com um(a) parceiro (a) ou em grupo, parecem estar associados a um menor índice de desistência, em comparação aos realizados individualmente. A companhia e o fato de saber que há outras pessoas esperando representam um excelente fator de motivação para o comparecimento às atividades físicas.

ACOMPANHAR MELHORIAS: E, por último, testes simples, a serem administrados em bases regulares, também representam fatores de motivação, uma vez que representam uma maneira de constatar os progressos. feitos.

Conheça mais exemplos simples de atividades físicas e a frequência com que elas precisam ser praticadas. Coloque em prática as dicas e sinta a diferença a cada dia.

De 2 a 3 vezes por semana
- Atividades de lazer (como futebol, basquete ou boliche).
- Atividades de flexibilidade e força (musculação, ioga, alongamento, flexões).

De 3 a 5 vezes por semana
- Exercícios aeróbicos (caminhada rápida, ciclismo, natação, jogging).
- Exercícios de recreação (dança, caminhadas, trilhas).

Diariamente
- Passear com o cachorro, procurar caminhos mais longos, usar escadas em vez de elevador.
- Deixar o carro na garagem e caminhar quando você precisar ir a locais próximos.
- Trabalhar no jardim de sua casa.

Dicas importantes

Reduza seu tempo em frente à televisão, assim como as brincadeiras diante do computador ou do videogame. Tente também não permanecer sentado por mais de 30 minutos - faça tudo para afastar de você o "fantasma" da vida sedentária.

Uma boa caminhada, um passeio com seu bichinho de estimação, a brincadeira mais agitada com os filhos ou o futebol com os amigos são exemplos práticos de atividades físicas. Simples, não é?

Além disso, lembre-se sempre de respeitar os limites de seu corpo, para evitar lesões e outras complicações. Combinando as atividades com uma boa alimentação, em pouco tempo, você vai sentir que sua vida está bem mais saudável!

Veja nossas AULAS

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola
Corrida, com Emerson Vilela







Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas