Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

02/07/2012
Chia pode ajudar no emagrecimento!

Semente de chia é sinônimo de corpo saudável e livre de gorduras indesejadas

Nestes dias frios, algumas comidas ficam ainda mais apetitosas e passam a fazer parte da rotina. Não há quem resista a fondue, pizza, sopa, queijo e vinho e, até mesmo, feijoada. Com as temperaturas baixas e o clima propenso a ficar em casa, as pessoas exageram em comidas pesadas e deixam de ir à academia alguns dias, o que pode causar aumento do colesterol e indesejado ganho de peso.

Originária do México e Colômbia, a semente de chia é rica em fibras e auxilia no emagrecimento. Essa herbácea impede a absorção de gorduras durante a refeição, dá sensação de saciedade, pois possui aminoácidos essenciais como metionina e fenilalanina e, também, tem fibras dietéticas que dão a sensação de plenitude no estômago.

Rica em ômega 3, vitaminas C e do complexo B, zinco, potássio, cálcio, fósforo e cobre, a chia é um excelente antioxidante, melhora a glicemia, repõe o ferro e estabiliza a coagulação. Além disso, é rejuvenescedora, antienvelhecimento, ajuda na hipertensão arterial, no aumento de colesterol bom, no diabetes, nas doenças do coração e ainda combate à obesidade devido às propriedades anti-inflamatórias do ômega 3.

É recomendado, em geral, o consumo de duas colheres de sopa ao dia durante as refeições. Pode-se adicionar ao iogurte, leite, saladas, sopas, arroz, feijão e nas preparações como pães, bolos, tortas e massas, em forma de grão ou farinha. Também pode ser manipulada em laboratório.


Semente auxilia no processo de emagrecimento, regula o funcionamento do intestino, faz bem para o coração e para a pele

A Chia ajuda a promover a sensação de saciedade, no funcionamento intestinal, além de desintoxicar.

A semente de Chia também é um bom alimento para celíacos, pois não contém glúten, contribui para o controle do nível glicêmico no sangue, e beneficia pessoas que têm intolerância à lactose, por ser uma excelente fonte de cálcio. Pelas suas propriedades antioxidantes, a Chia ajuda ainda no combate aos radicais livres, moléculas que participam do processo de envelhecimento. Por conter ômega 3, ela proporciona ação protetora para o cérebro e coração.

Fácil de consumir, a chia não precisa ser triturada ou moída. Os grãos podem ser adicionados a outros cereais, ao iogurte, salada, refeições ou a uma bebida de preferência, como sucos ou leite de soja.

Alguns alimentos podem ajudar a suprir a carência de fibras na alimentação. É o caso da Chia que possui alto teor do componente. Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o brasileiro consome, em média, 15,7grs de fibras por dia, enquanto a recomendação do Ministério da Saúde (link: http://sentirbem.uol.com.br/index.php?modulo=canal_direto ) é a ingestão diária de 25 grs. As fibras melhoram a absorção de alguns nutrientes, estimulam a mastigação e a saciedade, agindo no processo de digestão, no bom funcionamento do intestino e atuando como importantes coadjuvantes no processo de emagrecimento.

“No estômago, as fibras absorvem água e formam um gel, que, além de provocar sensação de estômago cheio, auxilia no tratamento e prevenção de doenças como as cardiovasculares, a diabetes e a hipercolesterolemia, pois parte da glicose (açúcar) e o excesso de gordura são retidos na fibra e, posteriormente, eliminados no bolo fecal”, afirma Flavia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde.

De acordo com Flávia, uma colher de sopa de chia tem, aproximadamente, 4,5g de fibras..

A semente pode complementar a dieta vegetariana, pois é rica em proteína - essencial no crescimento e desenvolvimento. O teor deste nutriente na semente impressiona se comparado a de cereais como o milho, o arroz, a aveia, a cevada e o trigo. Os componentes da semente apresentam boa digestibilidade e valor biológico. Por esses motivos, ela enriquece a alimentação de crianças, adolescentes, gestantes e praticantes de atividades físicas.

Não há contraindicações para o uso da semente, mas é importante lembrar que em excesso pode causar diarreia, uma vez que é uma fibra e acelera o metabolismo e o trânsito intestinal. Para alcançar o emagrecimento ideal, é imprescindível o acompanhamento de um especialista e a prática de atividade física diária.

Serviço:
* Dra. Sylvana Braga

www.sylvanabraga.com.br e www.mundoverde.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah, Por Dentro do Alimento com a Nutricionista Nicole Valente e Pediatria com Dr. Mauro Fisberg







Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas