Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

31/07/2012
Homens: saibam como entender melhor as mulheres em sua intimidade

Cada vez mais os homens estão se preocupando com o padrão de beleza que as mulheres precisam “seguir”: seios fartos, corpo magro, cabelos lisos e um bumbum arrebitado. Mas eles dão pouca importância a um aspecto essencial para a felicidade do casal: a saúde intima. “Basta um descuido para a mulher apresentar uma irritação, ardência e infecção na vagina, refletindo na vida sexual dos dois”, diz à psicóloga, sexóloga e coordenadora do Projeto Ambsex, Carla Cecarello.

O órgão sexual feminino tem dois canais: o da vagina, parte do aparelho reprodutor, e o da uretra, por onde a mulher urina. Estes canais são pequenos e fáceis de infeccionar, por isto, é muito importante mantê-los higienizados e desobstruídos para preservar a saúde íntima da mulher. “Recomendo sempre que as mulheres durmam sem calcinha, pois a vagina é um local úmido que precisa de ventilação. No dia a dia, com o uso de calças jeans e roupas sintéticas, não circula ventilação e a vagina fica abafada, facilitando a proliferação de bactérias e fungos”, explica a sexóloga. “A maioria dos homens acha que quando a mulher está indo se deitar sem calcinha é porque quer sexo. Pode até ser. Mas essa atitude também é questão de saúde”, acrescenta.

Não ficar com biquíni molhado, evitar calcinhas apertadas, usar roupas leves, como saias e vestidos, evitar banhos muito quentes, alimentar-se bem e usar sabonetes neutros para higiene íntima, também são dicas importantes para as mulheres. Essas recomendações servem para evitar a candidíase vaginal – um fungo que se prolifera com o excesso de umidade e abafamento do local – e constitui na causa mais frequente de infecção nos genitais, atingindo 75% da população feminina. “Ela provoca ardor, coceiras, dor durante a relação sexual e a eliminação do corrimento vaginal. A mulher se sente muito incomodada acarretando em muitos casos na diminuição da vontade de ter relações sexuais”, explica a especialista.

Carla Cecarello lembra que sempre depois de uma relação sexual a mulher precisa fazer xixi, pois o canal da uretra pode ficar obstruído (entupido) com as secreções da lubrificação da própria mulher ou de seu parceiro. Ela indo ao banheiro desobstrui o canal e corre menos risco de pegar infecções urinárias. “Muitas mulheres, após o sexo entram no banho ou apenas utilizam lenços umedecidos para higienizar a região, mas esquecem de urinar. Assim, o canal da uretra pode obstruir e o ardor e a dificuldade para urinar começam a incomodar”, informa a sexóloga.

Além desses cuidados, a especialista ressalta que a mulher passa por períodos importantes de sua vida, sempre ligados às taxas hormonais, como a gravidez, pós-parto, menstruação, menopausa, dentre outros. Nestes casos o homem precisa ser mais compreensivo e perceber que a mulher necessita de um parceiro mais afetivo e menos sexual. “No período de menstruação, a mulher fica mais inchada, com os seios doloridos e mais abalada emocionalmente. O que não quer dizer que ela não quer sexo, mas o homem deve ter mais cuidado ao tocá-la, pois ela está sensível”, conclui Carla Cecarello.

Dicas para sua parceira:

· Usar preservativo na relação sexual para evitar doenças;

· Não lavar a calcinha com sabão em pó e sim com sabão de neutro ou de coco;

· Não lavar a calcinha e deixar no box do banheiro pendurada para secar, pois com a umidade do box, aumenta o risco de proliferação de fungos;

· Usar calcinhas de algodão;

· Evitar calcinhas apertadas;

· Usar roupas adequadas para ventilação da região íntima;

· Não emprestar calcinhas, biquíni ou toalhas de amigas;

· Lavar a calcinha adequadamente para evitar proliferação de fungos;

· Evitar absorventes perfumados, pois podem causar alergias;

· Trocar constantemente o absorvente interno, pois pode haver proliferação de bactérias;

· Dar preferência aos papéis higiênicos brancos e sem perfumes. Os coloridos e perfumados podem causar alergias;

· Evitar banho muito quente, pois isso pode irritar a mucosa vaginal;

· Consultar um ginecologista sempre que perceber alguma irregularidade.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Saúde Feminina com Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão e Urologia e Saúde com Dr. Antonio Otero Gil





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas