Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

26/07/2012
Dietas “detox” emagrecem com saúde?



Elas são sucesso em todo mundo. Por isso, já é possível encontrar nas farmácias de manipulação, desde que com indicação profissional, sucos, sopas e shakes detox com componentes naturais que limpam o organismo, ajudam a perder peso e até estimulam a produção de colágeno.

Ao ver celebridades nacionais e internacionais exibirem corpos bonitos e com silhueta fina, logo se imagina o acompanhamento de uma bela clínica estética ou um renomado cirurgião plástico. São, de fato algumas variáveis, mas nem sempre as preferidas. As dietas detox, por exemplo, estão em alta e tem feito a cabeça e o corpo de muita gente. E quem pensa que só as famosas podem ter acesso, está enganado.

Basicamente, a dieta detox tem como finalidade primordial retirar substâncias tóxicas de dentro do organismo, que podem ser geradas pelo corpo, resultado das reações de metabolismo ou ainda devido a agentes externos, como agrotóxicos e aditivos químicos. O acúmulo desses agentes nocivos pode causar danos às células devido ao aumento da produção de radicais livres e até mesmo o surgimento de substâncias cancerígenas.

"O processo de desintoxicação começa pela mudança na dieta, quer dizer, com a retirada de todos os alimentos industrializados e com química. Portanto, evite refrigerante, bebidas alcoólicas e qualquer alimento com corantes na composição. Prefira os alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras, preferencialmente orgânicos, além do azeite extravirgem e especiarias como o coentro", ensina Anelise H. Leite Taleb, Farmacêutica.

O benefício do emagrecimento e a sensação de bem-estar, na verdade, são consequências. A dieta detox tem a função de eliminar as toxinas do organismo, sobretudo no fígado, onde elas mais se depositam, e no intestino, que muitas vezes, perde parte de sua funcionalidade em razão do acúmulo dessas substâncias. Para quem não tem muito tempo a perder e até mesmo não sabe por onde começar, a farmacêutica lembra que há opções de produtos que se adaptam perfeitamente a rotina da sociedade moderna, como os shakes, sucos e sopas detox.

Segundo a especialista, eles podem oferecer todos os benefícios para limpar o organismo e, por consequência, ajudar no emagrecimento, pois são formulados com componentes naturais, extraídos de frutas, cereais, folhas verdes etc que proporcionam limpeza no organismo, ação antioxidante, produção de colágeno, controle do peso, dentre outros benefícios.

Algumas farmácias de manipulação já possuem as formulações detox prontas. "Há sucos de laranja e frutas vermelhas, sopas de mandioquinha e o Shake no sabor morango e chocolate. Independente da escolha, eles devem ser consumidos de quinze a vinte e um dias, ingerido entre as refeições. O Shake ainda contém os ativos Cell Slim e Cell Drain, potentes aliados no tratamento contra celulite", comenta Anelise. A especialista também recorda que, para adquirir qualquer uma dessas formulações, é imprescindível a prescrição do médico ou do nutricionista.

Serviço:
www.tave.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola
Nutrição com Dra. Rosana Farah







Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas