Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

29/06/2012
Exercícios que favorecem o sono!

Uma pesquisa recente realizada pela Universidade Federal de São Paulo, registrou que praticar alguma atividade física pode aumentar em 37% o ciclo do sono daqueles que sofrem de insônia crônica. Isso porque o organismo acostumado com a prática diária de exercícios facilita o sono prolongado em fases mais profundas, o que possibilita um descanso maior e aumento da disposição para o dia seguinte.

Segundo Rodrigo da Silva, uma boa noite de sono melhora as funções cognitivas. “É preciso suar a camisa para ficar em paz com o travesseiro. O ideal é praticar exercícios moderados”, afirma. Pessoas que se exercitam mais conseguem dormir melhor e ficam mais atentas durante o dia. Com a atividade física, o corpo libera endorfina, substância fundamental para dormir melhor. Dessa forma, a pessoa permanece durante mais tempo na etapa mais profunda do sono, recuperando o cansaço físico do corpo.

O período de sono considerado necessário para garantir disposição e bem estar no dia seguinte é de 8 horas. Porém, para a maioria das pessoas as noites de sono duram bem menos. Quem dorme pouco, geralmente, é também mais agitado e pode apresentar sintomas de depressão. Além disso as noites mal dormidas podem trazer consequências como cansaço durante o dia, sonolência, irritabilidade, falta de atenção e até redução da memória.

Para as boas noites de sono, Rodrigo dá dicas de exercícios que irão ajudar a aliviar os efeitos da insônia. Exercícios combinados muscular/aeróbio são bons para ter uma recuperação na hora do sono:

Para Pernas/ Glúteos
3 séries de agachamento ou Leg Press de 15 rep., logo após 2 minutos de algum aparelho de cardio.

Para Peitoral/Tríceps
3 séries de supino reto ou inclinado de 15 rep., repetir o intervalo com aeróbio pode ser o mesmo aparelho de cardio ou variar fica a critério do(a) aluno(a).

Para Costas/Bíceps
3 séries de puxada alta(costas) de 15 rep., repetir o intervalo com aeróbio pode ser o mesmo aparelho de cardio ou variar fica a critério do(a) aluno(a).

Para Abdominal
3 a 4 séries de abdominais no solo com variação(pés no chão/pés no alto/alternar os lados/alternar braços c/ pernas).

Serviço:
www.smartfit.com.br





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas