Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

27/11/2006
Emagreça para o verão, ainda dá tempo!

A cada primavera que finda, começa para milhares de mulheres e homens a escolha da dieta ideal para ficar em forma para o verão. Embora a melhor opção seja aquela recomendada pelo médico – que levará em conta a rotina, o ritmo e os anseios de cada pessoa – deve-se conhecer os alimentos que contribuem para que a dieta seja bem sucedida.

Alguns alimentos que ajudam a controlar a fome e a manter a sensação de saciedade cumprem um papel indispensável e devem ser adotados diariamente. Nessa categoria estão a soja e todos os produtos derivados da proteína de soja – que, além de ser altamente nutritiva, ainda é composta por 22% de fibras, responsáveis pela melhora da digestão e por “adiarem” a fome.

Os alimentos ricos em proteína de soja têm baixo índice glicêmico e também proporcionam mais saciedade, por se tratar de um tipo de proteína de alta qualidade e com baixo índice de gordura

Redução da fome

A ingestão de alimentos com baixo índice glicêmico faz reduz a sensação de fome nos intervalos das refeições. Segundo estudo conduzido no Canadá, na Universidade de Toronto, em 1991, é necessário introduzir esses alimentos nos intervalos, especialmente entre o café da manhã e o almoço – horário em que se sente mais fome. Daí a importância dos lanchinhos entre cada refeição principal. A curva da fome vai manter-se menos acentuada com lanches que incluem frutas (fibras e água) e alimentos como bebidas à base de soja (proteínas) e barrinhas de cereais com soja (proteínas e fibras).

Em 2005, outro estudo feito na Universidade de Kentucky com 91 pessoas obesas submetidas a dieta de 1.200 calorias diárias concluiu que aqueles que trocaram parte das proteínas animais pela ingestão de proteína de soja, além de terem diminuídos os índices de LDL (o mau colesterol), perderam 9,1% do peso, frente a 7,9% dos demais (que seguiram ingerindo apenas proteínas animais, com leite), logo nas primeiras seis semanas.

10 dicas para um corpo pronto para o biquini no verão

- Sempre comece o dia com um bom café da manhã. Proteínas devem ser de 25 a 33% do total de energia consumida no café da manhã ou cerca de 15 a 30 gramas, para a maioria das pessoas. A proteína não só dará mais energia, mas ajudará a reduzir a fome entre as refeições.

- Beba oito copos de água todos os dias. Água é essencial para manter o processo de queima de gorduras de maneira eficiente. E mais, beber água manterá você saciado e reduzirá a vontade de beliscar durante as refeições.

- Combine uma dieta saudável com exercícios físicos para assegurar que sua perda de peso é de gorduras e não de músculos. Comece com 3 períodos de 20 minutos por semana. A intensidade que você se exercita depende do seu nível de condicionamento. Se você está parado há muito tempo, comece com uma caminhada leve ou a bicicleta ergométrica. Seu objetivo deve ser uma hora de atividades físicas por dia.

- Tente cortar a ingestão de 300 a 500 calorias por dia, para iniciar a dieta. Uma redução maior, drástica de calorias, pode deixá-lo com fome e acabar com suas reservas de energia – dois sinais de que sua dieta está sendo muito extrema.

- Implemente uma mudança no estilo de vida para perder peso e mantê-lo. Por exemplo, estacione seu carro longe e vá andando para o escritório ou faça uma caminhada após o jantar, ao invés de ir direto para sua cadeira predileta. Também ajuda: comer devagar e tentar evitar refeições na mesa do escritório ou em frente à TV. Ao comer devagar, você se sentirá satisfeito antes e ao comer fazendo outras coisas ao mesmo tempo, fará com que você se distraia da quantidade que você está ingerindo.

- Incorpore fontes de proteína com baixo teor de gordura em cada refeição (por exemplo soja, leite desnatado, frango sem pele, carne magra). Tanto as proteínas, quanto as fibras, mantém você satisfeito e diminuem a oscilação do açúcar no sangue durante o dia, deixando você mais energizado.

- Limite os carboidratos como batatas, massas, pão branco e arroz branco. Procure alimentos integrais que são também uma boa fonte de fibras.

- Tente consumir menos de 30% das calorias em gorduras. Para uma dieta de 1500 calorias, isso pode significar 55 gramas de gorduras pro dia. Escolha alimentos que contenham gorduras “saudáveis” como amêndoas e frutas secas, pasta de amendoim, peixes e todos os alimentos à base de soja. Limite a ingestão de molhos, cremes e caldos gordurosos.

- Tudo bem ser indulgente de vez em quando, dando-se um prêmio pelo bom trabalho feito. Lembre-se que você está em um longo percurso e premiar a si mesmo uma ou duas vezes por semana, pode ajudá-lo a manter-se no programa.

- Durma! Pesquisas mostram que pessoas que dormem menos que sete horas por noite são mais propensas a ganhar peso.

Fonte: Prof. Gregory Paul, diretor de Nutrição da The Solae Company





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas