Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

22/06/2012
Exercício só no final de semana?

Fazer exercício sem preparação e concentrado todo em um dia só da semana, não traz benefício e ainda prejudica o organismo. Quem ainda acredita ser possível conseguir algum benefício físico com a corridinha no parque ou o futebol despretensioso com os amigos só nos finais de semana, atenção: concentrar todo o exercício que deveria ser feito paulatinamente em um ou dois dias pode levar a um acidente cardiovascular.

O organismo está pronto para se adaptar aos poucos ao exercício. Após cada série, há uma queda no metabolismo e, com o descanso, um retorno das funções normais. Com a frequência da prática esportiva, o metabolismo vai ficando "mais forte", funcionando mais rápido e de maneira mais eficiente do que antes (do início do exercício) para compensar futuras quedas. Para chegar a esse ponto, estudos indicam que o ideal é manter uma atividade física de três a cinco vezes por semana. Se a atividade realizada mantiver uma "janela" de uma semana entre as suas repetições, não vai haver nenhum tipo de melhora. Pior ainda, o "atleta" estará impingindo ao seu organismo um esforço ao qual ele não está acostumado, sobrecarregando músculos, articulações e o sistema cardiorrespiratório.

Pessoas com mais de 40 anos, que nunca fizeram exercícios e têm pelo menos dois fatores de risco para problemas cardíacos (como ser fumante e obeso) obrigatoriamente devem procurar um especialista antes de desenvolver qualquer atividade física. Quem não pertence a esse grupo deve, de qualquer maneira, se conscientizar de que não vai obter nenhum benefício dos exercícios sem empenho e constância.

A receita é sempre frequência na atividade e alimentação balanceada. O Sentir Bem dá todas essas dicas, fique sempre ligado!

Por acreditar que determinados hábitos tornam a atividade mais divertida ou eficaz, cometemos erros que atrapalham o exercício e comprometem o nosso corpo.

Por isso, atenção a estes cuidados:

- seu tênis precisa ser adequado ao esporte que vai praticar: leve e com um bom sistema de amortecimento. Além de reduzir o impacto, o calçado evita dores na coluna e no quadril, tendinite, fraturas e inflamações.

- Jamais faça o seu esporte em jejum acreditando que emagrecerá mais rápido, mesmo que seja uma simples caminhada. Para os especialistas em atividade física, jejum significa 3 horas sem comer antes de se exercitar. O organismo precisa primeiro queimar a glicose antes de queimar a gordura e, se não encontrar glicose disponível, vai utilizar outras fontes de energia, como a proteína. Se isso acontecer, você emagrecerá muito menos do que o esperado e perderá massa muscular. Antes de caminhar, consuma alimentos ricos em carboidratos, como uma banana ou uma torrada, por exemplo.

- Não use pesos ou caneleiras durante a caminhada achando que os músculos ficarão mais definidos. Isso agride a musculatura e as articulações.

- Respeite seu ritmo. Se você se sentir cansado e irritado, tiver dor de cabeça, câimbras e sono durante o dia ou se, no caso das mulheres, o ciclo menstrual ficar alterado, é sinal de que está exagerando no exercício.






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas