Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

06/06/2012
Cuidados com a alimentação e saúde no inverno

Você já notou que no inverno a fome aumenta? A explicação para isso é que no inverno o corpo gasta mais energia para manter a temperatura normal do corpo. Mas não se deixe enganar, pois você pode ganhar quilinhos extras nessa época do ano. Confira as dicas quentinhas da nutricionista Rafaela Isis Reis Allevato, para manter a saúde e não sair do peso no inverno.

1) O grande coringa da alimentação no inverno é abusar das sopas e caldos quentes que possuem baixa caloria. Dê preferência para as feitas com legumes e temperos naturais para dar sabor. Não abuse dos acompanhamentos, tais como queijo, torradinhas e pão francês.

2) Troque o chocolate quente pelo chá. Chás são ótimas opções para aumentar a temperatura corporal, desde que adoçados com adoçante.

3) Beba muita água! Não esqueça a hidratação. Embora a transpiração diminua no inverno, nossas necessidades quanto à hidratação continuam sendo as mesmas – 1,5 litros de água por dia.

4) Escolha as carnes magras, como frango e peixe.

5) Esqueça as frituras!!! Além de serem bombas calóricas, são ricas em gordura saturada, que estão entre as principais causadoras de doenças cardiovasculares.

6) Prepare o fondue, prato típico da estação, com leite desnatado e queijos magros. Os pães podem ser substituídos por legumes.

7) E não se esqueça de praticar exercício físico, essencial em qualquer estação do ano.

· Atenção deve ser redobrada para não engordar no inverno

No inverno, o organismo aumenta o gasto energético para manter a temperatura do corpo. Como isso, as pessoas sentem mais fome e é comum a busca por alimentos mais calóricos e gordurosos. Por isso, a atenção deve ser redobrada para que a dieta continue equilibrada, evitando o ganho excessivo de peso.

O ideal é que a alimentação seja rica em alimentos integrais, frutas, legumes, leite desnatado e derivados, entre outros. “Alimentos que são ricos em antioxidantes e que protegem o organismo da ação dos radicais livres”, diz o nutricionista Ricardo Zanuto, especialista em nutrição esportiva, mestre e doutor em fisiologia humana.

As sopas são ótimas para driblar a fome, mas a dica é: “consumir sempre sopas ricas em verduras e folhas, como brócolis, acelga, repolho e couve, e legumes com baixo índice glicêmico. Carnes magras, como peito de frango ou patinho em cubos, são excelentes”. “Procurar evitar caldos com creme de leite”, recomenda.

Chocolates, queijos e fondue são os vilões da estação. Se for impossível resistir a essas delícias, a dica é consumir somente aos finais de semana. E para compensar o alto valor calórico, realizar pelo menos 30 minutos de caminhada no dia. “Evite os queijos muito gordurosos, preferindo as versões light. As opções de fruta são as mais indicadas para o fondue”, finaliza Zanuto.

Serviço
www.hsanpaolo.com.br





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas