Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

18/12/2006
Exercício cuidando da sua saúde

As pessoas estão buscando melhor qualidade de vida com informação e exercícios. Não que prevenção seja um assunto novo. Não! Na verdade nos EUA, esta palavra já é estudada há muitos anos e o Brasil só veio dar continuidade ao processo, fazendo a população se cuidar e se mexer, literalmente.

Praticar exercícios é ainda a melhor alternativa para manter corpo e mente sadios. Condicionamento físico não é apenas um estado do corpo, é um estado de espírito. Conheça os inúmeros benefícios de manter-se ativo:

Redução das chances de desenvolver doenças do coração, diabetes, derrame, câncer do colo do útero, osteoporose, hipertensão, ansiedade e depressão.

- Redução da pressão do sangue e do nível do colesterol maligno LDL.
- Aumento do nível de HDL, o tipo benigno de colesterol.
- Aumento da eficiência dos sistemas digestivo e excretor.
- Aumento dos músculos, da resistência dos ossos e da flexibilidade das juntas.
- Redução de ansiedade, depressão e outros sintomas de TPM.
- Menos cólicas menstruais.
- Ajuda no controle do peso.
- Sono melhor.

Além destes acima, veja estes benefícios:



Melhoram o humor e diminuem o stress- a prática de atividade física faz com que liberemos endorfinas , o
hormônio responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar.
Emagrecem - exercícios utilizam gordura como fonte de energia, que aliados a uma dieta saudável e balanceada reduzem a massa de gordura.Ajudam a controlar a diabetes - a atividade física aumenta a sensibilidade do organismo à insulina
(responsável pelo transporte da glicose do sangue para os tecidos),
melhorando a glicemia (nível de açúcar no sangue)
Ossos mais fortes –exercícios com a ação da gravidade fazem com que os ossos, assim como os músculos, estimulam os ossos, a síntese óssea para ficarem fortes e evitar orisco de osteoporose.Melhoram a resistência física- aumentam a capacidade pulmonar e fortalecem o coração, fazendo com que um volume maior de sangue chegue aos músculos a cada batimento cardíaco, além defacilitar o transporte de oxigênio.Controlam a hipertensão e previnem doenças cardíacas - exercícios aeróbios aumentam a circulação colateral e o nível de HDL (bom colesterol), diminuindo o depósito de gordura nas artérias e vasos. Isso faz o sangue fluir melhor e o coração trabalhar menos e com mais eficiência.


Depois de todos estes bons motivos, o melhor a fazer é se mexer!

As atividades não precisam ser exageradas.

Você não precisa se tornar uma fanática e ir à academia para ter estes benefícios. Você pode acrescentar um pouco mais de atividades físicas na sua rotina diária:

- Estacione seu carro na vaga mais distante.
- Suba as escadas em vez de pegar o elevador.
- Ande a pé ou de bicicleta por alguns quarteirões para fazer suas atividades diárias.
- Desça do ônibus ou metrô alguns pontos antes e ande o resto do caminho.
- Carregue você mesma as compras do supermercado.

Faça algo todos os dias.

É claro que quanto mais você se exercita, mais o seu corpo se beneficia. Os peritos recomendam pelo menos 30 minutos de exercício moderado na maioria dos dias da semana. Se você não tem como encaixar todo esse tempo na sua agenda diária, tente 3 seções de 10 minutos durante o dia. O benefício será o mesmo.

Todos os elementos de um bom programa físico.

Se você decidir seguir um programa físico, inclua os seguintes elementos:

1) Atividades aeróbicas para seu sistema cardiovascular. A maioria dos estudos sobre os benefícios de exercitar-se são baseados na aeróbica. Exercícios aeróbicos envolvem o uso dos grupos de músculos grandes em repetições contínuas de movimentos que aumentam consideravelmente o ritmo cardíaco. Além de melhorar a eficiência de seu coração, suas veias e pulmões também são beneficiados. Atividades aeróbicas incluem caminhadas em passo acelerado, corridas, natação, ciclismo, tênis, jazz, dança, etc. Exercícios feitos em esteiras, bicicletas, steps e outros equipamentos também são aeróbicos.

2) Musculação e exercícios localizados para aumentar sua força e resistência muscular: modelam seu corpo e mantêm seus ossos fortes. Isto pode aumentar o nível de HDL e diminuir o nível total de colesterol como também sua pressão. Você pode usar pesos ou máquinas para malhar. Se está começando pela primeira vez, peça a orientação de alguém experiente, pois estes exercícios, sem orientação, podem machucá-la.

3) Treinamento de flexibilidade para permitir um movimento suave e por completo de seus músculos e juntas. Isto ajuda a diminuir a probabilidade de se machucar. Alongamentos e yoga irão melhorar sua flexibilidade.
Exercitar-se ou não?

Se você tiver alguns dos seguintes sintomas, não treine sem liberação médica, pois isso pode intensificá-los.


- Fluxo menstrual excessivo.
- Dor de garganta.
- Febre.
- Tosse que produza fluído.
- Dores nas juntas ou músculos.
- Dor ao urinar.

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Avaliação e Orientação Física com Profa. Priscilla de F. de Arruda Camargo, na coluna de José Carlos Altieri com Dicas de Atividade Física e na coluna de Corrida com Prof. Emerson Vilela





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas