Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

23/05/2012
15 DICAS DE ALIMENTOS QUE LIMPAM O ORGANISMO E EMAGRECEM

Se você quer eliminar uns quilinhos, esqueça as dietas milagrosas! O alimento não é inimigo da balança, ao contrário, pode ser um aliado. Basta saber escolher o que pode compor o seu cardápio. “Há uma variedade deles indicados para limpar o organismo, manter a saúde em dia e garantir a boa forma”, confirma a nutróloga Liliane Oppermann. Se você anda em dúvida sobre quais escolher, anote uma lista que promete nutrir e, ao mesmo tempo, saciar, sem excessos!

Chia

As fibras presentes na semente são solúveis, e em contato com a água, vira um gel que ‘incha’ o estômago e retarda a fome. As sementes absorvem 12 vezes do seu peso em água, hidratando o corpo e protegendo a mucosa do intestino.

Chá verde

Contém catequina, um fitonutriente com forte ação antioxidante. Ajuda a acelerar o metabolismo e queimar gordura, além de diminuir os níveis de colesterol.

Cereais e folhas frescas

São indicados na recuperação do organismo (e das medidas da cintura) depois de um dia de exageros à mesa

Arroz integral

Contém fitoquímicos que reduzem a absorção da gordura pelo organismo. Também é rico em fibras, que limpam o intestino.

Farelo de aveia

Rico em betaglucanas, substâncias que estimulam o organismo a absorver menos gordura. Também contém fibras que melhora o trânsito intestinal, além de prolongar a sensação de saciedade.

Alface

Rico em clorofila e flavonoides que, juntos, contribuem para diminuir o excesso de líquido, ajudando a desinchar.

Couve

Tem alto teor de clorofila, substância que ajuda a limpar o organismo, especialmente o intestino. Esse nutriente ainda protege o fígado dos efeitos nocivos das bebidas alcoólicas.

Cenoura

Rico em vitaminas que estimulam o metabolismo. Ainda contém dois minerais: silício e potássio, que atuam juntos eliminando o excesso de líquido no organismo.

Abacaxi

A enzima bromelina presente na fruta facilita a digestão dos alimentos ricos em proteína como as carnes.

Melancia

Repleta de fibras e água, a fruta desincha e limpa o organismo. Para garantir um efeito diurético mais eficiente, é possível bater a fruta com as sementes e coar o suco.

Kiwi

Rico em clorofila, a fruta garante a limpeza do organismo. Os minerais que carrega como o cálcio, o magnésio e o potássio diminuem o inchaço.

Mel

Rico em frutose, equilibra o pH do sangue e os níveis de açúcar. Também ajuda a diminuir a vontade por doces, dando uma mãozinha para manter a dieta em dia.

Cavalinha e hibisco

Facilitam a digestão, desincham e têm efeito levemente laxante. A cavalinha repõe potássio e silício, minerais importantes para a recuperação do organismo.

Camomila e melissa

Contêm substâncias com efeito relaxante como o flavonoide apigenina (camomila) e óleos essenciais (melissa) que aliviam o estresse.

Levedo de cerveja

Rico em vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, cobre, cromo, magnésio, potássio, selênio, silício e zinco, que diminuem a absorção do açúcar. Também facilita a recuperação do fígado, quando há exagero à mesa.

Serviço:
www.doutoraliliane.com.br





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas