Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

10/05/2012
Alimentos desidratados

Quem ainda não provou, não sabe o que está perdendo. Depois que o tomate seco chegou à mesa - e virou moda -, a lista de alimentos que passam pelo processo de desidratação não para de crescer. O sabor não é o mesmo, a textura e a cor também são alteradas, mas as vantagens são muitas. Melhor de tudo é que, na maioria das vezes, dá para fazer em casa.

Quem está acostumado a carregar quilos e mais quilos para casa estranha os pequenos volumes, mas é exatamente aí que está uma das principais vantagens dos alimentos desidratados: a redução do peso. No caso das frutas, equivalem, em média, a apenas 18% do peso original. No caso de alguns vegetais, o resultado pode ser uma redução de mais de 90%.

Outra vantagem é que quando são desidratados ou secos, os produtos não necessitam de refrigeração durante o transporte ou armazenamento - o que é obrigatório para os alimentos frescos ou congelados. Além disso, são compatíveis com outros ingredientes nas misturas desidratadas, como sopas, por exemplo.

Tanto a desidratação quanto a secagem consistem em aumentar a temperatura do produto, o que força a evaporação da água, enquanto a circulação do ar remove a umidade evaporada. O processo altera a cor, a textura e o sabor dos alimentos. Muitas vezes, os consumidores se intimidam, mas a cor acentuada é devido à concentração dos pigmentos após a retirada da água.

Quem não quer investir, pode experimentar a cozinha de casa. Não espere o mesmo resultado que o processo industrial, mas a incursão vale a pena. É possível fazer de duas maneiras: no forno convencional ou no microondas. A diferença está, basicamente, no tempo.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de Nutrição com Dra. Rosana Farah e Por Dentro do Alimento com a Nutricionista Nicole Valente





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas