Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

08/04/2012
Exercícios contra o estresse

Toda recomendação antiestresse inclui a prática de alguma atividade física. Motivos não faltam. Exercitar o corpo dá mais energia para o dia-a-dia, além de melhorar o sono e a libido, garante a Consultora de Qualidade de Vida, Priscilla de Arruda Camargo, também editora do Portal Sentir Bem.

Com a prática regular de atividade física, os sintomas do estresse ficam mesmo sob controle, pois os exercícios atuam na adrenalina em excesso liberada durante o nervosismo ou situações de estresse. Essa substância é a grande vilã do estresse. É ela que faz a pressão subir, acelera o coração e torna a respiração ofegante. Os sedentários sofrem mais diante de momentos de tensão. Isso porque a adrenalina acaba permanecendo mais tempo do que o devido na corrente sanguínea.

Vale lembrar que a prática de exercícios também reduz os níveis de colesterol ruim (LDL), aumenta o bom (HDL) e regulariza também o triglicérides no sangue – fatores de risco para o entupimento das artérias. "Além disso, a atividade física estimula o funcionamento do sistema imunológico", explica a consultora.

Se formos lidar com conceitos, esporte de alto nível é diferente de se praticar atividade física regular. É importante ressaltar que o esporte competitivo pode ser um fator de estresse. Uma boa ideia é adotar exercícios de baixa intensidade, como caminhada e natação. Essa sensação de prazer é provocada pela endorfina, uma substância liberada pela hipófise quando o corpo está em ação e que produz a sensação de tranquilidade, de bem estar.

Veja nossas AULAS

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola
Corrida, com Emerson Vilela





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas