Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

25/03/2012
Nutricionista dá dicas de receitas com pescados para a Páscoa

Com a proximidade da Páscoa muitos optam por substituir a carne vermelha por carne de peixe. No entanto, os pescados não devem estar apenas em cardápios festivos, pois são fundamentais em uma dieta saudável. Inúmeros estudos comprovam que o consumo regular de peixe, no mínimo três vezes por semana, auxilia no controle de doenças cardiovasculares. Saborosos e ricos em nutrientes e vitaminas os pescados podem ainda prevenir alguns tipos de cânceres, diminuir a incidência da aterosclerose e controlar desordens inflamatórias.

De acordo com a nutricionista Adriana Zupo Domeneghetti, a maioria dos peixes é fonte de proteínas, fósforo, iodo, cobalto e cálcio, além de conter vitaminas A, D, E e do complexo B. "O principal benefício diz respeito ao coração. Ricos em ômega-3 os pescados ajudam a controlar os níveis de triglicerídeos e a pressão sanguínea. Este nutriente ainda atua no mecanismo de coagulação sanguínea, na regulação no ritmo cardíaco e controla a agregação plaquetária nas artérias, evitando o entupimento das mesmas”, afirma.

Os peixes que concentram a maior quantidade de ômega-3 são os de água fria, como arenque, cavala, salmão e atum. Vale lembrar que o bacalhau, prato tradicional nos almoços de Páscoa, não tem os benefícios dos outros pescados. “Diferente de outros peixes, as espécies usadas no preparo do bacalhau armazenam a gordura benéfica nas vísceras, parte que não costuma ser consumida. Logo, seu consumo não traz benefícios. Pelo contrario, como possui altos teores de purinas e de sódio comer muito bacalhau pode elevar o ácido úrico”, destaca Adriana.

A profissional explica que o modo de preparo não altera o valor nutricional dos pescados, que podem ser feitos de diversas maneiras. “Apenas evite frituras, pois elas aumentam o teor de gorduras ruins, anulando os benefícios para o coração. Receitas feitas no forno são as mais indicadas”, alerta.

Cardápios de diferentes tipos de peixes para Páscoa:

Salmão com alho-porro

- 1 filé de salmão

- Sal grosso a gosto

- alho-porro (o suficiente para cobrir o filé)

- 2 colheres sopa de azeite

Modo de Preparo:

Coloque o filé de salmão, com a pele virada para baixo, em um papel alumínio. Salpique sal grosso por cima de todo o salmão, cubra com alho-porro cortado em rodelas finas e regue com azeite. Feche o papel alumínio e leve ao forno médio por 20 minutos.


Cavalas assadas ao forno

2 cavalas grandes (1/2 kg) cada

3 dentes de alho

1 cebola grande

1 pimentão vermelho pequeno

1 pimentão amarelo pequeno

Temperos (salsa, cebolinha, orégano, sal, pimenta etc.)

Azeite

1 kg de batatas pequenas

Modo de Preparo:

Prepare o peixe, passe-o várias vezes em água corrente para retirar todo o sangue. Tempere com os ingredientes de sua preferência

Em uma assadeira coloque metade da cebola e dos pimentões cortados em rodelas, coloque o peixe por cima e acrescente o restante da cebola e dos pimentões. Adicione os alhos picados e regue com azeite.

Descasque as batatas, lave-as, tempere-as com sal e coloque-as ao redor do peixe. Asse em forno a 180º por uns 30 minutos.


Serviço:
www.hpev.com.br


Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola
Nutrição com Dra. Rosana Farah









Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas