Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

13/11/2006
Como comer de forma saudável nas festas de fim de ano?

As festas de fim de ano estão chegando. É hora de trocar presentes e reunir toda a família em volta da mesa de refeições. Neste período, as pessoas costumam abusar dos alimentos e bebidas, criando um problema não só com a balança, mas principalmente, com a saúde.

Para não cometer exageros e não comprometer nem saúde, nem a boa forma, a academia paulistana Aquasport dá dicas, através da Nutricionista Heloísa Piccinato, para preparar um saboroso e saudável cardápio, sem precisar se privar de comer. Confira:

- Inicie as refeições sempre por saladas compostas de folhas, vegetais e até frutas. Prefira temperá-las com um molho leve, por exemplo, o de iogurte e evite a "salada de maionese" ou o famoso "salpicão".

- Prefira as carnes de aves como peru e chester, retire a pele e evite as partes mais gordurosas como asinha e costela.

- Como fonte de carboidrato, aposte em pequenas porções de arroz (que pode ser integral ou preparado com legumes ou frutas secas) ou massas com molho de tomate ou batata cozida ou assada.

- De sobremesa, opte pelas frutas frescas e secas, nozes e castanhas (com moderação) e gelatinas. Evite as preparações com cremes gordurosos, muito açúcar e a famosa "rabanada", que é frita.

- Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Prefira o vinho tinto (rico em antioxidantes) e evite a mistura de bebidas.

- Opte pelo consumo de sucos naturais, chás de ervas e água (pelo menos 2 litros por dia) e evite o consumo de refrigerantes, sucos em pó e café.

Não se esqueça de armazenar corretamente os alimentos, especialmente se a sobra do jantar for utilizada no almoço do dia seguinte. Não deixe a comida exposta em temperatura ambiente por mais de 30 minutos. Armazene adequadamente na geladeira e aqueça apenas imediatamente antes de servir.

Seguindo estas dicas, você poderá aproveitar bem as comemorações de Natal e Ano Novo sem sofrer com mal estar, má digestão e inchaço. Boas Festas!!!

Por Heloisa Piccinato – Nutricionista da Academia Aquasport






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas