Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

04/03/2012
Andropausa e tratamento hormonal: os benefícios superam as “contraindicações”

Assim como a mulher, o homem também sofre uma queda hormonal com o envelhecimento, que é a conhecida Andropausa ou Síndrome de Deficiência Hormonal. Depois dos 40 anos, o corpo do homem sofre as consequências dessa mudança, que nada mais é do que a baixa na produção da testosterona, a qual pode levar ao aumento de peso, à depressão e até ao problema mais temido, a impotência sexual.

A reposição hormonal é fundamental para evitar que as complicações físicas e psicológicas se instalem. No entanto, alguns médicos associam o tratamento hormonal com o câncer de próstata. “A afirmação de que a reposição de testosterona leva ao câncer de próstata não tem embasamento científico. A contraindicação não foi comprovada”, explica o Dr. Paulo Rodrigues, urologista do Hospital 9 de Julho (H9J), que considera segura a prescrição individualizada, conforme as necessidades do paciente.

Obesidade, cansaço físico excessivo, falta ou irregularidade do sono, ausência de libido e de ereções matinais devem acender um sinal de alerta em qualquer idade para o problema, que acomete de 20 a 25% da população masculina. “O desequilíbrio estabelecido no corpo pela falta da testosterona pode levar a problemas cardiovasculares que, entre outras consequências, estão associados a um maior risco de infarto e de impotência sexual”, explica o especialista.

Por desconhecimento ou pela abrangência dos sintomas, muitas vezes o paciente acaba procurando cardiologistas, endocrinologistas etc. Todos podem identificar a Síndrome, mas o ideal é procurar um especialista. A equipe de Urologia do Hospital 9 de Julho está habilitada a realizar o tratamento personalizado de Andropausa, reduzindo os problemas já instalados ou bloqueando seus efeitos.


Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de Urologia e Saúde com Dr. Antonio Otero Gil





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas