Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

19/02/2012
Os cuidados com os pés, pré e pós carnaval

Antes da folia, para que não ocorram danos nos pés, os mesmos que te levam e trazem diuturnamente ao trabalho e ao lazer incluindo passeios agradáveis, danças, folias e especialmente o carnaval, é preciso prestar atenção especial nestes períodos de maior esforço, quando as exigências podem ser de até 24 horas. Esta sobrecarga mecânica poderá acarretar danos muito desagradáveis e dolorosos que poderiam impedir a continuação da folia e/ou postergar o seu retorno ao trabalho.

Estamos falando em usarmos meias adequadas, limpas e secas, para proteção da pele com relação ao calçado. Devemos manter os pés bem lavados e secos, especialmente entre os dedos, usarmos cremes hidratantes, ter as unhas aparadas para evitarmos inflamações no seu entorno.

Os calçados deverão ser aqueles confortáveis que você já usa no dia a dia, para evitar bolhas e calos, se possível, com um salto de 2 a 3cm maior que a sola (o que pode evitar tendinite no calcâneo) bem como que o material utilizado para sua confecção permita que seus pés possam “respirar” não permitindo as indesejadas micoses.

Depois de uma noitada de samba no pé, você deve sentir entre outras coisas, como se tivesse um peso de 10 kg em cada um deles e que eles parecem ter “crescido” muito, estando avermelhados, cansados e doloridos.

A famosa “receita da vovó” é muito bem vinda, com um banho bem gostoso, com água quentinha sobre eles, por alguns minutos. Ao secá-los não esquecer de fazê-lo entre os dedos, com uma toalha fofa, cuidadosamente após uma auto massagem com um creme hidratante de sua preferência.

Este pequeno gesto vai te dar uma sensação muito boa e de conforto nos pés.

Uma medida caseira e simples para acelerar o processo de regressão do edema (inchaço) dos pés depois daquela noitada é de dormir com eles elevados, acima do seu eixo horizontal. Como fazê-lo? Use um calço do tamanho de um tijolo e coloque nos pés da sua cama, ela vai ficar mais alta.

Quando você deitar os pés ficarão mais elevados do que sua cabeça, favorecendo o retorno venoso e do sistema linfático, proporcionado uma regressão do inchaço, proporcionado uma sessão agradável de descanso no dia seguinte. Uma dica é colocar o suporte antes de sair para a folia, pois você vai voltar cansado e se esquecer disso.

Outra dica para pessoas de meia idade que vão ficar muito tempo em pé é o uso de meias elásticas, aconselhadas por seu médico, o que fará com que evite o inchaço.

Dicas como uso de sprays analgésicos, antiinflamatórios tópicos ou de via oral, deverão ser deixados para casos emergenciais, pois nunca sabemos a que substâncias eventualmente somos alérgicos. Em caso positivo os mesmos poderiam gerar problemas maiores ao nosso organismo.
Bom carnaval!


Serviço:
http://hospitalsantacruz.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossa coluna de:
Cirurgia Plástica e Beleza, com Dr. Alan Landecker
Pele Saudável com Dra. Katia Volpi Fogolin
Beleza e Estetica com Orlando Sanches






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas