Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

23/01/2012
Ainda dá tempo de preparar o corpo para o verão

A estação mais quente do ano chegou, mas muitas pessoas não conseguiram iniciar o famoso “projeto verão”. Com as festas e das deliciosas ceias, os planos de deixar a silhueta longilínea para entrar no biquíni, sem ter vergonha, são deixados em segundo plano. Passado o período de celebrações, as pessoas voltam a se preocupar com os quilinhos a mais e muitas vezes iniciam dietas irresponsáveis, com o intuito de emagrecer rapidamente.

Dietas muito rigorosas geram com facilidade quadros de desnutrição. É preciso tomar cuidado, pois o desequilíbrio pode trazer consequências complicadas como a alteração do humor, redução do metabolismo, desequilíbrio hormonal, falta de disposição, além do efeito sanfona muito comum após esse tipo de dieta.

“A redução drástica das calorias da alimentação no dia a dia causa um estresse no organismo. Ocorre a perda rápida de peso, entretanto, ao voltar a se alimentar normalmente, o organismo entende que não pode mais utilizar as calorias dos alimentos para dar energia, mas deve armazená-lo, pois não sabe quando “sentirá fome” novamente. Desta maneira, o ganho de peso torna-se muito mais fácil e a redução de peso muito mais difícil. Escolher manter a redução calórica drástica por longo tempo piora ainda mais este quadro.” explica a nutricionista da Nutricêutica Alimentos Funcionais, Marcella Romanelli.

Um grande aliado nesta situação são os alimentos funcionais, aqueles que contêm em sua composição nutrientes que, além de alimentar, promovem benefícios para a saúde, na redução do risco e como coadjuvantes no tratamento de doenças. Mas a grande novidade entre os especialistas em nutrição é que vários estudos vêm apontando que uma dieta funcional é útil não apenas para a manutenção de uma vida saudável como também para a perda de peso.

"Consumir diariamente alimentos que ‘ativam o funcionamento’ do metabolismo, como aveia, azeite de oliva, gengibre, brócolis, linhaça, peixes, folhas verde-escuras, soja, tomate, frutas vermelhas, castanhas, entre outros, leva ao emagrecimento", explica Romanelli.

Muito usado em dietas de emagrecimento, o chá verde é rico em polifenóis, substâncias com propriedades terapêuticas que funcionam como antioxidantes potentes. Os polifenóis combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e promovendo a saúde cardiovascular, além de reduzir o risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer. É considerado um alimento termogênico, aquele que acelera o metabolismo e aumenta a temperatura do corpo facilitando a queima de gorduras. “Estes alimentos, por si só, não devem ser vistos como milagrosos. O adequado é acrescentar exercícios físicos e uma dieta saudável à rotina”, alerta a especialista.

O chá verde, assim como a linhaça e a soja, é considerado um alimento anti-inflamatório. Sendo a obesidade uma doença inflamatória, esses ajudam no processo de emagrecimento. A linhaça, por sua vez, é rica em ômega-3 que atua como anti-inflamatório e reduz o risco derrames e infartos. E por conter grande quantidade de fibras, auxilia na digestão.

Nutrientes em alta concentração

“Os benefícios da linhaça são mais bem aproveitados quando a sua casca é quebrada e o óleo é liberado. No entanto, quando o procedimento é feito em casa, grande parte dos nutrientes é perdida, pois o ômega 3 é facilmente oxidado” revela a diretora-executiva da marca, Renata Antunes.

Mesmo o chocolate, considerado o vilão das dietas, é também um alimento funcional por sua propriedade termogênica. O chocolate tem as suas vantagens, desde que seja consumido moderadamente, seja rico em cacau e pobre em açúcares e gordura. “O chocolate meio amargo, contendo 70% de cacau, provoca efeitos benéficos nas doenças crônicas como o câncer e doenças cardiovasculares”, conta. “Um único tablete de chocolate meio amargo contém duas vezes mais polifenóis que uma taça de vinho tinto e tanto quanto uma xícara de chá verde, obtido por longa infusão”, acrescenta.

Assim, ao invés de se utilizar o achocolatado em pó comum em receitas e no leite, o recomendado é usar aquele com alta concentração de cacau e com baixas calorias.

Outro alimento produzido pela indústria de alimentos funcionais, que tem alto poder de emagrecimento é a farinha de banana verde. Além de rica em vitaminas C e do complexo B, fruta, antes do processo de maturação, é rica em amido resistente, um tipo de carboidrato que possui comportamento fisiológico semelhante ao da fibra solúvel, pois não é digerido.


“O amido resistente consegue passar por todo processo de digestão sem sofrer hidrólise (quebra enzimática). Isso proporciona diversos benefícios para o organismo, como controle da glicemia, equilíbrio da microbiota intestinal, e maior sensação de saciedade”, explica a nutricionista. Mas comer a banana verde in natura não é uma opção muito saborosa.

Serviço:
www.nutriceutica.com.br

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola
Corrida, com Emerson Vilela






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas