Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

23/01/2012
O descanso é essencial!

Às vezes nos animamos com o treinamento e acabamos exagerando. A premissa: "é no descanso que o corpo constrói" é totalmente verdadeira. No repouso é que ocorre a síntese de proteína por exemplo e, conseqüentemente o possível ganho de massa muscular. Possível pois depende de vários fatores este ganho, como por exemplo alimentação.

Para os americanos o descanso pré-competitivo é chamado de "tapering", termo da língua inglesa que significa algo como diminuição, corte. Ele surgiu em 1947, utilizado por um treinador de natação australiano chamado Forbes Carlile. Ele percebeu que seus nadadores se beneficiavam de três semanas de treinamento reduzido antes das competições principais. Desde então, vários estudos científicos confirmaram este fato. Os estudos mostram que a resistência e a força não são perdidas, ou melhor, podem até ser aumentadas durante esse período de redução progressiva do treinamento.

Por que diminuir?

Durante os treinamentos o seu organismo é submetido a enorme estresse, tanto para o sistema cardiovascular, quanto para o sistema muscular, provocando microtraumas nos músculos e depletando a força muscular. O desempenho fica comprometido. Portanto, para um desempenho elevado é necessária a redução do treinamento. Desta maneira os músculos e estoques de energia (glicogênio) estarão reparados e prontos para exigência total.

Mas se eu diminuir não vou engordar?

Sem duvida, você poderá engordar. Nem sempre isto reflete na balança. Muitas vezes o peso da balança até diminui mas, na realidade, engordamos pois diminuímos nosso percentual de massa muscular e aumentamos o de gordura. Por isto deverá estar atento a sua alimentação, evitando doces e frituras, o que não significa modificar os hábitos mas apenas não descuidar.

Se eu não treinar, não vou conseguir correr bem?

Não há motivo para preocupação. Se o atleta fez um treino adequado, de ao menos três a quatro meses, o resultado virá. No dia da prova, com certeza os músculos estarão preparados e descansados para a solicitação que a competição exige.

Lembre-se: descanse bem para correr rápido. Nas últimas semanas que antecedem a prova, nós só podemos estragar, não é possível melhorar mais nada. E isto é uma realidade.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola
Corrida, com Emerson Vilela






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas