Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

13/01/2012
Exercícios simples para o dia-a-dia, podem recuperar seu pique!

Final de ano é sempre a mesma coisa: corremos feito loucos em Dezembro para poder emendar, pelo menos, o período das festas. Nem todos conseguem este privilégio, mas, o que conseguem sempre se queixam de “como é duro voltar a rotina diária” depois de algum tempo de recesso.

Como retomar as atividades no mesmo pique de antes, mais rapidamente? Selecionamos - logo abaixo - algumas dicas para você recuperar o pique e ganhar energia para enfrentar o dia-a-dia. Vários exercícios simples, podem ajudar bastante:

TENHO PREGUIÇA DE TRABALHAR

Solução: 1 faça uma aula de ginástica leve na hora do almoço. A vantagem é que você fica mais estimulada para enfrentar o segundo tempo do trabalho e mandar o stress para bem longe.

Solução: 2 experimente este exercício; em pé, com as pernas unidas, fique com os dedos das mãos entrelaçados e as palmas voltadas para fora. Inspire e eleve os braços e os calcanhares ao mesmo tempo como se quisesse alcançar o teto. Fique nessa posição por alguns segundos, procurando manter o equilíbrio. Depois, abaixe os braços e os calcanhares simultaneamente enquanto expira.

Solução: 3 não faço refeições pesadas, principalmente na hora do almoço. Senão, você vai ficar mais lenta e preguiçosa ainda.

Solução: 4 ande pelo escritório de hora em hora. Além de dar uma arejada nas ideias, estimula a circulação do sangue.

NÃO CONSIGO SAIR DA CAMA

Solução: 5 durma com a cortina aberta. A claridade faz diminuir a quantidade de melatonina no organismo. Esse hormônio induz ao sono e a luz da manhã vai fazer você despertar aos poucos.

Solução: 6 dê a maior espreguiçada antes de pular da cama. É um jeito tiro e queda de ligar o seu corpo. Tente este exercício baseado na ioga: ainda deitada, deixe as pernas unidas e cruz. Levante a perna direita até formar um ângulo de 90 graus e leve-a reta para o lado esquerdo do corpo. Vire a cabeça para o lado direito, ficando com os dois ombros encostados no colchão. Para voltar a posição inicial, inspire e suba a perna novamente até 90 graus e abaixe-a devagar, contraindo o abdômen para proteger a coluna. Repita tudo de novo para o outro lado.

Solução: 7 que tal adiantar um pouco o despertador? Desse jeito, você levanta um pouco mais cedo e não chega atrasada ao trabalho.

NÃO TENHO VONTADE DE FAZER EXERCÍCIOS

Solução: 8 calma! Não precisa recomeçar seu programa de exercícios pela aula mais puxada da academia. Isso só serve para fazer você desanimar mesmo. Escolha aulas mais fáceis e comece a se exercitar em ritmo suave, para fazer seu corpo ir se readaptando aos poucos.

Solução: 9 escolha uma aula de diferente, que você nunca pensou em fazer. A novidade ajuda a mantê-la estimulada e daí para conseguir ficar em forma de novo vai ser fácil.

Solução: 10 caminhe. Andar a pé é uma atividade tranquila e, ao mesmo tempo, eficiente, pois queima muitas calorias e ainda melhora o fôlego. Além disso, você mesma faz seu horário e determina o ritmo das passadas ( o segredo é ir acelerando aos poucos ). Comece caminhando 20 minutos por dia, em um terreno plano e em ritmo leve. Na semana seguinte, aumenta para meia hora e acelera um pouco. Depois de mais duas semanas, aumenta sua caminhada para 40 minutos e acelere ainda mais (movimente os braços flexionados no sentido oposto ao das pernas). Finalmente, mude o percurso para encarar subidas e descidas suaves.

Solução: 11 escolha exercícios mais lúdicos, que envolvam bastante movimento e não tenham cara de ginástica. Fazendo assim, você consegue ir readaptando seu corpo aos poucos. Vale dançar, andar de bicicleta, patinar, brincar na piscina... você decide!

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola
Corrida, com Emerson Vilela






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas