Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

23/12/2011
Entenda a diferença entre tomografia e ressonância magnética

Hoje é comum as operadoras de saúde oferecerem cobertura para exames mais complexos do que os campeões de popularidade, a saber o raio-X e o ultrassom. Aumentam, então, as solicitações para realização de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Mas será que os pacientes sabem direitinho o que é uma e outra?

Enquanto muitos dizem que a tomografia é como um raio-X mais sofisticado, em 3D, só que com uma dose maior de radiação, outros arriscam que a ressonância não expõe o paciente ao mesmo risco, porém exige imobilidade por longos períodos. De acordo com Juan Cevasco, médico radiologista, em São Paulo, a diferença entre TC e RM é mais abrangente do que isso.

Tanto a tomografia quanto a ressonância magnética são exames que nos oferecem alta resolução de imagem quando se trata da estrutura de um órgão ou mesmo do corpo inteiro. Ambas também fazem uso da tecnologia computacional para gerar as imagens. Entretanto, elas têm mecanismos muito diferentes, assim como suas aplicações, diz Cevasco.

De acordo com o radiologista, a tomografia consiste basicamente num raio-X ultrassensível de uma determinada parte do corpo. Assim que os feixes atravessam o órgão, formam uma imagem que é recebida e reconstituída no computador. Quanto maior o número de lâminas, melhor a resolução da imagem. Os ossos aparecem em branco, enquanto gases e líquidos em preto. Tecidos são vistos numa graduação de cinza, dependendo de sua atenuação aos raios-X, determinadas entre outras propriedades por sua densidade. Já o equipamento de ressonância cria um campo magnético que envia ondas de rádio ao corpo e mede a liberação de energia das células com uso do computador. É quase uma fotografia tridimensional do corpo, visto por dentro.

Apesar de os dois exames oferecerem imagens detalhadas de partes do corpo que costumam estar inacessíveis em exames menos sofisticados, cada um tem suas especificidades. Na opinião do médico, a TC é excelente em fornecer imagens anatômicas em poucos segundos de exame, em particular, na análise dos pulmões e ossos, além de ter muitas outras aplicações – como no estudo de estruturas abdominais e na avaliação inicial do sistema nervoso central.

Além de estudos neurológicos, a ressonância se mostra superior na investigação de tendões, de músculos e das mamas, além de ter melhor desempenho diagnóstico no estudo de lesões do fígado. A interação entre médicos clínicos e radiologistas é fundamental para definir o método diagnóstico mais acertado, sendo que em alguns casos um exame é complementar ao outro, afirma Juan Cevasco.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas