Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

11/12/2011
Ioga personal!

Realizar algumas posturas da ioga continua tão difícil como sempre, mas a rotina do treinamento já pode ser simplificada: basta colocar uma roupa confortável e esperar a campainha tocar. No horário marcado, o professor particular de ioga vai até a casa do aluno - um serviço que ganha mais clientes a cada dia. Na Índia, berço da ioga, os grandes mestres doutrinam apenas um discípulo por vez. Aqui, os professores particulares não chegam a esse extremo de dedicação, mas criam aulas personalizadas. Na primeira entrevista, o "personal ioga" observa o aluno para montar um programa individualizado. Essa é uma vantagem, você adapta a prática conforme as necessidades e as limitações do aluno.

Essa adequação é o que leva as pessoas a terem um personal ou aulas particulares de ioga. Os exercícios são os mesmos dos praticados na aulas em grupo, só que direcionados para fortalecer o que cada pessoa quer e precisa. Atores trabalham mais respiração e concentração, enquanto empresários utilizam bastante as técnicas corporais. O melhor da aula particular é a proximidade com o instrutor, poder conversar sobre o que estão sentindo

Apesar de não ter a dinâmica de um grupo, a aula particular não é monótona, garantem os professores. Lança-se desafios para os alunos, e quem paga aulas particulares geralmente está mais comprometido, tem mais garra. Aprender a se conhecer física e psiquicamente sozinho é o grande "barato" da personal ioga. Ter alguém sempre de olho para corrigir as posturas é outro ponto positivo para a advogada e outros alunos.

Enfrentar medos
Mas há quem discorde dos benefícios das aulas particulares. Alguns professores dizem que muitos não praticam em grupo por vergonha, mas também é importante que eles enfrentem seus medos.
Segundo alguns da área, a dependência que o aluno cria com o instrutor particular é prejudicial porque pode levar à acomodação, já que qualquer posição incorreta será imediatamente corrigida. Em grupo, há uma troca de experiências, cada um conta o que sentiu. É uma maneira de se identificar com o outro e de perceber que ele também tem limitações.

Quando um aluno respira fundo, ele estimula o colega do lado a fazer o mesmo. O grupo estabelece o ritmo e não dá espaço para moleza. Mas nem essas críticas, nem o preço - em média, R$ 80 a R$ 120, mesmo valor cobrado por um mês de treinamento em algumas escolas e academias - encobrem as principais vantagens da aula particular: praticidade, otimização de tempo e até segurança.

Todas as modalidades de ioga-hatha, ashtanga, power, swásthya, etc, podem ser praticadas em domicílio. Os acessórios, como tapetes, faixas, almofadas e blocos, são levados pelo instrutor/professor.
O aluno também não precisa se preocupar em montar um ambiente especial. O único cuidado é brecar interferências externas que possam prejudicar a concentração. Os telefones têm de estar desligados, e o (a) aluno(a) tem de estar focado.

Veja mais sobre o assunto em nossas colunas de:
Dicas de Atividade Física com José Carlos Altieri
Qualidade de Vida com Priscilla de Arruda Camargo
Cuide da Saúde com Exercícios, com Prof. Dr. Marco Uchida
Endocrinologia e Saúde com Dr. Filippo Pedrinola
Corrida, com Emerson Vilela






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas