Saúde
Colunistas
Artigos dos colunistas      Teste do Cochilo      Teste Saúde Digestiva      Entrevistas      Descubra seu tipo de Relacionamento

04/12/2011
Técnica postural Iso Stretching, previne artrose e hérnia de disco

Desenvolvida há 30 anos pelo Cinesioterapeuta, francês, Bernard Redondo, o método Iso Stretching baseia-se na consciência corporal e têm como fundamento favorecer uma melhor mobilidade articular/alongar os músculos para que eles ganhem comprimento – enquanto ganham força muscular através de contrações isométricas. Trata-se de exercícios posturais globais, com a finalidade de prevenção e correção das alterações músculo-esqueléticas - disfunções de coluna em geral - causadas pelo estresse do dia a dia - e posturas viciosas no ambiente de trabalho.



Pouco disseminada no Brasil e ainda pouco conhecida pela classe médica, para aplicação da técnica é necessário além da graduação em fisioterapia, uma certificação específica. “Para o caso de pessoas que tem algum tipo de lesão articular, hérnia de disco ou algum desvio postural instalado, a técnica funciona muito bem para ganho de consciência corporal e reeducação postural, antes de um programa de condicionamento físico livre”, explica a fisioterapeuta Valquiria Santiago do SPA Natureza do Ser, onde aplica a técnica de Iso Stretching.

A técnica pode ser aplicada como ginástica postural, em grupos de até seis pessoas com a supervisão do fisioterapeuta, como manutenção do trabalho postural individual ou como é considerada pelo seu idealizador, como “ginástica da coluna”, mantendo a força muscular e o alongamento necessários para a manutenção da saúde músculo-esquelética, podendo ser utilizada por praticantes de esportes intensos, por mulheres que usam muito salto alto no trabalho, pessoas que passam muitas horas em frente ao computador, etc. “É uma excelente opção para o ganho de consciência corporal que permite que a pessoa realize suas atividades do dia a dia prevenindo dores e lesões associadas à postura”, diz a fisioterapeuta.



Para atingir uma boa condição postural com a técnica, o indicado, são duas sessões de 50 minutos por semana, durante seis meses. As sessões são realizadas individualmente ou em grupos de até seis pessoas.

Serviço:
www.naturezadoser.com.br






Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Convulsão: doença ou sintoma?


16/05/2016 - Falta de Vitamina D afeta a fertilidade!


16/05/2016 - 10 motivos para cuidar de seus pés


29/03/2016 - Perda de audição pode começar logo na infância!


29/03/2016 - Quando o cansaço pode acusar que a saúde não vai bem?




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas