Atividade Física
Calculadores
Ritmo      Gasto Calórico      Aproveitamento      IMC      Risco Cardiovascular      Índice Cintura Quadril      Entrevistas
Corrida
Veja aqui!
Aulas Sentir Bem
Veja aqui!
Tabelas
Gasto Calórico
Testes
Teste seus conhecimentos sobre saúde e fitness

13/11/2011
Atividade física para pessoas obesas ajuda a minimizar doenças

A busca pela qualidade de vida e, principalmente, pela saúde é constante entre as pessoas que estão acima do peso ou são consideradas obesas. Para ajudar nesse processo, uma importante aliada é a atividade física, que garante diversos benefícios às pessoas. Além da redução de gordura corporal, manutenção do peso, ganho da massa magra, os esportes e exercícios físicos também ajudam na prevenção e diminuição dos riscos das doenças associadas à obesidade, como diabetes, hipertensão, síndrome metabólica e doenças cardiovasculares. “A atividade física proporciona ao paciente a melhora na qualidade de vida”, explica Marcelo Joaquim Antonio, Personal Trainer do Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica.

Para se tirar o máximo destas práticas, é necessária a avaliação médica, realizada pelo cardiologista e também por um ortopedista, de acordo com cada caso. “A avaliação cardiovascular é fundamental. Recomenda-se checar ainda a presença de doenças arteriais e renais. Se o paciente reclamar de problemas de coluna ou nas articulações, recomendamos a avaliação de um ortopedista”, explica Marcelo. “Toda essa preparação permite entender o quadro clínico para se estabelecer um treino personalizado, com definição das modalidades, intensidade dos exercícios a serem efetuados e freqüência semanal”, completa o personal trainer.

As atividades físicas são indicadas também para crianças com excesso de peso ou obesas. “O programa deve incluir atividades para o gasto calórico desejado que não prejudiquem o desenvolvimento infantil, pois elas ainda estão com o corpo em formação. O programa não pode ser igual ao de um adulto”, ressalta.

Programa de atividade física e cirurgia bariátrica

Se a pessoa tiver planos de se submeter à cirurgia bariátrica, as atividades físicas serão diferentes na fase pré-operatória e pós-operatória. “Durante o período de emagrecimento, buscamos atividades que melhorem a consciência corporal para que a pessoa se ajuste ao novo corpo. Avaliamos ainda a necessidade de exercícios que melhorem a postura para minimizar encurtamentos e alterações posturais, caso o paciente apresente estes problemas. Outro objetivo é o condicionamento cardiovascular para reduzir flacidez e fraqueza muscular e, conseqüente, melhora da função cardiopulmonar”, completa Marcelo.

“O pós-operatório trará benefícios evidentes e de grande impacto para a saúde e qualidade de vida do paciente, que com a prática de exercícios alcançará melhor condicionamentos cardiorrespiratório, por exemplo. E a partir desse momento, deve-se existir uma conscientização de que a atividade física fará parte de sua rotina, juntamente com os bons hábitos alimentares” explica o personal.

As atividades devem ser feitas sempre com a orientação de um personal trainer e com acompanhamento nutricional e psicológico, para que possa ser avaliado todo o processo do paciente, conforme é a filosofia de tratamento interdisciplinar realizado no Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica.

Vale lembrar que a segurança dos exercícios é definida a partir da adequação das sobrecargas às condições físicas dos praticantes. “Os exercícios contínuos suaves, geralmente aeróbios, como caminhar, pedalar ou nadar mais lentamente, possuem baixas sobrecargas e são os mais indicados para a maioria das pessoas”, finaliza Marcelo.





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - 5 transformações de vida que podem ser alcançadas com exercícios feitos em casa


16/05/2016 - Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração


29/03/2016 - Nove exercícios para perder até 450 calorias em menos de uma hora!


11/02/2016 - Como a atividade física EXCESSIVA pode afetar o coração?


30/12/2015 - 4 dicas para melhorar a postura da coluna




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas